Saúde, Saúde e bem-estar

Mel: 7 benefícios para saúde

O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores, coletado pelas abelhas. O produto das abelhas reúne cerca de 200 substâncias, entre glicose, frutose, vitaminas e fitoquímicos. Essa combinação rende ao mel várias qualidades. Seus benefícios variam de acordo o tipo, que é definido pela flor da qual a abelha coletou o néctar. O mel silvestre é a variação mais popular no Brasil, que tem forte ação antimicrobiana e antioxidante.

As abelhas estão entre as espécies mais essenciais da natureza. Ao posar de flor em flor para extrair o néctar com o qual fabrica o mel elas também polinizam as plantas, favorecendo a reprodução no reino vegetal e também o surgimento das frutas. Ou seja, elas beneficiam todo o ecossistema. 

Propriedades do mel

Esse alimento é composto principalmente de água e açúcares, e entre os nutrientes concentra proteínas e vitaminas, além de flavonoides e ácidos fenólicos, substâncias de função antioxidante. Este alimento conta com ação antioxidante e probiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. O alimento também conta com potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.

Dentre as dezenas de variedades existentes, algumas são mais populares no Brasil e cada uma tem suas peculiaridades na coloração, aroma e sabor. Essas diferenças são definidas conforme o tipo de abelha produtora ou a espécie de planta visitada.

7 benefícios do mel 

Desde a antiguidade, ele tem sido usado tanto como alimento quanto como remédio. É muito alto em compostos de plantas benéficas e oferece vários benefícios para a saúde.

1- Ação antioxidante

Graças às suas propriedades antioxidantes, o mel também ajuda a combater os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, responsáveis por promover o envelhecimento da pele. O resultado é de uma pele mais saudável e jovem, livre de rugas e linhas de expressão.

2- Melhora a função cerebral

Os neurônios utilizam o cálcio para originar o sinal elétrico, e o mel ajuda a absorver e fixar o cálcio no corpo, favorecendo um correto desempenho cerebral. Além disso, por ser um excelente recalcificante, ajuda também a prevenir a osteoporose e outros problemas ósseos.

3- Ajuda a cicatrizar feridas

Outro benefício do mel é contribuir para a cura de feridas pelo seu grande poder de cicatrização. E não estamos a falar somente de feridas visíveis, mas também de outras, como úlceras no estômago.

4-  Alivia  dores  na garganta e tosse

O mel tem um poder antibiótico e antisséptico, muito eficaz para combater resfriados, problemas alérgicos e dor de garganta.

5- Fortalece o sistema imunológico

Mel de abelha é rico em fitonutrientes e possui propriedades antibacterianas e antivirais que servem para fortalecer as defesas do organismo.

6- Melhora o sono e ajuda a relaxar

O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo, melhorando o bem-estar. 

7- Melhora da saúde do intestinal

Devido às suas propriedades probióticas e antibacterianas, ele pode ajudar na melhora da flora intestinal, promovendo o melhor trânsito e evitando diarreias e constipações no intestino.

Cuidados

O mel é um alimento contra-indicado em algumas situações como:

  • Crianças menores de 1 ano de idade: Até primeiro ano de idade como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Existe até o primeiro ano de vida e a possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium botulinum.
  • Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.
  • Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

Atenção

Há muito mel falso por aí. Por isso, procure produtores e estabelecimentos confiáveis, bem como selos de autenticação. E, ao levar o pote para a casa, repare se o conteúdo cristaliza – isso é sinal de qualidade. Você pode usá-lo assim ou, se desejar uma consistência mais líquida, levar ao fogo em temperatura de no máximo 40ºC.

Compre online

Basta clicar no produto que irá direcioná-lo para lojas parceiras:

 

Leia também:

Vacina contra o covid-19 já está sendo testada

4 bases do sistema imune

20 hábitos para alcançar o sucesso 

Cuidados essenciais contra o Covid-19

Coronavírus: saiba tudo sobre essa doença

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta