O chá de camomila é uma das plantas medicinais mais consumidas no mundo, chamada popularmente de margaça, macela-galega, macela-nobre, camomila-vulgar ou camomila-comum. O interesse por esta planta surgiu devido ao seu intenso aroma, o qual levou à descoberta das várias propriedades que a tornaram tão famosa.
O chá de camomila é considerado uma bebida calmante há séculos, é feito com as folhas e flores da camomila, a Chamomilla recutita. Ela tem ação no sistema digestório, com ação carminativa, evitando espasmos e quebrando bolhas de gases, promovendo alívio ao inchaço abdominal. Além disso, a camomila promove sensação tranquilizante e relaxante.
Há diversos estudos relacionados à camomila que apontam potenciais benefícios do chá para a saúde.
Confira agora mais sobre esse chá que você provavelmente ainda não sabia.
Propriedades
As propriedades curativas da planta são as mesmas das flores da margarida, pois contém óleos voláteis, flavonóides, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante e outras substâncias terapêuticas. Entre seus componentes nutricionais estão o cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2, B9, A, D, E e K.
Uma xícara de chá de camomila preparada com aproximadamente 237 gramas da planta contém apenas 2 calorias e 0,47 gramas de carboidratos.
10 Benefícios do chá de camomila
Ela promove uma série de benefícios para o organismo. Conheça os principais:
1- Melhora o sono
O chá de camomila é capaz de aumentar os níveis de hormônios como a serotonina e a melatonina, que atuam na regulação do humor e do sono, auxiliando na redução do estresse e de sintomas de ansiedade.
2- Alivia as cólicas menstruais
O efeito antinflamatório da camomila ajuda as mulheres a lidar melhor com os sintomas da menstruação, que além das cólicas, podem incluir desconfortos como ansiedade, angústia, inchaço, sudorese, insônia e variações no humor.
3- Ajuda na digestão
Segundo estudos, o extrato de camomila exerce um efeito protetor contra diarréia em ratos, efeito que tem sido atribuído às propriedades anti-inflamatórias da camomila.
4- Alivia dores de estômago
O chá de camomila é útil na prevenção de úlceras estomacais, pois pode reduzir a acidez no estômago e inibir o crescimento de bactérias que contribuem para o desenvolvimento da úlcera.
5- Reforça o sistema imunológico
A camomila tem ainda propriedades que protegem e reforçam o sistema imunitário, prevenindo doenças infecciosas e atenuando estados inflamatórios.
6- Ajuda no controle da diabetes
O chá de camomila é também procurado para ajudar a controlar algumas doenças metabólicas, como é o caso da diabetes. O consumo diário deste chá pode ajudar a controlar a glicemia e a progressão dos sintomas da doença, devido às já mencionadas propriedades anti-inflamatórias.
7- Pele saudável
Devido ao seu efeito anti-inflamatório e antisséptico, a camomila ajuda a limpar irritações cutâneas, como eczema, acne e alergias.
8- Combate resfriados e gripes
A camomila é considerada um remédio natural útil para diminuir os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão de camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.
9- Contribui para a saúde oral
O chá de camomila ajuda a combater infecções orais e a prevenir doenças como a cárie e a gengivite. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do chá ajudam a aliviar a dor de dente.
10- Protege contra o câncer
Os antioxidantes encontrados no chá de camomila já se provaram um excelente aliado no combate a certos tipos de câncer.
Contraindicação
O consumo de chá de camomila não é recomendado para as grávidas e mães que estão em período de amamentação.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.