O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como “Quino” e criador da personagem “Mafalda”, morreu nesta quarta-feira (30), aos 88 anos.
Quino é um cartunista e humorista argentino, autor das famosas tiras do personagem Mafalda, uma menina de quase 8 anos que odeia sopa, sempre esperta e criativa que ganhou notoriedade com suas frases inteligentes.
A notícia comoveu não só o mundo da cultura, mas os leitores em geral. Ele criou o universo da personagem Mafalda, que conquistou o mundo com seus questionamentos sobre política e sociedade, que contrastavam com sua pouca idade.
Filho de imigrantes espanhóis ficou órfão de mãe e de pai. Com grande vocação para o desenho ao terminar a escola primária foi matriculado na Escola de Belas Artes de Mendoza. Em seguida, ingressou na Faculdade de Belas Artes, mas em 1949 resolveu abandonar o curso e se dedicar ao desenho de quadrinhos e de humor gráfico.
Depois de várias tentativas frustradas, só em 1954 vendeu seu primeiro desenho para um jornal argentino. A contribuição regular só aconteceu depois de três anos. Em 1963 lançou seu primeiro livro humorístico, intitulado “Mundo Quino”. Quino parou de desenhar a personagem em 1973.
Mafalda
Quino criou vários personagens, mas a que mais se destacou foi a Mafalda.
A história em quadrinhos ganhou sucesso quando passou a ser publicada no jornal El Mundo, seis vezes por semana. Em 1966, Quino publica o primeiro livro com a coleção de tirinhas da Mafalda, que se esgota em dois dias. Ele foi premiado em diversos países, como França e Espanha.
Mafalda questionava todos os problemas políticos, de gênero, e até científicos que afligiam sua alma infantil e, ao mesmo tempo, refletia o conflito que as pessoas da época enfrentavam, sobretudo com a progressiva mudança dos costumes e a já incipiente introdução da tecnologia no cotidiano.
Apesar de ter sido interrompida ainda no começo dos anos 1970, Mafalda possui uma legião de fãs, e o trabalho de Quino ainda tem reconhecimento internacional, como um dos maiores cartunistas do mundo.
Curtiu o artigo? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: