Moda sustentável e consumo consciente são tendências que estão virando estilo de vida.
O mundo da moda está cada vez mais buscando alternativas para a conservação do meio ambiente. O consumo acelerado de roupas tem deixado grandes sequelas na natureza, como a degradação do planeta e o consumo de grande quantidade de matéria prima não renovável.
Segundo a Environmental Protection Agency, a indústria têxtil está entre os quatro tipos de indústrias que mais consomem recursos naturais e que mais poluem.
A indústria da moda é caracterizada por ciclo curto de vida dos produtos, uma vez que a cada estação novas peças são apresentadas, fazendo com que os produtos da estação anterior, estando ou não bem conservados, sejam descartados por não estarem mais “na moda”. Além do que o poliéster e nylon, que são materiais sintéticos, podem até ser reciclados, mas não são biodegradáveis, o que faz com que milhares de fibras minúsculas e produtos químicos sejam enviados aos oceanos no processo de reciclagem de peças desses componentes.
Por esse motivo, surge a necessidade de buscar alternativas para que esse setor continue produzindo, mas sem agredir a natureza, visando a moda sustentável e a necessidade de engajar cada vez mais consumidores em atitudes que estejam ligadas ao conceito de consumo consciente.
O que é moda sustentável?
A moda sustentável é uma linha que visa empregar técnicas que não produzam ou minimizem os impactos ambientais gerados no processo de desenvolvimento de produtos, por exemplo, reduzir a quantidade de poluentes usados na fabricação de artigos e diminuindo a retirada de matérias-primas da natureza.
Dessa forma, trabalha com a valorização de saberes tradicionais, com o resgate de técnicas de costura manuais e práticas artesanais que agregam valor às peças e ajudam na afirmação da identidade cultural. Outro diferencial que deve ser destacado neste mercado é a inovação das peças.
A escolha das matérias-primas é um ponto importante da moda sustentável. Nesse caso, o ideal é que sejam utilizadas fibras biodegradáveis e produzidas de maneira sustentável, sem o uso de pesticidas ou outros produtos tóxicos. Já os tecidos naturais, como a lã, seda e algodão, não necessitam de tantos produtos químicos durante seu processo de fabricação.
As práticas mais comumente associadas à moda sustentável são:
- Fabricação com fibras orgânicas, algumas vezes certificadas por organizações internacionais como GOTS ou USDA
- Fabricação com tecidos mais eco-friendly, como linho ou bambu (que precisam de menos produtos químicos e/ou água para crescer)
- Corantes de origem natural
- Uso de tecidos descartados
- Upcycling de materiais usados
- Produção com tecidos reciclados
- Uso de colas menos tóxicas
- Roupas feitas para terem um longo ciclo de uso
- Produção sustentável com economia de água
O que é consumo consciente?
O consumidor consciente, além de valorizar e optar por peças produzidas de forma sustentável, deve adotar outras atitudes importantes, como: comprar menos, investir em peças duráveis, consertar peças danificadas, doar, trocar, compartilhar e customizar peças.
Por essa razão, a roupa passa a atuar não só como uma ferramenta de expressão da nossa individualidade, como também da nossa cultura e crenças: sociais e políticas. É através dessas escolhas que estreitamos relações com nossos posicionamentos, sejam eles associados à causa animal, a condições de trabalho digno e ou menos impacto ao meio ambiente.
A política de sustentabilidade tão séria demonstra que a indústria da moda está caminhando para um novo rumo e que os consumidores mais jovens exerceram uma grande influência nessa mudança de pensamento.
Lojas parceiras com descontos especiais clica aqui embaixo:
Gostou das dicas de moda? Comente aqui no site essas e outras matérias.
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Leia também:
Lenço: Aprenda a usar essa tendência
Lenço e bandanas: 10 maneiras de como usar
Bolsas de crochê:inspirações de modelos
Moda crochê trend de verão 2020
Animal print: moda inverno 2019
Jaqueta de couro: um clássico do guarda-roupa feminino
Look xadrez: Tendência outono/inverno 2019
Vestidos verão 2019: Novas tendências, modelos
Cassis: Cor tendência entre rosa e roxo
Vestido blazer – é uma peça muito elegante e estilosa.
Lenço: Aprenda a usar essa tendência
Look xadrez: Tendência outono/inverno 2019
Vestidos verão 2019: Novas tendências, modelos e looks
VESTIDO DE LINHO – LOOKS E INSPIRAÇÕES
Como usar looks com estampa de poá
Estampas de listras: Como usar e arrasar
*imagem: pinterest