Comportamento, Curiosidades

Plutão retrógrado: entenda esse processo

Em 2022, Plutão retrógrado ocorre de 29/04 a 08/10. O movimento retrógrado de um planeta indica que, do ponto de vista da Terra, esse corpo celeste está se movendo para trás no céu. Ou seja, os planetas retrógrados estão apenas realizando um movimento retrógrado em relação à Terra. E isso pode trazer consequências positivas ou negativas para nós, dependendo da maneira como iremos viver esse período. 

Logo, o movimento retrógrado se dá em três fases: A primeira se dá quando o planeta estaciona e se prepara para o retrocesso. A segunda se dá quando o planeta retrocede até outro ponto estacionário e se prepara para retomar o movimento direto. E a terceira se dá do momento que o planeta retoma o movimento direto até ele chegar ao ponto estacionário inicial. 

Dessa forma, o planeta parece parar por um instante, retroceder até certo ponto de sua órbita, parar novamente e, em algum momento, retomar o movimento direto. Assim, ele passa 3 vezes pela mesma área, em determinado signo e em determinada casa no mapa da pessoa, embora às vezes passe por dois signos ou duas casas.

Geralmente, para os signos e ascendentes, é um período durante o qual talvez seja necessário observar o lado obscuro das coisas, e perceber as sombras, que nada mais são do que as áreas nas quais a luz da consciência ainda não penetrou.

Essa fase é muito interessante para rever questões da sua vida, olhar para dentro de si e revisar algo do passado que não foi tão bem resolvido.

A seguir, entenda mais sobre as principais características de Plutão retrógrado.

Plutão retrógrado

De acordo com a astrologia, Plutão é o símbolo das transformações profundas. Regente de Escorpião, ele nos revela onde mora nossa força escondida e o lugar em que guardamos o poder de renascer, depois de um período difícil e desafiador. Este astro é um dos que são chamados de transpessoais, representando mudanças na forma de cada um viver, provocando fins, encerramentos, destruição e reconstrução, renascimento e cura de algum tema, geralmente apontado pela casa onde está e pela casa que rege.

Agora, retrógrado, podemos esperar por cinco meses de uma certa intensidade nas emoções, mesmo que a gente não queira, seremos levados a mergulhar dentro de nós mesmos para mudarmos de vez o que não agrega mais e se abrir para novas possibilidades. 

O Plutão retrógrado é interpretado por muitos como um momento de destruição e regeneração. Aquelas questões que você vem procrastinando uma solução, aquela situação que você vem empurrando com a barriga, então, com um Plutão retrógrado a atitude de modificar tudo isso se faz bem presente. Seremos convidados a partir para o desapego real de coisas que não agregam mais a nossa existência.

Nesse contexto, Plutão, o Planeta das profundezas e do poder, quando retrógrado, remete à ajuda no autoconhecimento e a reflexões que nos fazem seguir em frente.

Apesar de já conhecermos esse trânsito, cada retrógrado tem o potencial de nos trazer um novo crescimento.

Por isso, será necessário exercitar o desapego, abrir mão do controle e aceitar as mudanças ou, melhor ainda, colaborar com o inevitável, promovendo as mudanças necessárias na área de experiência na qual Plutão está transitando no mapa astral. Pode não ser fácil nem divertido, na verdade, talvez seja um tanto perturbador, mas, se fizermos um esforço consciente, o resultado do processo tende a ser gratificante e regenerador.

Portanto, essa é uma fase que caminha de dentro para fora, indicando amadurecimento e manipulação das circunstâncias, a fim de se atingir alguns objetivos. É um momento de seduzir, mas também de ser seduzido.

Nesse momento, procure refletir sobre o seu cotidiano, sobre seus pontos altos e fortes, uma vez que Plutão retrógrado é sinônimo de transformações.

 

Leia também:

Joaninhas: significado e curiosidades

Borboleta: principais significados e simbologia

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta