Curiosidades

Cobra: significado e simbologia

As cobras são um dos animais mais presentes nas mitologias de diversas culturas. Esse animal de sangue frio, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio. 

A cobra representa diferentes significados como: a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a vida, a sensualidade, a dualidade, a luz, a escuridão, o mistério, a tentação, o engano, a morte, a destruição.

Conheça agora o porquê desses significados das cobras e o que podem representar na sua vida.

Simbolismo da cobra

A serpente (cobra) é um dos arquétipos simbólicos mais antigos da humanidade. Está presente em praticamente todas as culturas antigas como animal astucioso e misterioso. 

Em algumas culturas, as cobras eram símbolos de fertilidade. Por exemplo, o povo Hopi da América do Norte realizava a “dança anual da cobra” para celebrar a união dos deuses-serpentes Jovem Cobra (um espírito do Céu) e da Garota Cobra (um espírito do Submundo) e para renovar a fertilidade da natureza.  Durante a dança, eram manipuladas cobras vivas e ao final da dança as cobras eram soltas no campo para garantir boas colheitas.

Leia também:

Joaninhas: significado e curiosidades

Mitologia

Na mitologia grega há muitas lendas associadas às serpentes, com destaque para o mito de Laocoonte, personagem épico da guerra de Tróia que desobedece Apolo e, assim, envia duas serpentes para matá-lo. Além disso, no mito de Hércules, herói da mitologia grega, ele combate a Hidra de Lerna, animal com corpo de dragão e nove cabeças de serpente.

Na mitologia dos povos pré-hispânicos (astecas, toltecas, olmecas) a Serpiente Emplumada ou Quetzalcoatl representava a divindade da água uma vez que simboliza a vida, o alimento físico e espiritual, a morte e a ressurreição.

Significado da cobra na Índia 

A serpente é a cobra mais sagrada da Índia, presente em muitas crenças como símbolo da fertilidade ou associada à divindades hindus como Shiva, enrolada em seu pescoço representando passado, presente e futuro; e como Sheshanaga (Ananta-Shesha), rei de todas das cobras, representando a energia infinita. A energia vital que circula entre os chakras durante as práticas de yoga é simbolizada por uma cobra chamada Kundalini. O despertar da serpente auxilia a expandir a consciência até a iluminação, quando ela sobe e desce percorrendo todos os chakras e deixando-os em equilíbrio

Significado no Budismo 

A cobra está associada às divindades e ao poder divino, visto que o rei das cobras acolheu Buda. Da mesma maneira, na Mitologia Hindu, a serpente Naga é representada com tronco humano e cauda de cobra e simboliza a chuva, a renovação e a fertilidade. Além disso, no Hinduísmo a cobra também está associados ao “kundalini”, energia sexual e vital, e às divindades Shiva, Vishnu e Ganesha.

Horóscopo Chinês

No horóscopo chinês, considerado um signo Yin (a terra, a escuridão, a noite, a lua), a serpente designa pessoas com personalidades criativas, bastante cautelosas e responsáveis, além de apresentarem grande sensualidade. Por outro lado, as pessoas regidas por esse signo podem ser demasiado misteriosas, inseguras e desconfiadas.

Leia também a simbologia da Serpente e conheça a serpente mitológica que engole a própria cauda – Ouroboros.

Significado da cobra no Xamanismo

Quando o assunto é Xamanismo, também temos a cobra como um dos animais de poder. O significado espiritual da cobra no Xamanismo está ligado ao poder da cura, da regeneração, da vitalidade e da transformação.

A cobra consegue trocar de pele com frequência e se adaptar às mudanças com facilidade. Portanto, se a cobra for seu animal totem, significa que você tem uma grande capacidade e sabedoria para se adequar a mudanças, mesmo se forem drásticas.

Significado na Medicina

Na Medicina com o bastão de Esculápio com uma serpente enrolada. A sua origem vem da mitologia grega e o deus Asclépio, o deus da cicatrização. Logo, a cobra da Medicina simboliza a cura e a capacidade de regeneração.

Leia também:

Joaninhas: significado e curiosidades

Borboleta: principais significados e simbologia

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta