O açafrão é uma planta da família do gengibre, originária da Ásia. Sua utilização mais comum é na forma de tempero, especiaria. Pode ser chamado também de açafrão-da-terra, cúrcuma, açafrão da Índia e gengibre amarelo.
Os componentes que dão sua tonalidade marcante, as curcuminas, têm potencial antioxidante e anti-inflamatório. Essa característica fez com que a erva fosse inclusive testada para o tratamento de osteoporose e outras inflamações nas articulações em um estudo americano nos Estados Unidos. Não é que ela substitui os remédios — mas talvez sirva como um complemento.
Mas, além de dar sabor aos alimentos, o açafrão se destaca por oferecer inúmeros outros benefícios à saúde, é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda (medicina desenvolvida na Índia) há cerca de seis mil anos. É indicada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.
Confira outros benefícios da açafrão para incluí-lo no seu dia a dia :
- Reduz a inflamação no organismo
Estudos mostram que essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. O consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.
- Protege o coração
A cúrcuma evita o acúmulo de colesterol “ruim”, o que protege o coração e evita que você tenha um ataque cardíaco ou derrame. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.
- Evita o diabetes
Sim, a poderosa substância também pode prevenir o diabetes em desenvolvimento. Um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na dieta por nove meses. Um grupo realmente consumia o açafrão e o outro não. Ao final da pesquisa, nenhum dos indivíduos que recebeu as doses de curcumina desenvolveu o diabetes tipo 2.
- Melhora da função cerebral
Devido à presença de seus compostos, o açafrão tem papel de aumentar o fator neurotrófico, que é responsável pela multiplicação de neurônios e formação de novas ligações e sinapses entre eles, melhorando, assim, a função cerebral e reduzindo os riscos de doenças como o Alzheimer.
- Ajuda na perda de peso
Um estudo publicado pelo Journal of Nutrition mostrou a ação da cúrcuma na inibição da lipogênese, produção de gordura pelo corpo. O tempero reduziu o percentual de gordura corporal no grupo que ingeriu o condimento. A dose usada no estudo foi de cinco gramas por dia, equivalente a uma colher de chá rasa.
- Ajuda a prevenir o câncer
Os componentes fitoquímicos do açafrão possuem ação anti-inflamatória, reduzindo a inflamação no organismo, e o desenvolvimento de tumores está relacionado a um meio pró-inflamatório no organismo. Estudos também indicam que os fitoquímicos presentes no açafrão inibem a proliferação das células cancerígenas.
- Previne o Alzheimer
Os resultados de um estudo recente, publicado em 2014 na revista Stem Cell Research & Therapy, mostram que o açafrão-da-terra pode ajudar a reparar o cérebro após uma lesão. Devido o extrato contendo turmerona, um polifenol encontrado no açafrão, como também a ação antioxidante, neuroprotetora e antienvelhecimento, prevenindo a degeneração cerebral. Estudos também indicam que uma dieta rica em antioxidantes reduz a inflamação que, por sua vez, está associada ao risco de demência e alterações cerebrais.
- Melhora os sintomas da artrite
Na artrite existe a atuação dos radicais livres. Eles degeneram e causam inflamações, que levam ao enrijecimento das articulações e também podem causar inchaço e dor. A ação antioxidante e anti-inflamatória do açafrão ajuda a diminuir esses sintomas.
Como consumir o açafrão?
O açafrão pode ser utilizado como tempero de carnes, peixes, frango.
O açafrão é muito utilizado na medicina Ayurvedica, na forma de chás ou misturados a bebidas quentes como o leite. Pode ajudar a tratar gripes e resfriados, por exemplo. Basta misturar uma pitada de açafrão com uma xícara de leite e uma pitada de açúcar demerara ou mascavo.
Por ser um pó, não é bom consumir o açafrão a seco, polvilhado na salada, por exemplo. Isto porque há maior risco de engasgar. Ele pode ser misturado em qualquer tipo de líquido, como no preparo dos alimentos ou na confecção de molhos para salada. Vale misturar com azeite, óleo de coco, maionese, leite, iogurte, manteiga, etc
ATENÇÃO
Não use nenhum produto sem antes consultar um médico. Apesar de a cúrcuma ser natural, sua ingestão em quantidade inadequada pode causar danos à saúde e até mesmo prejudicar o tratamento de outras doenças.
Conheça nosso no canal no Youtube
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.