Saúde, Saúde e bem-estar

Amora: 7 benefícios para saúde

A amora, é uma fruta silvestre,  saborosa, doce, linda, e seu nome é feminino do substantivo amor, além tudo traz inúmeros benefícios para saúde.

A amoreira faz parte do grupo de plantas do gênero Rubus, assim com a framboesa, sendo cultivada na Ásia norte ocidental, Europa, América do Norte e outras regiões de clima temperado. Desde que foram introduzidas no Brasil, ela pode ser comprada normalmente em mercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais. 

Há três tipos de de amora – branca, vermelha ou preta –  seus frutos, as folhas, as raízes e a casca da amora são utilizados pelo seu valor medicinal e cosmético. Como alimento, a amora é rica em vitaminas A, B1, B2 e C, além de antocianinas, que têm poder antioxidante. Os açúcares são em torno de 9% e a água, de 85 %. 

Além de ser uma fruta linda e deliciosa, pode ser consumida fresca, ou usada na fabricação de geleias, sucos, doces, sorvetes, vinhos, licores, até a farinha da amora. O chá das suas folhas, também é muito utilizado, pois ajuda a eliminar os quilinhos extras e a manter o funcionamento do intestino em dia.

Todavia, essa frutinha incrível possui vários benefícios para saúde, os chineses usam estas frutas, há diversas gerações, como um remédio natural: a amora é dita ser um purificador do sangue e elixir de juventude.

7 benéficos da amora para saúde 

1- Auxilia no emagrecimento 

Devido a sua capacidade diurética e reguladora intestinal, mas para que esse benefício seja duradouro, é importante que o consumo da amora seja associada a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada;

2- Fortalece os ossos

Sua composição possui o ferro, a amora possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo. A vitamina K e o cálcio presentes na amora devem ser consumidas regularmente, em especial por adultos e idosos para a prevenção de osteoporoses e do desgaste natural dos ossos que é provocado pelo envelhecimento.

3- Excelente para o cérebro

Frutas de uma forma geral são ricas em flavonoides, é excelente para o cérebro, reduzindo as chances de desenvolver doenças relacionadas ao sistema nervoso, como é o caso do mal de Alzheimer e da demência.

4-  Ajuda na saúde da mulher

A infusão dessa fruta pode aliviar as dores das cólicas menstruais, o desconforto da TPM e é um dos aliados de peso durante a menopausa.

5- Melhora a pressão sanguínea 

A fruta  é rica em minerais como potássio, magnésio e manganês, que são importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea. Isso significa que o consumo da amora pode ser um grande aliado na prevenção de infartos cardíacos e acidentes vasculares.

6- Ajuda na manutenção do sistema imunológico

É possível encontrar 100 mg de vitamina C na amora. Isso significa que a fruta é riquíssima em vitamina C e que ela funciona como um reforço e tanto para o sistema imunológico. Dado que, consumir alimentos ricos em vitamina C reforça o sistema imunológico, pois ela é um poderoso antioxidante que prende os radicais livres produzidos por nosso organismo em caso de stress provocado por inflamações, ou por produtos químicos que consumimos.

7- Previne o envelhecimento

Entre os principais antioxidantes presentes na amora, as vitaminas A e E devem ser destacadas por sua ação sobre os radicais livres derivados de oxigênio. O potencial destes antioxidantes em neutralizar os radicais livres.

 

 

Leia também:

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta