A dificuldade para dormir afeta 10 a 30% dos adultos ao menos uma vez por mês. O sono , que é um estado fisiológico complexo que não pode ser evitado, não é resultado de uma atividade cerebral reduzida, mas sim um estado de consciência diferenciado. Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.
Passamos um momento da nossa vida dormindo, e é neste momento que acontece a recuperação de funções básicas do nosso organismo. Quando isso não acontece de forma efetiva, ocorre um prejuízo para a saúde, e alterações como hipertensão, diabetes, irritabilidade, sonolência excessiva e perda de memória podem acontecer.
Quando não temos o sono eficiente, essas alterações podem alterar a forma indireta da qualidade de vida, causando problemas na vida familiar, profissional e social.
Por esse motivo separado 10 dicas para dormir melhor! Confira abaixo, algumas das melhores maneiras de garantir uma boa noite de sono.
1.Coma até 2 horas antes de dormir
A qualidade da sua alimentação influencia diretamente a qualidade do seu sono. Pesquisas e mais pesquisas mostram que o ideal é consumir uma dieta balanceada e de qualidade. É importante fazer uma boa refeição entre 2 e 4 horas antes de dormir.
2. Beba chá.
Há algo reconfortante em tomar uma xícara de chá quente antes de ir para a cama. Beba um chá “calmante” que contém compostos que ajudam com o sono.
Chá de camomila e suco de maracujá são calmantes naturais que podem relaxar o corpo e os nervos, ajudando a alcançar um sono tranquilo e fácil.
3. Desligue uma TV
A televisão e o computador devem ser desligados cerca de 1 hora antes do horário ideal para a cama. Além disso, o ideal é que alguém fique longe desses aparelhos, como celulares e jogos de vídeo game, pois eles exercitam o cérebro, deixando a pessoa mais agitada, prejudicando o sono.
4. Leia antes de dormir
Desconecte-se da tecnologia e conecte-se às páginas de um livro, pois este é um hábito saudável e relaxante. Um livro antes de dormir pode ser de grande ajuda para o descanso. Pontinhos extras para você conseguir transformar este hábito em uma rotina noturna. Isso envia para sua mente um sinal de que é hora de relaxar.
5. Pratique exercícios
Pratique menos de 30 minutos diários de exercícios, de preferência antes das 21 horas, porque depois dessa hora, o exercício pode prejudicar o sono. Ao praticar exercícios, o corpo gasta mais energia e aumenta a necessidade de descanso.
6. Levantar cedo diariamente
Quando o despertador toca na manhã, uma pessoa deve-se espreguiçar e levantar o logotipo que é possível, e abrir como cortinas e como janelas, deixando o quarto bem claro para o cérebro e o corpo entendam que já é hora de levantar para um novo dia.
7. Durma em um quarto frio.
Temperaturas mais baixas transformam uma tarefa de cair no sono mais fácil. Um ventilador, ar condicionado, menos cobertas ou janelas abertas podem trazer sonolência. Mas cuidado para não exagerar. A temperatura ideal é entre 15 e 21 ºC.
8. Tente algumas técnicas de respiração.
Existem algumas técnicas para facilitar o sono e dormir mais rápido. Elas podem dormir quando está estressado, ansioso ou simplesmente não consegue relaxar por outro motivo. Respirar de forma adequada pode acalmar nossos sistemas e preparar o corpo para dormir. Tente algumas dessas técnicas quando estiver com a cabeça no travesseiro.
9. Evite uma cafeína.
Desculpa os amantes do café, você pode manter esse abuso durante o período da manhã (ou talvez até o início da tarde). Os efeitos da cafeína podem durar até seis horas, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Brown.
10. Desligue o seu telefone.
Este é o pior ou pior momento na hora da cama. Não apenas nossos aparelhos dentro do quarto são tentados a acordar no meio da noite, mas uma luz que é capturada por suas telas pode realmente arruinar ou dormir. Pesquisas mostram que o brilho azul da tecnologia pode interromper a produção de melatonina . Carregue o seu telefone fora do quarto.
Cuidados
É importante ressaltar que se você sente dores constantes em algum lugar do corpo, sofre de insônia ou não está satisfeito com seu sono, deve procurar ajuda médica para compreender qual é o problema e como resolver algumas vezes.
Não use medicamentos para dormir sem orientação médica.
Produtos para compras online:
Imagem: Google
Leia também:
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos no nosso novo instagram:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.