A pimenta-caiena é um condimento que vendo sendo estudado há algum tempo, pode ser encontrado em cor alaranjada ou avermelhada e que, quando consumida de forma regular, pode trazer inúmeros benefícios para saúde.
O tempero ganhou o nome, pimenta caiena, por causa da cidade Caiena- Cayenne na língua local, centralizada na Guiana Francesa, porém também ela é conhecida como dedo-de-moça. Além disso, a pimenta caiena pode ser consumida de modo natural, moído ou seco, como especiaria em países em todo o mundo,
Entre suas ricas propriedades, seu potencial antioxidante e seu poder analgésico devem ser destacados. Além disso, é abundante em vitaminas, especialmente a vitamina A e a C, bem como minerais, a exemplo do potássio.
Confira agora os benefícios da pimenta caiena para saúde.
8 Benefícios da Pimenta Caiena
1- Acelera o metabolismo
A aumenta levemente a temperatura do corpo, ajudando a queimar calorias e a acelerar o metabolismo.
Assim como, ela auxilia a combater o ganho de peso e a obesidade, pois pode provocar a sensação de saciedade, reduzindo os a ingestão de gorduras e calorias.
2- Possui propriedades antifúngicas
Os resultados de um estudo indicou que a pimenta caiena pode prevenir eficazmente a formação de vários fungos patógenos como o phomopsis e collectotrichum, provando sua eficácia como um excelente antifúngicos.
3- Previne dores de cabeça
Isso pode estar relacionado à capacidade da pimenta em estimular uma resposta da dor em uma área diferente do corpo, revertendo, assim, a atenção do cérebro.
4- Ajuda no tratamento da artrite
A capsaicina (substância da pimenta) tem sido estudada como um tratamento eficaz para transtornos das fibras nervosas sensoriais, incluindo a dor associada à artrite, a psoríase e a neuropatia diabética.
5- Ajuda a digestão
A pimenta é bem conhecida em ajudar na ação digestiva. Ela estimula o sistema digestivo, aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos. Isto auxilia a capacidade do corpo para metabolizar os alimentos. Também é muito útil para aliviar gases intestinais. Ela estimula o movimento peristáltico intestinal, auxiliando tanto na assimilação e eliminação.
6- Impede a formação de coágulos sanguíneos
Esse tempero também ajuda a reduzir a aterosclerose, incentiva a atividade fibrinolítica e impede que os fatores que levam à formação de coágulos sanguíneos, os quais podem ajudar a reduzir as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
7- Auxilia na perda de peso
É um tempero termogênico, auxiliando muito a aceleração do metabolismo (o que ajuda o corpo a queimar quantidades excessivas de gorduras). Além disso, ajuda a criar calor e estimula a circulação, ajudando no processo de purificação e eliminação das toxinas.
8- Benéfica nos descongestionantes
Há pesquisas que acreditam que a capsaicina não só reduz a dor, como o seu picante estimula também as secreções que ajudam a limpar a mucosidade do nariz ou dos pulmões congestionados. A capsaicina assemelha-se a um composto encontrado em muitos medicamentos de descongestionamento.
Como usar a Pimenta Caiena
A pimenta caiena pode ser usada diariamente para temperar a comida, em forma de cápsulas ou na forma de chá.
Contraindicação da pimenta
Todavia, apesar dos benefícios da pimenta caiena, em alguns casos ela pode ser contraindicada. Por exemplo, se consumida em grande quantidade ela pode ser prejudicial para pessoas que tem gastrite. Com efeito, de aumentar as enzimas digestivas, inclusive às ácidas, ela pode estimular o agravamento do problema.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.