Saúde, Saúde e bem-estar

4 bases do sistema imune

A manutenção de uma vida saudável é uma das melhores estratégias para condicionar o sistema natural de defesa do corpo sempre eficiente e por isso é que devemos ter consciência de como manter as 4 bases do sistema imune fortalecidas.

Segundo, uma reportagem da BBC News Brasil, especialistas disseram que ter uma imunidade em dia é vital para ajudar na luta contra a infecção e na recuperação do doente.

Porém, os especialistas alertam para outro tipo de combate, contra a “desinformação”. O principal mito é a suposição de que podemos “elevar nossa imunidade”, dizem. 

“Não existe essa história de imunidade alta. Existe imunidade normal ou imunidade baixa por algum problema que a pessoa tenha, como doenças ou uso de medicamentos imunossupressores (que reduzem a atividade ou eficiência do sistema imunológico, usados, por exemplo, quando o paciente recebe um órgão transplantado). Imunidade alta não existe, não tem como elevar a imunidade”, explica o infectologista Alberto Chebabbo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O que é sistema imune?

O sistema imunológico humano, ou sistema imune, consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Ele combate vírus, bactérias e agentes infecciosos, e, assim, previne o desenvolvimento de doenças.

Este sistema interligado serve como uma proteção, um escudo ou uma barreira que nos protege de seres indesejáveis, os antígenos, que tentam invadir o nosso corpo. Para que essa defesa esteja pronta para o ataque é preciso preparar nos nossos “soldados”, chamados de leucócitos, linfócitos e macrófagos.

Os leucócitos ou glóbulos brancos são células produzidas pela medula óssea, a partir de células-tronco, que estão em um estágio inicial de desenvolvimento e tem o potencial de se transformar, em um processo de diferenciação, para cumprir funções específicas. 

Logo, os glóbulos brancos têm a função de produzir anticorpos para proteger o organismo contra os patógenos. Eles são os principais agentes do sistema imunológico do nosso corpo.

Uma elevação na quantidade de leucócitos no exame de sangue é indício de uma infecção. Se estiver abaixo do normal, o sistema imunológico está enfraquecido.

Os macrófagos são células derivadas dos monócitos. Sua função principal é fagocitar partículas, como restos celulares, ou microrganismos. Eles são os responsáveis por iniciar a resposta imunitária.

Os linfócito conhecido como natural killer (assassino natural, em inglês), age principalmente contra tumores e vírus. Ele libera grânulos de proteína ao redor do alvo que fazem o patógeno se autodestruir.

Confira quais são os 4 bases do sistema imune

1-Dormir bem

Um dos segredos para uma vida saudável é ter boas noites de sono. Dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, ter disposição e prevenir doenças crônicas. É durante o sono que temos maior produção de células de defesa pela medula óssea. Diante disso, é na hora do descanso do corpo que há o reparo das nossas células.

Como dormir melhor?

Tente acalmar a mente ao deitar, foque no corpo ou nos movimentos da respiração. Aromas como lavanda produzem comprovadamente relaxamento na hora de dormir.  Diminua a luminosidade da casa 1h antes de dormir, atualmente os celulares já vem com essa função. Ficar de olho no celular com tela muito clara dificulta o início do sono. Ingira a última xícara de café até após o almoço, pois a cafeína fica no sangue por 9 horas. Crie uma rotina com horário certo para dormir. Prefira fazer atividade física pelo menos 3 h antes de dormir.

2- Coma comida saudável

Refeições saudáveis e balanceadas fazem bem para o corpo e a mente. Você terá mais energia, evitará várias doenças e conseguirá se concentrar mais nas tarefas do dia a dia.

Como comer uma comida balanceada?

Coloque pelo menos cinco cores no prato, compondo-se de sete de legumes e verduras e três de frutas, de cores diferentes.

3- Pratique exercícios

Algumas pesquisas revelam que a prática de exercícios moderados eleva o nível de alguns neurotransmissores no cérebro, responsáveis pelo nosso humor. Além de aumentar a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e baixa o hormônio do estresse. Estas mudanças, na mente e no corpo, podem melhorar a ansiedade, depressão, nervosismo e autoconfiança, melhorando assim o humor.

Segundo lista divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no ranking dos motivos que são mais prejudiciais à vida, sete deles podem ser prevenidos ou controlados por meio de atividade física. 

4- Evitar o  estresse 

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

A manutenção de um estado de estresse por longos períodos pode ser prejudicial à saúde. Os resultados de níveis elevados de cortisol podem ser um aumento nos níveis de açúcar e pressão arterial e uma diminuição da libido.

Reduzir os níveis de estresse pode, não somente fazer você se sentir melhor agora, como também pode proteger sua saúde a longo prazo.

Importante

Importe salientar que cada base tem um impacto diferente no funcionamento do  sistema imunológico, ou seja, quando uma base não está “funcionando” adequadamente, haverá um comprometimento do sistema imune. 

Fonte:

BBC NEWS|BRASIL

Organização Mundial de Saúde (OMS) 

Imagem: Google

Leia também:

20 hábitos para alcançar o sucesso 

Cuidados essenciais contra o Covid-19

Coronavírus: saiba tudo sobre essa doença

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta