Uncategorized

Jejum Intermitente: Entenda melhor. 

Jejum Intermitente: Entenda melhor. 

O Jejum Intermitente (JI) atualmente é um dos temas mais populares no mundo do emagrecimento e da boa forma. As pessoas estão usando o JI para emagrecer, melhorar a saúde e facilitar o dia a dia. 

Há várias pesquisas científicas sendo feitas sobre o jejum intermitente, que estão descobrindo como ele afeta seu corpo e seu cérebro, e como jejuar pode ajudar você a viver mais e melhor.  

No entanto, não existe um único caminho certo para emagrecer, e sim diversos caminhos para a perda de peso. 

O que jejum? 

Jejum é a privação de comida ou redução das refeições diárias a uma só durante um período. Existem diversos motivos que levam uma pessoa a fazer jejum, sendo os principais religiosos ou medicinais. 

O que significa ficar em jejum? 

Jejum é o estado daquele que não se alimenta desde o dia anterior. É uma situação de abstinência parcial ou total de alimentos, em determinado período de tempo. Estar em jejum é estar sem ingerir nenhum alimento por longas horas. Jejuar é praticar o jejum. 

Jejum intermitente o que é? 

Jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda. 

Jejum intermitente emagrece? 

O jejum intermitente, assim como qualquer mudança brusca na alimentação, necessita do acompanhamento de um profissional. 

Primeiro, quando jejua, você naturalmente acaba fazendo menos refeições. Assim, o JI leva automaticamente a uma redução no consumo de calorias. 

Além disso, o JI altera os níveis hormonais no seu corpo de forma a facilitar a perda de peso. 

Além de baixar a insulina e aumentar os níveis de hormônio do crescimento, o jejum intermitente faz seu corpo liberar mais noradrenalina, que é outro hormônio que auxilia na queima da gordura. 

Como funciona no organismo? 

 

Quando você acaba de se alimentar, o organismo começa a dar um destino para a energia absorvida em forma de glicose. Para tanto ele ativa o hormônio insulina, responsável por colocar esse açúcar para dentro das células. A energia que não será utilizada pelas células é armazenada pela insulina em forma de tecido adiposo, ou seja, gordura. 

Depois de um tempo essa energia se esgota e o corpo é obrigado a usar essas reservas. Ele recorre tanto ao glicogênio, uma forma de energia armazenada nos músculos, quanto ao tecido adiposo, e neste momento ativa hormônios que atuam na quebra de gordura (lipólise), como o glucagon. 

Ao seguir um método de jejum intermitente, o glucagon e outros hormônios que quebram gorduras ficam mais tempo atuando no organismo, o que facilita a perda de peso. Além do que, o jejum evita grandes picos de insulina o que pode prevenir a resistência à insulina, mas para isso é preciso tomar cuidado para não exagerar nos carboidratos ao retomar a alimentação. 

Como fazer JI? 

O método mais comum, é fazer Jejum diariamente, por 16 horas, ficando as outras 8 horas livres para alimentação. Uma ideia seria almoçar e jantar dentro dessas 8 horas, e o restante do tempo jejuar. 

Os métodos de Jejum intermitente mais conhecidos são: 

Jejum de 16 horas 

Como foi dito, é o mais comum, consiste em comer em uma janela de 8 horas por dia, e não comer nas outras 16 horas. Para facilitar, vou dar um exemplo:
Se você dorme das 23h às 7h, já são 8 horas de jejum. Basta adicionar 4 horas antes de dormir e 4 horas depois de acordar em jejum. Ou seja, acordar as 7h, almoçar depois das 11h e jantar antes das 19h; 

Jejum de 24 horas 

Consiste em fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana. Exemplo: Se você jantar hoje as 20h, fique até amanhã as 20h sem comer nada. Repita outra vez na semana; 

Jejum de 36 horas 

Este tipo de jejum, não é recomendado para qualquer um. Todos devem ser acompanhados por um profissional, mas esse mais ainda. Em alguns casos, as pessoas necessitam usufruir melhor e por mais tempo do JI, portanto é aqui que o Jejum de 36 horas se encaixa; 

Dieta 5:2
Consiste em comer 2 dias na semana, apenas 500-600 calorias por dia. Nos outros dias a alimentação é normal (saudável e bem estruturada); 

Dieta do Guerreiro
Esta dieta consiste em comer durante o dia apenas vegetais (em alguns casos adiciona-se fruta) e durante a noite fazer uma refeição normal. Nessa dieta, a alimentação provem de “comida de verdade” (assim como a paleolítica), onde tudo que se come deve ser natural, o mínimo industrializado possível. 

Vantagens do jejum intermitente 

O jejum intermitente quando bem indicado e bem feito, pode trazer algumas vantagens, como: 

  • Mais disposição 
  • Clareza mental 
  • Controle da glicemia e insulina. 

Alguns estudos preliminares apontam que o jejum pode ajudar na saúde do coração. Isso porque o corpo em jejum utiliza uma substância chamada betahidroxibutirato como fonte de energia, que é utilizada mais facilmente pelo organismo. Isso faz com que o coração poupe energia e se estresse menos. 

No entanto, é muito importante segui-los apenas com indicação médica. 

Quais são os benefícios do JI? 

O Jejum intermitente possui muitos benefícios, listados abaixo, estão alguns deles:

  1.  aumenta a concentração
  2.  reduz a depressão; 
  3. diminui a ansiedade; 
  4. acelera o metabolismo; 
  5. ajuda a regular a pressão; 
  6. auxilia no emagrecimento 
  7. propicia uma melhora hormonal; 
  8. facilita o preparo da comida; 
  9. para quem trabalha, são menos potinhos na mochila; 
  10. menos fome, mais saciedade;
  11. reduz a resistência à insulina; 
  12. reduz inflamações; 
  13. reduz o colesterol ruim; 
  14. aumenta os níveis de hormônio do crescimento; 

Quais são as contraindicações do JI? 

Antes de mais nada, as mulheres devem ter mais cautela ao fazer o Jejum. Alguns estudos mostraram que algumas mulheres podem piorar o nível de glicose fazendo JI. Por isso é importante o acompanhamento profissional, e o principal, o teste. Se não estiver servindo para você, não faça. Simples assim.
Crianças, adolescentes, mulheres grávidas, diabéticos e idosos não devem fazer jejum intermitente em hipótese alguma. 

Qualquer dúvida consulte um especialista. 

Saiba antes de fazer o Jejum Intermitente: 

 Posso beber líquidos durante o jejum? 

São liberados água, café sem açúcar, chá sem açúcar, e somente em casos extremos de fome ou fraqueza, suco de fruta puro. Ou seja, pode tomar e beber água no jejum intermitente sem problema algum!  

Não faz mal pular o café da manhã? 

Não. O problema é que o pessoal que normalmente pula o café da manhã tem um estilo de vida ruim no geral. Se você se alimenta bem e pratica exercícios, pode pular o café sem problemas. 

Suplementação  

Polivitamínicos, creatinas, minerais, aminoácidos como BCAA’s, podem ser consumidos durante o Jejum intermitente. Não é apropriado tomar whey, albumina, e outros suplementos calóricos, pois assim você estará saindo do jejum 

Desvantagens do jejum intermitente 

Dificuldade de adaptação Algumas pessoas têm dificuldades em se adaptar a ficar longos períodos sem comer, principalmente as que têm uma dieta rica em carboidratos simples ou que sempre comem de três em três horas. 

Riscos quando feito sem acompanhamento Pessoas que fazem os jejuns sem acompanhamento, ficam muito tempo sem comer e não se alimentam direito nas janelas podem ter desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldades de concentração, entre outros. 

Tendência a compulsão Por ficar muito tempo sem comer, algumas pessoas podem acabar descontando na próxima refeição, consumindo uma alta quantidade de calorias e desequilibrando a dieta e o organismo. 

Jejum intermitente e resistência à insulina 

Como nos períodos em jejum o corpo não produz insulina, já que não há glicose para ser metabolizada, o jejum intermitente pode ser aliado para evitar a resistência à insulina. 

Jejum intermitente e hipertrofia 

A princípio, nos primeiros dias de jejum, não é recomendado treinar depois de muito tempo sem comer, sob o risco de sentir náuseas, fortes dores de cabeça e tontura. Após esse período de adaptação, muitos praticantes já relataram total tranquilidade para fazer o treino, dentro da janela ou não. Pode ser que seja questão de costume, pode ser que algumas pessoas não se adaptem.  

Alguns médicos, nutricionistas e educadores físicos tem defendido e estudado os treinos durante jejum.  

Lembre-se: 

Procure sempre antes uma orientação médica. 

Cada indivíduo é único e o resultado dependerá de organismo para organismo. Não ultrapasse seu limite, conheça seu corpo! 

 *Imagens google

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(18) Comentários

  1. Já tinha ouvido falar, mas não sabia exatamente como funcionava. Adorei muito suas explicações, valeu, bjs

  2. Já tinha visto sobre esse jejum, mas não sabia o certo como funcionava, valeu muito pela explicação, bjs

  3. eu retirei muitas dúvidas através do seu excelente post! Mas ainda assim, conhecendo o meu corpo, alimentar de 3/3 horas foi o que melhor me adaptei e perdi peso tbm. Para quem se identificar, fica a sugestao do jejum intermitente.

  4. Muito bom saber mais sobre o jejum intermitente você trouxe informações bastante detalhadas sobre esse assunto que é importante, gostei muito de saber como que funciona o jejum intermitente, bjs.

  5. não conhecia esse jejum e acabei descobrindo q o faço sem querer as vezes, eu “esqueço” de comer e qnd me dou conta estou no final do dia e não comi, sinceramente, funciona, pq sou bem magra kk

  6. Post super esclarecedor! Não conseguiria fazer o jejum intermitente, pois não consigo ficar nem 4 horas sem comer que já me sinto mal. Mas adorei o post, foi super esclarecedor! Beijos

  7. Monique Bittencourt diz:

    Que post enriquecedor, não conhecia esse tipo de jejum. Confesso que fiquei tentada da começar, mas antes vou dar uma avaliada com eu médico.

  8. Olá!
    Já tinha ouvido falar dessa dieta, mas nunca fiz. Com acompanhamento médico o resultado deve ser bacana.
    Abraços

  9. Algumas pessoas já me indicaram essa dieta, até pq funcionou com elas, mas eu não posso fazer. Uma pena.

  10. Thelma Priscilla Domingues diz:

    Que legal , um post completo sobre o assunto
    Eu acho que não conseguiria fazer, pois se eu ficar sem comer fico tonta kkk
    mas nada como um esforço né?
    saúde e primeiro lugar
    bjs

  11. post bastante completo, adorei!eu sempre procurei informações sobre o jejum intermitente, mas sempre eram informações bem vagas, agora vou começar a fazer pra ver se funciona comigo
    obrigada pelo post

  12. Bem interessante o post, não sabia que existiam variações.
    Mas, como você falou, é muito importante ser acompanhado por um médico!

  13. Miriam Tonon diz:

    Eu já ouvi falar muito no Ji, mas nuca pesquisei nada sobre ele. Eu sinceramente não tenho coragem de fazer, prefiro fazer uma reeducação alimentar e exercícios.

  14. Nossa, que bacana esse post. Na maioria das vezes eu esqueco e como alguma coisinha, kkk.

  15. Achei muuito interessante você trazer esse assunto no post. Eu fazia esse jejum sem saber o que era ou o nome , por que eu acordava 10 hrs da manha não tomava café e só ia comer no almoço 13 da tarde e jantava as 20hrs o resto das horas eu não comia nada. Ai um belo dia eu fui pesquisar sobre dieta para emagrecer e vi esse jejum intermitente, quando li eu fiquei surpresa por que eu faazia isso , já era rotina mas eu não sabia que era um jejum para emagrecimento.

  16. maluizace diz:

    Eu por recomendação médica não posso fazer este tipo de dieta, mas meu namorado começou recentemente o JI e te digo que funciona! Ele perdeu peso pra caramba e diz até que o organismo se habitua facilmente.
    Parabéns pelo post!

  17. Eu ja vi pessoas falando sobre

Deixe uma resposta