O chuchu é uma hortaliça conhecida pelo seu sabor levemente “sem graça”, mas esse motivo não diminui a sua muito versatilidade e seus inúmeros benefícios para saúde.
Seu nome científico é Sechium edule, sua origem é mexicana, da família das cucurbitáceas, assim como o pepino, a abóbora, o melão e a melancia. Além disso, é considerado um fruto tal como o tomate, uma vez que as suas sementes estão dentro do mesmo, podendo ser facilmente cultivado em diversos locais e encontrado durante todo ano.
Esse fruto verde, de sabor leve, possui baixo teor de calorias, além de ser rico em água e fibras, o que ajuda a prolongar a saciedade, promovendo o emagrecimento.
Valores nutricionais
A composição nutricional do chuchu é influenciada pelo clima, região, cultivo, condições, idade da planta e os métodos de processamento.
O chuchu se destaca por ser uma fonte de potássio; vitaminas A, B e C; e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Além do mais, é rico em fibras e possui uma boa quantidade em flavonóides, carotenóides, e antioxidantes.
Um chuchu inteiro tem apenas 38,6 calorias e 0,1 gramas de gordura.
Com todos esses nutrientes, os benefícios que o chuchu proporciona à saúde são importantes e eficazes. Confira:
8 benefícios do chuchu para saúde
1– Ajuda no emagrecimento
Por conter baixo teor de gorduras, carboidratos e calorias, sendo uma ótima opção de alimento para incluir no cardápio de quem deseja emagrecer. Além da grande quantidade de água e fibras geram sensação de saciedade por mais tempo, o que ajuda a evitar o consumo de mais calorias.
2- Regulariza funcionamento intestinal
Rico em fibras, beneficia o funcionamento do intestino. Sendo assim, ajuda na saúde da flora intestinal.
3- Prevenir o envelhecimento
O chuchu é rico em flavonoides, como a quercetina e o kaempferol, e vitamina C, antioxidantes, presentes em elevadas quantidades especialmente na casca e nas folhas da hortaliça, que combatem o excesso de radicais livres no organismo, protegendo a pele contra os raios ultravioletas do sol e prevenindo o envelhecimento precoce.
4- Previne a diabetes
Pouco calórico e com pouca gordura acredita-se que o chuchu ajude na prevenção de diabetes. Pois, seu índice glicêmico é baixo, e sua riqueza de fibras também ajuda a manter o nível de açúcar no sangue controlado.
5- Ajuda no controle da pressão arterial
Por possuir altos níveis de potássio na sua constituição, o chuchu ajuda a equilibrar os efeitos do sódio no organismo, evitando a hipertensão.
6- Melhora o sistema imunológico
Aliado à imunidade, devido à presença da vitamina C e do zinco.
7- Atua no combate a anemias
O chuchu possui altas doses de ferro e vitamina B2, componentes conhecidos por estimular a produção de glóbulos vermelhos.
8- Previne doenças ósseas
Devido a presença dos minerais como, cálcio, magnésio e fósforo, os quais agem fortalecendo dentes e ossos.
Como consumir
O chuchu pode ser consumido crus em saladas e pratos quentes, principalmente ensopados. As folhas, os brotos e as cascas da hortaliça podem ser consumidas em refogados, bolos.
Para se obter todos os benefícios com o consumo de chuchu, é fundamental também manter uma dieta saudável e balanceada, associada com a prática regular de exercícios físicos.
Leia também:
Abelhas: sociedade e sua importância
Abelhas: 35 curiosidades que você não sabia
Joaninhas: significado e curiosidades
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: