A memória é a capacidade que temos de adquirir, armazenar e recuperar informações que foram vividas ao longo da vida e estão disponíveis no cérebro. O sistema de memorização envolve o lobo temporal, o neocórtex temporal, hipocampo, amígdala, tálamo, hipotálamo e córtex pré-frontal. Tais regiões cerebrais atuam como armazenadores que classificam fatos e eventos, estímulos sensoriais, respostas emocionais, resolução de problemas e comportamento.
É por meio da memória que podemos sentir um cheiro e lembrar de situações ou pessoas, que conseguimos memorizar números de telefones, e-mails e documentos. É por meio dela que conseguimos ter lembranças, saudade e desejos.
Porém, com o passar do tempo, quando envelhecemos, a memória começa a dar sinais de falência e pode estar relacionada ao Alzheimer ou outros tipos de demências.
A boa notícia é que, com algumas recursos, é possível treinar o cérebro para manter a memória afiada. Os exercícios para memória são muito úteis para quem quer manter o cérebro ativo e eficaz. Estes servem para aumentar a capacidade de armazenar as informações.
Confira, 10 dicas eficazes se praticados em rotina diária.
1- Fazer sudoku, caça palavras, dominó ou palavras cruzadas;
2- Montar um quebra-cabeças;
3- Ler um livro ou assistir um filme e depois contar para alguém;
4- Fazer uma lista de compras, mas evitar utilizá-la durante as compras;
5- Tomar banho de olhos fechados e tentar lembrar o local das coisas;
6- Fazer atividades estimulantes, como teatro ou dança;
7- Fazer um curso numa área de interesse, como pintura, jardinagem ou línguas.
8- Faça reuniões com amigos e familiares, normalmente, trocam-se informações de viagens, receitas, notícias e estas atividades mantêm o cérebro ativo;
9- Invista em alimentos ricos em ômega 3, vitamina B e antioxidantes. Os peixes de água salgada e fria como salmão, sardinha e bacalhau são ricos em ômega 3. Já a vitamina B pode ser encontrada em alimentos como banana, carne, vegetais verdes ou folhosos, cereais e ovos. E os antioxidantes como frutas, verduras e legumes são essenciais para melhorar o funcionamento do cérebro;
10- Pratique atividades físicas, pois ao realizar exercícios físicos, o cérebro também está se exercitando. O indivíduo precisa memorizar a sequência do exercício, concentra-se no movimento que está sendo feito. Além do mais, praticar atividades físicas contribui para a melhora da saúde como um todo.
Não perca tempo, ative seu cérebro e tenha uma memória afiada.
Assista o vídeo no nosso novo canal do Youtube
Imagem: Google
Leia também:
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.