Pele bem-cuidada é sinônimo de pele saudável. Para que isso aconteça na prática, porém, é importante definir e seguir uma rotina diária de cuidados. Limpar, tratar, proteger e, se necessário, maquiar é a sequência perfeita para garantir um ótimo resultado.
Além de remover cravos e espinhas, rejuvenescer e deixar a pele limpa, essa limpeza de pele vai te ajudar a ter um resultado satisfatório no uso da maquiagem.
Confira o passo a passo de como fazer uma limpeza de pele profunda em casa;
8 passos de como fazer limpeza de pele profunda em casa
A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar.
1- Higienizar
A higienização é um dos hábitos diários mais importantes para manter uma pele saudável e bonita, por isso deve ser feita ao acordar e ao dormir.
É muito importante escolher o produto ideal de acordo com as necessidades da sua pele para evitar qualquer desequilíbrio ou efeito rebote, como aumento de oleosidade ou acne.
Higienizar a pele sensível com um sabonete específico minimiza estes problemas e promove sensação de conforto.
2- Vaporizar
A vaporização é importante, pois dilata os poros facilitando a remoção de impurezas e resíduos que se acumulam na pele, decorrentes da exposição à poeira e poluição, uso de maquiagem e cosméticos, células mortas e suor excessivo.
- Ferva água e despeje em uma bacia ou tigela. Coloque o recipiente sobre uma superfície firme, como uma mesa ou balcão;
- Pegue uma toalha grande, fique de pé em frente ao recipiente com a água fervida e curve-se cuidadosamente, colocando o rosto sobre o recipiente sem encostá-lo na água, enquanto coloca a toalha em volta da cabeça. Assim, o vapor subirá para o seu rosto.
- Mantenha os olhos e a boca fechada e fique sobre o vapor da água durante 10 a 20 minutos, dependendo do seu tipo de pele;
- Ao finalizar a vaporização, enxugue o rosto delicadamente com uma toalha
Existem muitas formas de fazer a vaporização da pele. Ela pode ser feita através da exposição ao vapor de água fervida, sauna facial elétrica e até por compressas quentes.
Leia também:
Gelo: truque de beleza que pode fazer milagres
3- Extrair impurezas
Se você tiver espinhas ou cravos, pode removê-los, mas utilizando um papel, tecido, ou mesmo utensílios esterilizados e específicos para esta finalidade. Nunca esprema com as unhas.
4- Esfoliar a pele
A esfoliação é o ato de remover as camadas de células mortas da pele, através de meios físicos (produtos com grânulos) ou químicos (procedimentos com ácidos ou ferramentas específicas). Esse procedimento tem o objetivo de limpar a pele profundamente através do uso de cremes, sabonetes ou óleos específicos que proporcionam essa ação esfoliante.
A esfoliação é um procedimento importante para a pele do corpo e rosto e deve ser feita de 1 vez por semana ou a cada 15 dias.
5 – Aplicação de uma máscara
A máscara é o produto mais versátil entre os de tratamento para o rosto. Ela ainda tem uma vantagem sobre os cremes faciais: sua ação é bem mais potente. Cada tipo tem uma função – hidratar, combater a oleosidade, ajudar com as manchas – e sua aplicação é uma chance de relaxar. Só deve ter cuidado em escolher a máscara ideal para sua pele.
Há opções em diversas texturas gel, creme, pó (para ser misturada com água antes da aplicação), argila e emulsão fluida e com diferentes promessas, como acalmar a pele, clarear manchas, combater a oleosidade e promover a renovação celular.
Aplique de uma a duas vezes por semana, de preferência à noite assim, você aproveita para relaxar enquanto o produto age, o que costuma levar entre 15 e 20 minutos.
Leia também:
Benefícios da Argila para Pele
6- Cremes de Tratamento
Para se livrar de manchas e combater os sinais da idade, nada como adicionar um creme reparador à rotina de beleza. Além de ajudar a renovar a textura da pele, deixando o rosto muito mais luminoso, jovem e livre de áreas escurecidas, esse tipo de produto também conta com ativos que conseguem impedir que novas manchinhas surjam ao longo do tempo – sendo assim, uma boa opção para quem quer prevenir esses problemas.
7- Faça uma hidratação
Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.
A hidratação é um tratamento profundo da pele, capaz de favorecer a elasticidade, luminosidade e a umidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio hídrico da pele. Procedimentos: higienização profunda, aplicação de nutrientes, massagem facial, máscara finalizadora. Existe no mercado diversos produtos de máscaras para hidratação, como também máscaras caseiras bem eficientes.
8 – Proteja sua pele
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.
Os fotoprotetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer da pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar.
Procure sempre um médico especializado para qualquer tipo de tratamento.beleza
Imagem: Google
Leia também:
Gelo: truque de beleza que pode fazer milagres
Benefícios da Argila para Pele
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.