Água-viva possuem tentáculos, que podem “queimar” a pele de uma pessoa que a toca. Durante a estação mais quente do ano, é comum que as praias fiquem cheias. Porém, aquela sensação de ardência inesperada dentro do mar, que deixa qualquer banhista incomodado é mais comum do que se imagina durante a temporada de verão. Tecnicamente, não podemos dizer que é queimadura. É um envenenamento da pele, devido às toxinas liberadas pela água-viva. Estes são seres bem comuns no Brasil que, por coincidência, se reproduzem nessa mesma época.
Sintomas
Embora ardidos, os envenenamentos acidentais, causados pelo contato humano com os tentáculos das águas-vivas e caravelas, não são considerados graves.
- Sensação de queimadura;
- Urticárias;
- Marcas vermelhas ou escurecidas deixadas pela ação do veneno;
- Nos casos mais graves, podem ocorrer dor de cabeça, mal-estar, náuseas, vômitos, câimbras.
Como tratar?
- Se você observar algum tentáculo grudado, pegue um palitinho de sorvete ou uma pinça e passe delicadamente na pele para retirá-lo. Cuidado para não machucar ainda mais;
- Lave com ÁGUA DO MAR. Isso mesmo. Jogue água do mar com abundância. A água do mar facilita a retirada de eventuais tentáculos que estejam grudados na pele liberando mais veneno e provocando mais dor.
- Após retirar os tentáculos, uma excelente estratégia para aliviar a dor e neutralizar algum do veneno é aplicar vinagre branco de cozinha diretamente no local atingido por 5 a 10 minutos e alterne com água do mar por 2 a 3 vezes. O VINAGRE contém uma substância, conhecida como ácido acético, que neutraliza o veneno da água viva;
- Compressas de soro fisiológico gelado são úteis, porque têm efeito analgésico;
- Procurar uma guarita de guardas-vidas;
- Procure um PRONTO SOCORRO se a área queimada for extensa, se a dor estiver muito forte ou se você observar sinais de alergia. IMPORTANTE SABER que algumas pessoas são alérgicas ao veneno e que a alergia pode ser importante, inclusive com fechamento da glote por edema;
- Além disso, dermocosméticos ou pomadas cicatrizantes também podem ser utilizadas após o quadro agudo de envenenamento. Lembre-se que todos os cuidados devem ser feitos de acordo com as recomendações do seu dermatologista.
- Outro cuidado indispensável é repetir a aplicação do protetor solar na área atingida pelas toxinas a cada duas horas, porque a incidência direta dos raios solares sobre a pele machucada pode agravar o ferimento.
O que não fazer?
- Não tente remover os tentáculos aderidos com as próprias mãos;
- Não coçar ou esfregar o local machucado;
- O que não pode ser feito em hipótese alguma é higienizar a região com água doce. O líquido, por osmose, eleva a liberação desse veneno e agrava o problema, tornando a reação mais intensa;
- NÃO adianta colocar xixi na queimadura.Muita gente pensa que para extrair o veneno da água-viva, é necessário urinar bem no local lesionado. O efeito ácido não é suficiente para atenuar o veneno nem para diminuir a dor. É mito.
Cuidados
Tanto águas-vivas, organismos transparentes e difíceis de enxergar na água, quanto caravelas, essas bastante coloridas, tons de azul e rosa, possuem tentáculos com toxinas que causam queimaduras. Para evitar acidentes ou minimizar os sintomas, os Bombeiros recomendam alguns cuidados:
- Observar a presença da bandeira lilás. (bandeira lilás, utilizada para alertar sobre a presença de animais marítimos como águas-vivas ou caravelas)
- Se afastar dos animais marítimos, assim que perceber a sua presença.
- Avisar guarda-vidas.
Imagem: Google
Leia também:
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Lojas parceiras com descontos especiais clica aqui embaixo:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.