Você sabe quais são 10 alimentos ricos em açúcar? O açúcar é mascarado em muitos alimentos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo excessivo deste item vincula a inúmeras doenças é importante estar atento ao que se põe no prato no dia a dia para evitar ter uma alimentação que causa prejuízos ao organismo.
O problema é que muitos produtos vendidos como light ou saudáveis carregam grande quantidade dessa doce (e perigosa) substância e você nem suspeita. É bem possível, portanto, que você esteja ultrapassando esse limite, podendo colocar a perder a dieta e comprometer a saúde.
Para não se enganar,a primeira coisa a se fazer é ler a parte de trás das embalagens e procurar a tabela nutricional. Confira quanto carboidrato o alimento possui. Muitas embalagens especificam as gramas de açúcares neste tópico. Dê preferência aos carboidratos complexos, como pães e massas integrais. Pelas leis brasileiras, os ingredientes utilizados precisam estar em ordem de quantidade. Ou seja, os primeiros da lista são os que mais compõem o alimento.
Confira agora os 10 alimentos ricos em açúcar;
1- Caldo de carne
Temperos prontos, em sua grande maioria, contém açúcar. Inclusive é ele que dá a liga ao cubo e permite que os alimentos ganhem cores.
2- Suco de caixinha
Estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostrou que algumas opções chegam a apresentar mais açúcar do que refrigerantes. Por isso, a ideia de que sucos são sempre saudáveis não é uma verdade absoluta. Por outro lado, entretanto, sucos costumam oferecer nutrientes e vitaminas, ao contrário dos refrigerantes, nos quais nada é aproveitado.
3- Hambúrgueres
Na produção industrial dos hambúrgueres é adicionada à carne o xarope de milho e o melaço desidratados, duas formas diferentes de açúcar que, além de tornar o alimento altamente calórico, evitam o encolhimento da carne durante o cozimento.
4- Aveia
Geralmente apontada como saudável para o coração, algumas versões são feitas com açúcar e frutose. Tem que ficar bem de olho no rótulo.
5- Cereais desidratados
Cereais desidratados, como granola e barrinhas de cereais, geralmente contém elevadíssimas quantidades de açúcar, pois este permite a melhor conservação dos grãos.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
6- Chás em lata
São fontes de antioxidantes, porém também apresentam taxas elevadas de açúcar ou adoçante (semelhante às dos refrigerantes). Só de vez em quando.
7- Iogurte
É uma ótima fonte de nutrientes, mas é preciso ficar atenta. Algumas marcas apresentam alta dose de açúcar em iogurtes naturais e até mesmo nas versões desnatadas. Um iogurte sem sabor é bem mais saudável porque tem, no máximo, 7 gramas de açúcar.
8- Gelatina
Se você sente que fez uma opção saudável ao trocar um pedaço de bolo ou torta por um copinho de gelatina pode estar se enganando. Um estudo avaliou 11 opções de gelatina sabor morango, sendo quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero. A conclusão foi de que o alimento continha muito açúcar.
9- Pasta de amendoim
A pasta de amendoim tem bastante benefícios e são ótimas fontes de energia. Porém, certas marcas acrescentam açúcares para tornar o produto mais apetitoso. Uma colher de sopa pode conter 4 gramas de açúcar. Se a pasta vier com sabor de chocolate, a quantidade de açúcar aumenta.
10 – Águas vitaminadas
Apesar de ela ser vendida como uma água saudável, muitas delas contêm elevadas quantidades de frutose (açúcar natural das frutas) e açúcar adicionado.
Imagem: Google
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.