A flor de lótus, famosa por sua beleza, também conhecida como “flor sagrada”, é dotada de uma aura particular de mistérios e simbolismo.
A planta aquática que floresce sobre a água tem uma história milenar em muitas culturas, como no budismo e hinduísmo, fundamentos provenientes de países do Oriente, tais como Índia, Japão e Egito.
É uma planta de origem aquática, é um tipo de lírio d’água, cujas raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos, surgida na Ásia e que costuma se desenvolver nos cursos de rios. Também conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia. Ela é um símbolo muito usado em tatuagens especialmente por pessoas que querem demonstrar que conseguiram ultrapassar uma fase difícil, sendo uma ótima opção para quem quer fazer uma tatuagem que une personalidade e delicadeza. A planta sempre é associada às qualidades femininas ideais.
Simbolismo da flor de lótus
A flor de lótus está relacionada, acima de tudo, à vida. Por ser uma flor que nasce do lodo, do pântano, ela também simboliza a superação, a força, a capacidade de passar pelas dificuldades e ver o lado positivo da situação.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.
Significado em diversas culturas
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.
No Egito, o principal significado da flor de lótus é o nascimento e o renascimento devido ao movimento de abrir e fechar das pétalas conforme o movimento do sol.
Na mitologia grega, a flor de lótus representa os desejos não revelados. Segundo a lenda, ela tem efeitos alucinógenos e os habitantes da ilha dos lotófagos chamam-se desta forma pelo fato de se alimentarem com a flor de lótus.
Para os hindus o significado da flor de lótus é a beleza interior. No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual.
No budismo, o significado mais importante da flor de lótus é a pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.
As cores e seus significados
Além de todo o significado místico que a flor de lótus carrega, você sabia que cada uma de suas cores tem um simbolismo singular? É isso mesmo, conheça o que representa cada uma das cores:
- vermelho: um sinal de paixão, mas também de compaixão, esta flor representa todas as qualidades do coração.
- Roxo: está cor sempre esteve próxima do mistério e da espiritualidade. Assim como, é considerada o símbolo da meditação e ascetismo.
- azul: expressa a valorização do espírito com conhecimento e sabedoria;
- branco: está ligada à expressão de pureza total do espírito, a união da mente e do corpo;
- rosa: essa é a cor que representa a presença das divindades, sendo a mais importante delas.
8 Curiosidades da flor de Lótus
1- A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.
2- A flor de lótus é uma planta aquática que floresce sobre a água e uma das curiosidades é que durante a noite as suas pétalas se fecham e a flor submerge. Com os primeiros raios de sol, a flor de lótus reaparece sobre a água e abre as suas pétalas novamente.
3- Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.
4- As sementes da flor de lótus podem ficar até 5 mil anos sem água para esperar as condições adequadas de germinação como a umidade e temperatura.
5- A flor de lótus também é a única planta que controla a própria temperatura, mantendo-se por volta de 35°.
6- É reconhecida por sua longevidade, pois suas sementes podem esperar até 5 mil anos até encontrar as condições ideais para germinar.
7- Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.
8- O lótus azul era venerado pelos faraós do Egito por possuir características sagradas e mágicas associadas ao renascimento.
Significado da tatuagem
Carregada de muito misticismo, a flor de lótus, juntamente com a rosa e o lírio, é uma das flores mais tatuadas pelas mulheres. O fato desta flor crescer do lodo é o símbolo do renascimento e torna-a particularmente apreciada e por isso tem um significado profundo.
Em geral, fazer uma tatuagem de flor de lótus simboliza a força para superar as adversidades da vida, sentimentais ou não.
Ela também pode representar a busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e alma. Uma das grandes buscas das pessoas durante a vida. Por isso, marcar a pele com uma flor de lótus serve para lembrar essa busca constante por evolução.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: