O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, extraído das sementes da planta medicinal Ricinus communis, é rico em ácidos graxos, ômega 6 e 9, sais minerais e vitamina E. O óleo, que não é alimentício e não pode ser ingerido, é um líquido viscoso, límpido e amarelado, conhecido como um excelente laxante natural. No entanto, há algum tempo ele vem ganhando a fama como um propulsor para crescimento dos cabelos, cílios e outros pelos.
O óleo de rícino tem ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo um forte aliado para alguns problemas de saúde. Ele é comumente usado para tratar prisão de ventre e dores musculares. Portanto, é um produto natural e potente para a proteção e funcionamento do corpo humano.
O que é
O óleo de rícino é extraído da semente da mamona, sendo o principal produto derivado da mamoeira (Ricinus communis L.), que corresponde a aproximadamente 50% do total da semente.
O óleo de rícino não é tóxico como as sementes de mamona, pois a substância tóxica da mamona, a ricina, não é solúvel em óleo, sendo separada durante o processo de extração. Por suas propriedades de combate a fungos e bactérias que impedem o crescimento do cabelo, o óleo de rícino é muito usado para incentivar o crescimento capilar e promover a hidratação dos fios.
Benefícios do óleo de rícino
Os benefícios do óleo de rícino tem sido cada vez mais explorado para a saúde e estética. São fáceis de serem encontrados e possuem vantagens diversas, sendo possível, dessa forma, adquirir o melhor para atender suas necessidades.
1- Cólica
Como o óleo de rícino possui propriedade analgésica, consegue suavizar as cólicas. Na região abdominal, aplique o óleo fazendo massagens suaves.
2- Dores musculares
Por ser considerado um óleo quente, ele ajuda a promover a circulação dos fluídos corporais e ajuda a aliviar as dores musculares. Aplique um pouco do produto massageando os locais doloridos.
3- Emagrecimento
Melhora o trânsito intestinal, ajuda a aliviar o inchaço e estimula região onde há gordura localizada. Nesse caso, como o óleo tem efeitos laxantes, o ideal é consultar um nutricionista antes de incorporá-lo na sua dieta.
4- Combate a candidíase oral
A Candida albicans é um tipo de fungo que comumente causa problemas dentários, como o crescimento de placa, infecções de gengiva e infecções do canal radicular. O óleo de mamona tem propriedades antifúngicas e pode ajudar a combater a candidíase oral. Com isso, a escovação e a imersão das próteses em uma solução contendo óleo de rícino levaram a reduções significativas na Candida em idosos que usavam dentaduras.
5- Cabelos
Ajuda a fortalecer a raiz evitando assim a queda e a quebra dos cabelos. Ele pode ser utilizado nos cabelos de forma pura como um pré-xampu, ou seja, aplicado alguns minutos antes de lavar com o xampu habitual e enxaguado depois. Também pode ser utilizado, em pequena quantidade, como um leave-in, ajudando a selar a cutícula.
6- Combate à caspa
Ele também tem propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo, ajudando a combater a caspa, que normalmente é causada por fungos. Além disso, ele evita o ressecamento dos fios, prevenindo a descamação do couro cabeludo.
7- Sobrancelhas
Estimula seu crescimento. O uso constante do óleo de rícino dará aos fios um aspecto mais grosso e viscoso. Para um bom resultado, basta aplicar o produto direto na região com a ajuda de um algodão.
8- Hidrata a pele e lábios
O óleo de rícino estimula a produção de colágeno e elastina, diminuindo a perda de água na pele e aumentando a hidratação. Com isso, os sinais de expressão demoram mais tempo para surgir, deixando a pele com aspecto mais jovem. O ideal é usá-lo junto com outros óleos, como o de coco. Você pode misturar uma colher de cada e aplicar na pele durante a noite. Repita o processo a cada 2 semanas.
9- Unhas
A hidratação de cutículas pode ser facilmente feita com o uso do óleo de rícino. Quando elas estão devidamente hidratadas, sua função protetora é potencializada, auxiliando o crescimento das suas unhas. Colocar um pouco de óleo de rícino em todas as unhas e deixar agir por uma hora.
10- Barba e Bigode
Ajuda a melhorar a saúde dos pelos no rosto dos homens criando uma camada de proteção e hidratação que irá proteger contra a ação do sol e vento. Além disso, o colágeno irá deixar um aspecto mais macio na barba e no bigode.
Cuidados
Antes de utilizar o produto, faça um teste em uma área pequena do corpo para ver se você não é alérgica a ele. Pois, quando usado como cosmético, deve-se tomar cuidado ao aplicar nos cabelos ou na pele, já que pode causar irritação e até mesmo manchas em uma futura exposição ao sol.
Procure sempre a orientação de um profissional, já que tanto as folhas, como as sementes da mamona, são tóxicas e, se usadas em grande quantidade, podem comprometer sua saúde.
Onde encontrar?
Nas melhores lojas e e-commerce. Link aqui embaixo.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: