A hortelã é uma erva aromática bastante popular, originária do continente Asiático, a Mentha spicata, conhecida popularmente como hortelã, hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, ou hortelã-comum, é utilizada como planta medicinal.
Ela é refrescante, calmante e tem um aroma marcante e delicioso. É amplamente utilizada em diversos produtos, como: goma de mascar, anti-séptico bucal, creme dental e cosméticos. Várias bebidas, sorvetes, xaropes, doces, molhos e muitos, muitos outros pratos usam a hortelã pelo seu aroma. Isso sem falar que também é utilizada no preparo de chás e até de sucos, sejam eles detox ou não. Mas saiba que o sabor não deve ser o único motivo para você acrescentar a hortelã na sua dieta, já que ela possui diversos benefícios para saúde e bem-estar.
Segundo estudos, a hortelã tem função antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória. A erva pode ajudar a melhorar vários desconfortos do dia a dia – desde náuseas, ocasionadas pela enxaqueca, até a sensação de má digestão.
Propriedades da Hortelã
A hortelã, em sua composição, é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. Isso significa que, de uma forma geral, atua como um poderoso antioxidante, deixando o sistema imunológico mais forte e ajudando a acabar com os radicais livres, o que impede a oxidação das células.
Como consequência ela evita diversos tipos de doenças, como é o caso do mal de Alzheimer e até mesmo do câncer. Não é à toa que é muito utilizada como ingrediente no preparo de xaropes, já que gripes comuns costumam se resolver quando o sistema imunológico fica mais forte.
Hortelã ou menta?
Afinal, qual é a diferença entre a hortelã e a menta?. Em algumas regiões é usado o mesmo nome para ambas, existem lugares em que usa-se menta para designar as duas ervas e em outros fala-se apenas em hortelã. As duas são espécies do mesmo gênero, a Mentha, e podem ser diferenciadas principalmente pelo sabor: enquanto a menta é mais suave, a hortelã é mais forte e ardida. As folhas de hortelã também são mais compridas, pontiagudas e estreitas, enquanto as da menta são mais largas.
Confira os principais benefícios para saúde.
12 Benefícios da hortelã para saúde
1- Ajuda na síndrome do intestino irritado
Estudos revelaram que a hortelã é muito eficiente no tratamento dos sintomas da síndrome do cólon irritado. O chá ajuda a aliviar a irritação do cólon, diminuindo o inchaço, além de aliviar as dores decorrentes dessa irritação.
2- Ajuda no funcionamento do Sistema nervoso
Essa planta medicinal alivia o estresse, auxilia no tratamento da depressão e eleva o humor, além de ser um excelente calmante natural. algumas pesquisas comprovaram que os benefícios da hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e a agilidade mental. O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização; por isso, a hortelã pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.
3- Previne o câncer
A hortelã contém mentol, uma substância cuja propriedades têm sido associadas a prevenção de diferentes tipos de câncer, especialmente o câncer próstata, fígado, Cólon, pulmão, e até mesmo pele.
4- Melhora a digestão
A hortelã tem um alto poder farmacológico para solucionar problemas gastrointestinais. Com suas propriedades, ela melhora a digestão, ajudando você a ter mais equilíbrio na sua flora intestinal.
5- Melhora a saúde bucal
Na saúde bucal, pode garantir efeito anti-inflamatório e antibacteriano, os quais são importantes para a prevenção de infecções e condições como mau hálito, cáries e fatores mais graves. Por esse motivo ela é comumente acrescentada em produtos como creme dental, enxaguante bucal e sprays que refrescam o hálito.
6- Alivia enjoos
Além desses benefícios, o chá da hortelã ajuda a aliviar os enjoos e as náuseas. Não só o chá, mas o cheiro da erva também já ajuda a aliviar esse tipo de sensação, mas também com pastilhas e outros produtos de sabor menta que são degustados nessas ocasiões.
7- Ameniza problemas respiratórios
A bebida é comumente empregada para o tratamento de sintomas de várias doenças respiratórias. O chá de hortelã, quando consumido serve como um excelente expectorante e descongestionante nasal. Para quem sofre de rinite ou outras doenças, o ideal é consultar um médico especialista para saber mais sobre o consumo de hortelã e como ele pode auxiliar no tratamento dessas enfermidades.
8- Reduz os sintomas da enxaqueca
Doença crônica, a enxaqueca não possui cura e seus sintomas podem ser incapacitantes. O chá de hortelã pode ser um grande alívio para os enjoos e as náuseas causados pela condição. As folhinhas também podem ter efeito calmante quando friccionadas na região da testa.
9- Fortalece o sistema imunológico
A hortelã contém vitaminas que ajudam a evitar inflamações e infecções. Rico em vitaminas, fósforo e cálcio, o chá ajuda no aumento da imunidade.
10- Diurético
O chá de hortelã também é muito benéfico para quem sofre com problemas nos rins. Isso porque ele evita a retenção de líquidos, sendo portanto um ótimo diurético. Essa característica também impede a formação de gases, sendo mais uma vez excelente para aliviar aquela sensação de inchaço no corpo.
11- Ajuda a emagrecer
É uma ótima aliada das dietas de emagrecimento. Isso porque ela ajuda a controlar os níveis de colesterol no corpo, aumentando os do bom (HDL) e reduzindo os do ruim (LDL). Por isso, além de evitar doenças cardiovasculares ainda diminui a quantidade de gordura corporal, o que é ideal para quem quer emagrecer.
12- Tônico capilar
O uso de diversas vitaminas e cosméticos pode ser conciliado com a aplicação de óleo de hortelã como fortalecedor dos seus fios de cabelo. O preparo do chá natural, com aplicação de borrifadas, também pode oferecer efeitos positivos para que o cabelo fique hidratado e com brilho.
Quantidade recomendada
A orientação é consumir cerca de 50 gramas de folhas de hortelã ao dia, o equivalente a duas colheres de sopa.
Restrições da hortelã
Apesar de todos os benefícios, a hortelã, se consumida em excesso, pode provocar ou agravar os problemas renais. Por isso, o seu consumo é contraindicado para quem possui alguma complicação (como insuficiência) nos rins.
Como fazer o chá de hortelã
Separe uma colher de sopa de folhas de hortelã. Coloque uma xícara de água para ferver. Quando estiver fervendo, coloque a hortelã e tampe. Deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e beba. O melhor horário para consumir este chá é durante a digestão.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.