A celulite é um processo desencadeado pelo crescimento das células adiposas, que incham, retém líquidos e acumulam toxinas, devido a ingestão excessiva de gorduras. Devido a isso, o grau de inchaço, as células mudam de forma e localização e, ao encontrar a resistência das fibras de colágeno, elas pressionam as outras camadas da pele para baixo, resultando nas depressões e no aspecto de “casca de laranja”. Esse é um dos piores pesadelos de uma mulher.
Há diversos tratamentos estéticos prometem acabar com a celulite, mas eles serão pouco eficazes se não forem combinados a uma vida saudável. Alimentos geralmente recomendados são aqueles que contêm nutrientes ou propriedades que, em teoria, deveriam melhorar a saúde da pele e do tecido conjuntivo, minimizando a formação de gorduras.
Da mesma forma que existem produtos e alimentos que ajudam a eliminar a celulite, é também muito importante evitar consumir alimentos que estimulem o seu surgimento e optar por alternativas mais saudáveis.
Portanto, separamos uma lista dos 12 alimentos que ajudam a combater as temidas celulites. Confira!
1- Alimentos integrais
São uma ótima escolha para amenizar a celulite. Como são ricos em fibras, eles atuam na melhora do funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.
2- Folhas verde-escuras
A rúcula e espinafre melhoram a circulação e desintoxicam o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.
3- Água de coco
Equilibra o organismo, beneficiando a saúde como um todo. Além disso, reduz as toxinas que dão origem à celulite.
4- Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.
5- Maçã
Quando a maçã é ingerida se forma um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incômodo.
6- Aveia
É uma excelente fonte de proteínas, fibras, zinco e vitamina B. Também ajudam neutralizar as toxinas do organismo.
7- Batata-doce
Contém potássio, vitamina C e E, proteínas com propriedades antioxidantes e ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a eliminar toxinas.
8- Peixes
Esses peixes como- salmão, sardinha e atum são ricos em ômega 3 (um antioxidante) e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.
9- Abacaxi
O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e por isso deve ser consumido por quem deseja eliminar a celulite
10- Banana
A banana contém potássio, que ajuda no processo de drenagem linfática. Além disso, regula o intestino e diminui a absorção de gorduras
11- Frutas vermelhas
Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina
12- Chá verde
O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.
Alimentos que devem ser evitados
Para prevenir a indesejável celulite, é fundamental evitar o excesso de alimentos gordurosos, com alto índice glicêmico e alto teor de sódio
1- Doces e açúcar refinado
O açúcar em excesso, ao invés de ser transformado em energia pelo organismo, fica armazenado em forma de gordura, acumulando na pele e gerando inflamações que favorecem a celulite. Isso ocorre, principalmente e com mais frequência, em mulheres.
Leva ao aumento da reserva de gordura favorecem o aparecimento da celulite.
2- Gorduras
Alimentos com alto teor de gorduras, desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura localizada, causando ou agravando a celulite.
3- Sódio
Sim, o sal de cozinha é um grande inimigo se você quer ficar longe das celulites. Pode levar à retenção de líquido influenciando formação de celulite. O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia (1 colher de chá).
4- Álcool
Prejudica a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos. Além disso, o álcool é automaticamente transformado em gordura.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do Youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.