Saúde, Saúde e bem-estar

Própolis: 10 benefícios para saúde

Você sabe o que é própolis? O própolis é um composto natural, produzido pelas abelhas a partir da coleta de resinas da vegetação, brotos, flores e plantas, para proteger a colmeia. 

As abelhas operárias utilizam esse preparado para vedar qualquer fresta da colmeia, o que auxilia na manutenção da sua temperatura, impede a entrada de vento e chuva, além de inibir a invasão e infestação de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, ou seja, utilizando-se da própolis, as abelhas conseguem isolar esse ambiente interno, contribuindo para a sua sobrevivência.

As propriedades biológicas da própolis estão diretamente ligadas à sua composição química, que pode variar conforme o ambiente no qual a colmeia está inserida, como temperatura, clima, tipo de vegetação circundante, época e técnica utilizada na colheita. Por ano, uma colmeia pode produzir entre 100g e 300g de própolis.

A substância é extremamente benéfica para a saúde e varia de acordo com os tipos de plantas consumidos pelas abelhas. Isso significa que ela pode apresentar diferentes cores, sabores, aromas e benefícios.

Por esse motivo, já foram identificados mais de 300 compostos no própolis, a maioria como antioxidantes, ajudando na prevenção e combate de doenças. O própolis ainda possui propriedades que protegem contra bactérias, vírus e fungos, bem como é anti-inflamatório e possui ação cicatrizante.

Confira agora os principais benefícios do própolis para saúde.

1- Antibiótico natural

Os flavonoides, juntamente com alguns tipos de ácidos também presentes no própolis, causam danos à membrana ou parede celular das bactérias, assim impedindo sua multiplicação. Dessa forma, o extrato de própolis ajuda a evitar infecções e alivia sintomas de várias condições de saúde. 

2- Antisséptico bucal 

Esse produto das abelhas tem sido relacionado à ação antisséptica, pois contribui para a integridade do esmalte dos dentes e ajuda a prevenir cáries e doenças nas gengivas,  além de auxiliar a combater o mau hálito.  Já existem empresas incluindo o ingrediente na receita de seus cremes dentais.

3- Ação Antiviral

A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

4- Antifúngica

Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.

5- Anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatismo. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.

Leia também: Abelhas: sociedade e sua importância

6- Antioxidante

A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante.

7- Anticancerígena

Alguns estudos apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Uma vez que, o própolis possui efeito anticancerígenos atua como imunomodulador, consegue aumentar a atividade dos anticorpos, reduzindo a chance das células se tornarem cancerosas e impedindo a sua multiplicação. Alguns estudos indicam que o uso do própolis como tratamento complementar do câncer de mama é bastante eficaz.

8- Efeito cicatrizante

O própolis foi usado em sua forma bruta em guerras, sendo passado diretamente em cima dos ferimentos dos soldados. Além do que é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

9- Anestésica

A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amigdalites e dores de dentes. 

10- Imunoestimulante

Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios. Dessa forma, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Modo usar

O própolis pode ser usado diretamente sobre a pele, na água para fazer inalações com o vapor, para gargarejo ou pode ser tomado puro ou diluído em água ou chá.

Em cortes, após lavar o ferimento com bastante água, pegue um algodão, umedeça no extrato e passe no ferimento. Vai arder um pouco. Repita duas ou mais vezes ao dia, tapando o ferimento com gaze.

Para imunidade

O shot de imunidade, como ficou conhecido, consiste em usar água, limão, extrato de própolis e outros ingredientes, como a cúrcuma ou gengibre. Veja a receita:

Ingredientes:

1 limão

1 colher de chá da mistura de gengibre e cúrcuma

20 gotas de própolis

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, coloque um pouco de água e tome imediatamente. Tomar logo pela manhã.

Onde comprar

Leia também:

Abelhas: sociedade e sua importância

Abelhas: 35 curiosidades que você não sabia

Joaninhas: significado e curiosidades

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

Ofertas do dia Amazon  

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta