Existem algumas verdades sobre ter uma vida saudável que ninguém te conta. Todos nós queremos ter uma vida cheia de saúde e se sentir bem, por isso hoje em dia seguir um estilo de vida saudável se tornou uma busca incessante e até obsessiva de muita gente. Correr todas as manhãs, cortar o açúcar e outros carboidratos da dieta, tomar muita água, esses e outros conselhos semelhantes literalmente nos bombardeiam de todos os lugares.
Adotar bons hábitos de vida faz parte do processo de qualquer pessoa que deseja melhorar sua saúde e bem-estar. Mas quais são verdadeiros quando se trata de ter uma boa saúde?
Por isso, separamos 10 dessas verdades que você – e todo mundo – precisa saber:
1- Ovo é melhor que Whey Protein
Se você está procurando por uma boa fonte de proteínas sem carne, o ovo é uma famosa potência nutritiva. Cada um contém 11 vitaminas e minerais e é uma fonte rica em ômega-3, ácidos graxos e antioxidantes. Mas são as proteínas encontradas no ovo que são as mais poderosas! Na verdade, as proteínas do ovo são uma referência comum na comparação com outras proteínas.
Os ovos, com a gema ou não, oferecem a mesma quantidade de aminoácidos para o corpo. Então, os pesquisadores mediram como é feita a síntese de proteínas nos músculos nos dois casos, e o resultado foi inesperado: ingerir o ovo inteiro após o exercício é muito mais eficiente para a construção da massa muscular. Esse foi o ponto de partida do estudo feito por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.
2- Açúcar é um perigo para saúde
Em altas doses, o açúcar provoca de obesidade a falhas de memória e câncer. Para ter ideia dos perigos relacionados a ele, seu consumo deve ser controlado da mesma maneira que o álcool e o tabaco, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA).
3- Tapioca engorda tanto quanto o pão
Todo mundo acha mais saudável porque a tapioca não tem glúten. Mas será que é isto mesmo? A tapioca é uma ótima opção para os celíacos (alérgicos a glúten). Ela equivale a uma fatia de pão branco ou integral. A única diferença é que a tapioca não tem fibras, não tem proteína. Entre uma tapioca e um pão integral, a melhor opção é o pão integral. Entre a tapioca e o pão branco, é indiferente.
4- Fígado “gordo”é causado por excesso de carboidratos
Problemas no fígado costumam ser popularmente associados exclusivamente ao consumo excessivo de álcool, mas a obesidade e uma alimentação carregada em carboidratos também sobrecarregam o órgão e podem causar dano hepático, além de aumentar o risco de doença cardíaca.
5- Nenhum chá emagrece
Os chás têm agentes termogênicos, que aceleram o metabolismo e, assim, ajudam a emagrecer. Entretanto, que o chá verde o chá mate, por exemplo, contém substâncias que, se consumidas em excesso, podem fazer mal ao corpo.
A verdade é simples, o chá não emagrece, porém pode auxiliar no processo de emagrecimento, que consiste no déficit calórico diário.
6- Pão integral engorda igual ao pão branco
Tudo engorda, dependendo da quantidade que consumir. No entanto, o pão integral engorda tanto quanto o pão branco. Porém, o pão integral possui mais fibras, que deixam a absorção do carboidrato mais lenta, o que favorece que esta energia seja gasta e não acumulada em forma de gordurinhas.
Mas é importante prestarmos atenção! Muitos pães que se dizem integrais possuem mais farinha branca do que farinha integral. O ideal é que o pão seja 100% integral! Além disso, vale a pena prestar atenção nos outros ingredientes também, como açúcar e gorduras hidrogenadas, por exemplo. Só assim teremos certeza de que o pão que estamos consumindo é, de fato, integral e saudável!
7- Comer de 3h em 3h não emagrece
Para uma boa dieta, é preciso comer de três em três horas. A regra, porém, ganhou status de mito. Se antes se dizia que era preciso fazer várias pequenas refeições ao longo do dia para manter o metabolismo acelerado, estudos recentes afirmam que a frequência com que se come pouco tem a ver com a perda de peso.
É importante a pessoa comer quando estiver com fome. E isso é algo muito individual, vai depender do metabolismo e da genética de cada um. O que vale para um pode não valer para outro.
8- Jejum intermitente não causa compulsão
O que diferencia o jejum intermitente de fazer dieta é que você controla quando você come, e não o que você come. Porém, limitar sua janela de alimentação, não é uma autorização para comer compulsivamente quando você não está de jejum, especialmente não consumir alimentos poucos saudáveis, senão você não prejudicar sua saúde, ao contrário de beneficiar a saúde.
9- Produtos à base de soja não faz tão bem assim
Como no caso da margarina, produtos à base de soja são entendidos como saudáveis, mas estão entre os alimentos prejudiciais à saúde. Ricos em isoflavonas, esses compostos da soja imitam o hormônio estrogênio (bastante presente no corpo da mulher) e que, em altas concentrações, pode causar problemas de fertilidade.
10- Light e Diet não são garantias de saúde.
Os produtos diet e light podem chamar a atenção de quem quer emagrecer, que terão a falsa ilusão de que estão comendo menos só por adquirirem algo “diet” ou “light”.
A verdade é que um produto diet ou light é desenvolvido para atender pessoas que realmente tem restrição médica de alguma substância (diabéticos, fenilcetonúricos, etc…), por exemplo; um chocolate diet sem açúcar pode ser consumido por diabéticos.
Por isso, tanto o alimento light quanto o alimento diet devem ser consumidos de acordo com a necessidade individual, mas não como uma solução para o emagrecimento.
Em breve nossa e-commerce estará ativa!!
Lojas parceiras com descontos especiais clica aqui embaixo:
JOHN JOHN – MODA ONLINE
CENTAURO
ALI EXPRESS
Gearbest
o Zatti
Zaful
Siga-nos no nosso novo instagram:
Blog de uma leitora
Veja também:
Jejum Intermitente: Entenda melhor.
Ovo:10 benefícios para a sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Estampas de listras: Como usar e arrasar
*imagem: pinterest