Curiosidades

Borboletas: 30 curiosidades fascinantes

As borboletas são insetos encantadores por sua beleza, pela magia de suas asas e pela sua transformação. Possuem uma variedade impressionante de tamanhos, cores e padrões em suas asas faz com que elas sejam admiradas e até mesmo colecionadas.

Essas criaturinhas poderosas são grandes polinizadoras de plantas e colaboram com os ciclos de nutrientes presentes no ambiente, dois processos que são fundamentais para a vida na Terra. 

Ao avistá-la, saiba que algo de novo e transformador aparecerá em sua vida. As borboletas despertam um sentimento de liberdade e autotransformação.

Contudo, existem inúmeras curiosidades sobre esses bichinhos, desde de sua metamorfose intensa e completa, assim como o importante papel nos ecossistemas atuando como polinizadoras, fonte de alimento e como indicadoras do bem-estar.

Confira 30 curiosidades muito interessantes sobre esse fascinante inseto.

30 curiosidades sobre as borboletas 

1- Borboletas são artrópodes pertencentes à Classe Insecta. Assim, apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; um par de antenas, três pares de patas, e também asas, estas encontradas somente nesta classe, embora nem todos os seus representantes as possuam.

2- As borboletas variam de 30 milímetros para quase 20 centímetros de tamanho. A recordista em tamanho é a birdwing (algo como asa de pássaro). Da ponta de uma asa a outra, pode ter 30 centímetros. Ela vive em florestas da Nova Guiné.

3- Existem diferenças entre as borboletas e mariposas. As borboletas ficam com as asas fechadas, enquanto as mariposas as mantêm abertas. E, em geral, borboletas são coloridas e têm hábitos diurnos – os hábitos das mariposas são noturnos.

 4- O macho e a fêmea se atraem pela cor e pelo cheiro, e podem se acasalar durante o voo. Depois de fecundada, a fêmea põe os ovos rapidamente. Em algumas espécies, isso leva apenas 24 horas. Os filhotes deixam os ovos em um período que pode variar de cinco a sete dias. Eles são, nessa fase, larvas.

5-  Uma borboleta fêmea pode botar de 100 a 500 ovos, individualmente ou em grupo.

6- Chamamos de borboleta o animal que já está na fase adulta. A vida de uma borboleta se divide em quatro fases: ovo, larva, pupa e imago. 

7 – Quando as larvas desenvolvem um casulo, elas passam a ser chamadas de pupas ou crisálidas. É nessa fase que a borboleta toma sua forma. Quando saem do casulo, as asas ainda estão amassadas e molhadas. A borboleta só está pronta para voar quando elas estiverem bem secas.

8- A metamorfose, processo de transformação de uma lagarta (larva) em borboleta (imago), pode demorar de dez a 15 dias

9- As antenas percebem cheiros; a parte de baixo das seis pernas possuem receptores que captam informação sobre o sabor dos alimentos; a língua lembra uma tromba enrolada e estica para sugar, por exemplo, o néctar das plantas.

10-  Segundo estudos, a expectativa de vida das borboletas varia muito. Em média, elas vivem entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo. Porém, a borboleta Brimstone tem a vida mais longa das borboletas adultas, ou seja ,  9 a 10 meses.

Leia também: Borboleta: principais significados e simbologia

11-  São milhares de pequenos olhos que dão a esse inseto uma espécie de super visão. Além das cores que nós normalmente enxergamos, borboletas podem ver raios ultravioletas, invisíveis para nós.

12- Muitas borboletas não secretam. Elas usam tudo o que comem para produzir energia.

13- A maioria das borboletas pode voar a velocidades entre 8 km/h e 20 km/h.

14- Borboletas da espécie monarca voam mais de três mil quilômetros entre o Canadá e o México durante o inverno, e fazem a viagem de volta na primavera.

15- As borboletas não conseguem voar se a temperatura de seu corpo estiver abaixo de 30ºC. Se a temperatura do ar cai abaixo de 12 graus, as borboletas ficam imobilizadas – incapazes de fugir dos predadores ou se alimentar. Os dias mais frios exigem que uma borboleta aqueça seus músculos de voo, tremendo ou se aquecendo ao sol.

16- Para voar, as borboletas dependem da energia do sol, captada por suas asas.

17- Suas cores servem como uma espécie de identidade. É por meio delas que outros insetos sabem o sexo das borboletas e a que família pertencem.

18- As borboletas demonstram polimorfismo, mimetismo e aposematismo. Algumas, como a Borboleta-monarca, migram longas distâncias. 

19- Ajudam a manter o ecossistema na cadeia alimentar. Como possuem diversas fases em diferentes tamanhos, acabam servindo de alimento para diferentes seres vivos. 

20- As borboletas são ótimos agentes polinizadores, ou seja, elas ajudam a espalhar as sementes e o pólen das flores.

21- A presença de uma grande variedade e quantidade de borboletas é um bom sinal de que um determinado lugar está conservado, pois são animais muito sensíveis a alterações ambientais. 

22- A abundância de borboletas indica, geralmente, que o ecossistema está saudável.

23- À noite e quando está frio, as borboletas procuram um local silencioso para dormir, debaixo de galhos e folhas ou na grama. Costumam descansar no mesmo local todas as noites.

24- Borboletas são uma ótima fonte de alimento para predadores, como pássaros e ratos. Algumas espécies de borboletas, como a Monarca, são tóxicas, o que serve como mecanismo de defesa e são perigosas para alguns predadores.

25- Estudos indicam que, provavelmente, há mais de 150 mil espécies de lepidópteros, entre borboletas e mariposas, voando por aí. 

Leia também:

Joaninhas: significado e curiosidades

26- As borboletas vivem em todos os continentes, exceto a Antártida. No Brasil existem aproximadamente 3.500 espécies.

27- O coletivo de borboleta é panapanã ou panapaná. Os grupos de borboletas também são chamados de bando ou nuvem.

 

28- Uma borboleta não pode viver apenas de açúcar, sendo assim também precisa de minerais. Para complementar sua dieta de néctar, uma borboleta ocasionalmente suga poças de lama, ricas em sais minerais. 

29- Algumas borboletas desenvolveram relações simbióticas e parasíticas com insetos sociais tais como as formigas.

30- Essas criaturas poderosas são reverenciadas em muitas culturas xamãs, especialmente entre os nativos americanos. Cada uma delas tem qualidades e forças específicas que podem muito nos ensinar. Borboletas representam alegria, liberdade, criatividade e mudança. Seus poderes transformadores também simbolizam a transformação e a evolução da alma.

Curtiu o artigo? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

Leia também:

Joaninhas: significado e curiosidades

Borboleta: principais significados e simbologia

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta