Saúde, Saúde e bem-estar

Máscara: entenda sua importância

Uso de máscara passa a ser obrigatório em 40 cidades do Brasil. A medida ganhou impulso após a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, no início do mês de abril, sobre o uso da peça.

Para entender melhor a sua importância, primeiro é preciso falar de como o vírus é transmitido. E existem duas principais formas: gotículas e contato.

O coronavírus pode ser espalhado por gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Essas gotículas podem ter sua formação diminuída pelo uso de máscaras não profissionais. Estas máscaras atuam como barreiras físicas, diminuindo a exposição e o risco de infecção para a população em geral.

Quando alguém, que não está doente, toca em algo que está com essas gotículas e em seguida coloca as mãos nos olhos, nariz ou boca, essa pessoa se contamina também.

Por isso, a importância de higienizar as mãos com frequência, em especial antes de tocar a boca, nariz e olhos. E também o uso de máscaras por quem está doente.

Qual tipo de máscara usar

Se você não estiver doente, não for profissional de saúde ou não estiver cuidando de alguém com COVID-19, NÃO deve usar máscaras cirúrgicas ou N95 ou PFF2. Esses materiais devem ser reservados ao profissionais de saúde e cuidadores de pacientes infectados.

Máscaras de tecido caseiras podem ser feitas com 2 camadas usando bandanas, lençol, camisetas ou peças de cotton. Qualquer que seja o material da máscara, essa deve cobrir nariz e boca.

Como usar a máscara de proteção

  • Antes de colocar a máscara, lave as mãos com água e sabão por ao menos 20 segundos ou use sanitizante de mãos à base de álcool (ao menos 70%).
  • Sem tocar a parte frontal da máscara, segure os elásticos ou fitas e os coloque atrás das orelhas ou cabeça ( variará conforme tipo de máscara).
  • Enquanto usa a máscara, EVITE tocar a parte frontal da mesma ou seu rosto.

Caso toque, higienize as mãos

  • Para retirar a máscara, use sempre os elásticos ou fitas, removendo-os de trás das orelhas ou cabeça. Não toque na máscara ou seu rosto enquanto remove a máscara.
  • Após remoção da máscara, lave as mãos com água e sabão por ao menos 20 segundos (ou use sanitizante).
  • As máscaras faciais devem ser higienizadas rotineiramente, conforme frequência de uso, com água e sabão ou solução contendo água sanitária.

Cuidados 

  • Colocar a máscara cobrindo apenas a boca;
  •  Deixar a máscara no queixo ou pendurada em uma das orelhas;
  • Usar máscara folgada no rosto;
  • Remover a máscara para falar com alguém;
  • Deixar sua máscara usada em local acessível a outras pessoas.

Melhores materiais para máscaras caseiras 

As máscaras podem ser confeccionadas com tecidos como algodão, tricoline, TNT, entre outros, e devem ser formadas por uma camada dupla de tecido, de forma a fazer-se uma barreira de proteção. É importante destacar que, mesmo podendo ser reutilizada, essa máscara é individual, sendo que cada pessoa, mesmo que pertencente à mesma família, deve ter a sua. É importante destacar também que a utilização apenas das máscaras não é indicativo de proteção contra a COVID-19. 

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Chicago analisou mais de 15 materiais caseiros que podem ser usados na confecção das máscaras. Os cientistas testaram as propriedades mecânicas e eletrostáticas dos tecidos, e avaliaram como essas variáveis influenciam na capacidade de filtragem de cada material.

Eles descobriram que a melhor solução não está em um único material, e sim em uma combinação entre eles. Uma camada de algodão acompanhada de flanela, seda ou chiffon (usado em roupas de festa) confere eficiência de 80% na filtragem de partículas menores de 300 nanômetros, como o minúsculo causador da covid-19.

O segredo é sempre usar mais de uma camada de tecido, mesmo que seja do mesmo material. Para o algodão, quanto maior for a contagem de fios, melhor.

É bom lembrar que nem uma máscara de chumbo vai funcionar se não for usada corretamente. O estudo concluiu que o EPI caseiro perde mais de 60% de eficiência se existirem brechas entre o tecido e o rosto.

O ideal é não encostar na máscara enquanto estiver usando. O vírus pode passar da máscara para a mão e continuar circulando – daí a importância de lavar as mãos sempre que puder ou usar álcool quando não houver um banheiro por perto. Para retirá-la com segurança, basta usar o elástico que fica atrás da orelha.

Fonte: who.int

Ministério da Saúde

Organização Mundial de Saúde (OMS) 

Imagem: Google

Leia também:

Vacina contra o covid-19 já está sendo testada

4 bases do sistema imune

20 hábitos para alcançar o sucesso 

Cuidados essenciais contra o Covid-19

Coronavírus: saiba tudo sobre essa doença

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Entra na nossa loja e compre a sua máscara: Loja virtual 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta