Comportamento

15 esportes mais perigosos do mundo

Os 15 esportes mais perigosos do mundo são de tirar o folego.

A ciência já comprovou que praticar esportes faz bem à saúde física e mental. Porém,  muitos dizem que praticar esportes radicais é uma forma de se sentir vivo, mas existem algumas pessoas que parecem não ter limites quando o assunto é adrenalina.

Aventurar-se em esportes radicais pode chegar a níveis extremos. Na busca pela adrenalina, algumas modalidades se destacam pelos riscos proporcionados aos praticantes. 

Hoje nós estamos em clima de aventura, e separamos alguns esportes que são um ótimo exemplo de como “desafiar a vida”.

Confira os 15 esportes mais perigosos do mundo.

Wing Walking

Deniz Burnham

Se você já se imaginou andando nas asas de um avião, saiba que esse é um esporte que existe e ficou muito famoso durante os anos 1920. Essa modalidade é a considerada a primeira dos 15 esportes mais perigosos do mundo. Trata-se de mover-se sobre as asas de um avião durante o voo. Mas existem outras práticas desse esporte: plantar bananeira, pendurar-se pelos dentes, passar para outro avião (ou carro, barco, trem) e saltos em que o paraquedas é aberto no último instante. O maior perigo, além de todos esses, está em desrespeitar a primeira lei do wing walking: não largar nunca aquilo em que você está se segurando até encontrar outra para agarrar.

 

Alpinismo

A prática esportiva do alpinismo acontece em montanhas acima de 2.500 metros de altitude. O alpinista deve se preparar bastante e ter ótimas condições físicas para suportar o esforço da subida. É necessário equipamento de montanha apropriado para conseguir chegar ao alto com sucesso. É um esporte radical porque, em grandes altitudes, o corpo humano pode reagir de várias formas, provocando até mesmo dificuldades respiratórias. Quando praticado na neve, o perigo é ainda maior.

 

Base jumping

Esporte que envolve saltos de locais altos, como topo de prédios e penhascos. A sigla BASE significa Building (Prédio), Antenna (Antena), Span (Ponte), Earth (Terra). Para garantir a segurança do praticante é exigido um paraquedas. No entanto, acaba por ser um esporte com altas taxas de mortalidade, sendo proibido em diversos paíse

 

 

 

Big Wave Surf

Modalidade de surfe em que um surfista é rebocado ou pula de helicóptero no meio do oceano, onde se formam ondas gigantes – de 6 a 15 metros. Esse é o big wave surfing, ou no bom português, surfando em ondas gigantes. O surfista é levado até a onda enorme por um jet-ski ou por um helicóptero, se preparando para encarar ondas tão grandes e perigosas que podem custar até mesmo a própria vida.

 

 

Boulder

Esse é um tipo de escalada que se diferencia por não ter o uso de cordas ou outros equipamentos de segurança. Exige do praticante muita força física, já que toda a escalada é feita com base na força dos braços e pernas. No Brasil, existe uma competição do esporte na cidade de Ouro Preto (MG) chamada Ouroboulder.

 

 

Free Style Motocross

Conhecido como FMX, não é uma corrida, mas um torneio de saltos ornamentais nos quais motoqueiros fazem manobras para um júri. Faz lembrar o Globo da Morte nos circos. Os motociclistas fazem saltos e piruetas com suas motos, que podem chegar a 10 m de altura. O problema é que os dispositivos de segurança não são totalmente seguros a essa distância e com o peso da moto.

 

 

Heli-Skiing

Um helicóptero leva o esquiador até o topo inacessível de uma montanha. Sem pista, sem sinalização e sem conhecer o terreno, ele deve descer, esquiando. 

Para praticar esse esporte é preciso muito conhecimento e coragem. É preciso que a neve esteja bem lisa para evitar acidentes. Não há sinalizações nem outros esquiadores ao mesmo tempo. Pela altura e desconhecimento do terreno, esse esporte pode ser extremamente perigoso.

Sky Surfing

Uma das principais características que diferem essa modalidade, é que seus praticantes tem a oportunidade de usar a criatividade. SkySurf é uma modalidade do paraquedismo que é praticada em queda livre.

Os atletas pulam do avião e, literalmente, surfam no céu ao longo da decida e mostram suas habilidades artísticas, ao mesmo tempo.Esse é um esporte um pouco mais restrito, pois o praticante deve, obrigatoriamente, ter realizado mais de 200 saltos tradicionais com experiência comprovada, porque todos os movimentos exigem muita autonomia e experiência.

 

Street Luge

Esse esporte foi inventado por skatistas americanos que, ao deitar-se sobre os skates, perceberam que atingiam maior velocidade na descida das ladeiras.

Depois de alguns anos, a modalidade ganhou novas técnicas e muito mais adrenalina, e hoje permitem que os atletas ultrapassem os 100 km/h em pranchas sobre rodas.

 

 

Cave diving

Esta modalidade diz respeito ao mergulho realizado em cavernas subaquáticas. É um esporte perigoso, pois há sério risco do mergulhador se perder ou de não conseguir sair da caverna. É necessário o uso de equipamentos de segurança, principalmente de respiração. Além dos perigos na água, pode haver descompressão no retorno à superfície.

 

 Parkour

Recentemente, o parkour ganhou o status de esporte no Reino Unido. Inclui saltos mortais, escaladas e saltos a longas distâncias e nas alturas. O risco de lesões decorre de o praticante cair de mau jeito e ter sérias fraturas.

 

 

 

Paraquedismo

Saltar de paraquedas é uma atividade bem radical, mas há quem ainda eleve o nível do esporte. No paraquedismo salta-se de um avião em queda livre até abrir o paraquedas para diminuir a velocidade do salto. O perigo é quando o paraquedas não abre, podendo resultar em acidentes mortais

 

 

 

Rafting

Passatempo comum em toda cidade que tem corredeiras, trata-se de descer um rio em bote. Esse esporte de aventura acontece na água. Os praticantes, que normalmente são uma equipe com cinco ou mais pessoas, descem uma corredeira em bote inflável com remos e equipamentos de segurança. Há sete níveis do rafting, sendo o um o mais seguro e com menos manobras, e o sete o mais perigoso, pois as ondas e pedras são maiores e qualquer acidente pode levar até mesmo a morte.

 

Slackline Highline

Uma versão muito mais perigosa que o slackline tradicional. Se na forma mais comum do esporte vemos os praticantes se equilibrando em cordas em ambientes como praias, parques ou locais urbanos, a modalidade Highline exige que a fita esteja a pelo menos 10 metros de altura. Dessa altura, uma queda pode ser fatal para o praticante.

 

 

 

Salto de penhasco

Uma modalidade perigosa de salto que exige técnica e coragem para quem pratica. Consiste em realizar saltos acrobáticos de penhascos para cair na água. É preciso executar todos os movimentos com precisão para não errar o alvo da queda, nem cair de mau jeito na água. Os praticantes podem chegar até a 100 quilômetros por hora durante um salto.

 

 

 

Leia também:

Como emagrecer rápido e saudável com caminhadas regulares

Dieta do Mediterrâneo: O que é e como fazer

Os benefícios da prática de esportes para saúde

Pular Corda é a Forma Mais Barata e Rápida Emagrecer

Ovo:10 benefícios para a sua saúde

10 Benefícios da Banana

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta