A Dieta Cetogênica tem como objetivo principal restringir os carboidratos e proporcionar a perda de peso. É um tipo de dieta low carb, porém com uma redução maior de carboidratos na alimentação. Essa dieta propõe um consumo de até 90% das calorias diárias em gorduras, vindas de principalmente oleaginosas e azeite.
O que é dieta cetogênica
A nomeação é devido ao estado metabólico natural chamado de cetose, ou melhor, vem do fato do que os níveis dos corpos cetônicos (substâncias formadas pelo fígado depois de processar os ácidos graxos provenientes da gordura ingerida) aumentam quando se pratica esse tipo de alimentação, e eles serão os responsáveis por aumentar substancialmente a energia do cérebro.
O método, além de usar a gordura corporal, origina os corpos cetônicos, moléculas que interferem nos hormônios envolvidos no apetite, como a grelina. A cetose é o principal trunfo da dieta cetogênica, que pode variar em formato e limite de calorias ingeridas.
Geralmente, o consumo de carboidratos fica abaixo de 50 g ao dia. No entanto, a orientação dos médicos é que uma dieta saudável seja composta por 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras.
Como funciona
A dieta cetogênica costuma ser composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. Os carboidratos simples, aqueles de fácil absorção são incluídos. Não há restrição quanto aos tipos de proteínas e de gorduras, de modo que embutidos e as carnes vermelhas estão liberados.
Alimentos permitidos x proibidos
Permitidos
- Carnes, frango, ovos e peixes
- Azeite, óleo de coco, manteiga, banha de porco
- Creme de leite, queijos, leite de coco e leite de amêndoas
- Amendoim, noz, avelã, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim, manteiga de amêndoas;
- Frutas como morangos, amoras, framboesas, azeitona, abacate ou coco;
- Legumes e verduras, como espinafre, alface, brócolis, pepino, cebola, abobrinha, couve-flor, aspargos, chicória vermelha, repolho, pak choi, couve, aipo ou pimentão;
- Sementes como linhaça, chia, girassol.
Proibidos
- Arroz, macarrão, milho, cereais, aveia e maizena;
- Feijão, soja, ervilha, lentilhas grão-de-bico;
- Farinha de trigo, pão, torradas salgados em geral;
- Batata inglesa, batata doce, macaxeira, inhame, mandioquinha;
- Bolos, doces, biscoitos, chocolate, balas, sorvetes, achocolatados;
- Açúcar refinado, açúcar mascavo;
- Achocolatado em pó, leite;
- Leite e bebidas alcoólicas.
Benefícios da dieta
Os benefícios estão no fato de que, ao baixar muito a quantidade de carboidratos, a insulina também acompanha essa baixa. Quem tem pré-diabetes vai ter uma regressão, quem já tem diabetes e toma medicamento também pode experimentar uma regressão do quadro.
Além da insulina, o corpo todo entra em um estado de sobrevivência positiva. Ele precisa arranjar uma outra fonte de energia para o cérebro.
A dieta cetogênica alimenta o cérebro de uma forma que não deixa acontecer a baixa de energia. E mais ainda, consegue regular algumas funções cerebrais, como no caso da epilepsia. Tanto é, que a grande maioria dos epilépticos, quando começa a ser tratado com esta dieta, consegue até eliminar medicamentos.
Perigos da dieta cetogênica
Devido a ausência dos carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia o que leva a liberação dos corpos cetônicos. Em excesso essas substâncias podem causar enjoos e náuseas. A redução de carboidratos também irá causar sensação de cansaço, além do que fadiga e dores de cabeça.
Esta dieta só é orientada para crianças com crises de convulsão e mesmo assim deve ser realizada com acompanhamento médico.
Consulte sempre seu médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer Dieta ou Rotina de Exercícios!
Leia também:
Hidroxicloroquina: OMS pediu a suspensão de testes do uso da medicação contra a Covid-19
Máscara de proteção que detecta coronavírus
Vacina contra o covid-19 já está sendo testada
20 hábitos para alcançar o sucesso
Cuidados essenciais contra o Covid-19
Coronavírus: saiba tudo sobre essa doença
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: