Curiosidades

Borboleta azul: saiba sobre o gênero morpho

Beleza, encantamento e suavidade, assim é a borboleta azul. Uma das mais belas borboletas é do gênero Morpho,  predominantemente azuis, classificadas na família Nymphalidae, que vivem nas florestas tropicais da América central e da América do Sul: Brasil, Costa Rica, Guiana e Venezuela, mas também no México. 

São grandes borboletas das matas, com asas pesadas, de escamas azuis irisadas, que são verdadeiras obras primas da natureza. O gênero contém mais de 30 espécies e inclui algumas das espécies mais vistosas de todas, notadamente por causa da cor azul brilhante de suas asas. São borboletas com hábitos diurnos e se alimentam de líquidos de frutos podres ou de seivas fermentadas de árvores. 

Peculiaridades da borboleta azul 

 As cores que vemos nas asas das borboletas se devem a estruturas nanométricas altamente organizadas presentes nas asas.

O brilhante azul metálico das asas não é resultado de pigmentação, mas provocado pela refração da luz em minúsculas escamas transparentes, inseridas nas asas da borboleta. Essa incidência de luz, as quais são difratadas pelas asas, interferem umas com as outras, de modo que certos comprimentos de onda de cor se anulam (interferência destrutiva), enquanto outros são intensificados e refletidos (interferência construtiva). Em minúsculas escamas transparentes em suas asas, na qual o espaçamento regular entre as calhas (próximos a 0,5 µm), resultam neste caso em uma coloração azul intensa  As microscópicas escamas que compõem as suas asas refletem repetidamente a luz incidente em várias camadas sucessivas, criando efeitos de cor observados.  

Porém, sua exuberância não está apenas nas asas azuis brilhantes, como também quando fechadas apresentam um desenho, como se fossem olhos, ou seja fazendo-a parecer com um animal não comestível, maior ou até mesmo perigoso. Dessa forma, disfarça a atenção do predador para longe das áreas mais vulneráveis do seu corpo, permitindo sua fuga.

 

 

Curiosidades da borboleta azul 

As borboletas morpho podem ir de uma envergadura de pouco mais de 7 cm até a uns impressionantes 20 cm.

O macho da espécie faz jus ao nome e apresenta as asas azuis em degradê e contornos em preto. A fêmea é diferenciada pelas cores mais apagadas em tons de marrom, com detalhes em listras e pintas brancas.

As pernas dianteiras são reduzidas, o que dificulta à espécie usá-la para a locomoção no solo. São considerados insetos de longa vida, podendo viver até onze meses.

Alimentam-se de frutos que caem no chão das matas.

O voo, rápido, é feito em altura de mediana a baixa em relação ao solo. As lagartas têm um corpo com a cor predominantemente verde e máculas amareladas dorsais e laterais.

A lagarta da borboleta azul é “adotada” pela formiga vermelha, que leva a larva da borboleta para seu ninho e a trata como uma de suas próprias larvas, alimentando-a até que ela cresça o bastante para virar uma borboleta.

Leia também: Borboletas: 30 curiosidades fascinantes

Sonhar com borboleta azul

 

Azul é a cor que representa a sabedoria. Sonhar com borboleta azul nos diz que está na hora de amadurecer e acumular conhecimentos, sabedorias. Não descarte nenhuma fonte de informação, como livros, cursos, e até mesmo pessoas experientes e vividas podem te ajudar a trilhar um caminho menos atribulado.

Simbologia da borboleta morpho 

A borboleta é vista como símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza, expressa recomeço, proteção, boas energias. Significa o puro símbolo da mudança e renovação.

A azul, em especial, é um símbolo de sorte e dentre seus muitos significados estão: alegria, esperança, delicadeza, mudança

Há também uma lenda oriental, em que a borboleta azul representa a nossa vida e escolhas, e diz que o presente e o futuro estão exclusivamente em nossas mãos.

Leia também: Borboleta: principais significados e simbologia

Lenda da borboleta azul 

Um viúvo cuidou das suas duas filhas com muita atenção e carinho após a morte da mãe. Porém, as meninas eram muito curiosas e inteligentes, e por conta disso o pai se sentiu não capaz de suprir todo o conhecimento que elas queriam e perguntas que faziam.

Pensando no melhor para elas, ele enviou as duas para viver com um mago da floresta, que respondeu todas as suas dúvidas e perguntas. Mesmo assim, as meninas não estavam satisfeitas e só poderiam sair de lá, caso o vencessem.

Uma delas então planejou pegar uma borboleta azul na floresta, colocar em sua mão e perguntar ao mago se a borboleta estava viva ou morta. Se ele respondesse que com vida, ele esmagaria a borboleta. Se ele respondesse que morta, ela deixaria a borboleta partir, vencendo assim o sábio.

Capturando o animal, ela se encontrou com ele e fez a pergunta: senhor, a borboleta está viva ou morta? A resposta, porém, a surpreendeu! O mago disse: depende da sua vontade, a borboleta está em suas mãos.

Essa história nos remete que muitas vezes somos responsáveis pelo que planejamos e pelas nossas escolhas, a sabedoria e responsabilidade emocional são fatores muito importantes na cultura oriental, e por conta disso, esse conto é tão famoso.

Leia também:

Joaninhas: significado e curiosidades

Borboleta: principais significados e simbologia

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta