A batata doce é, definitivamente, um dos super vegetais que temos à nossa disposição. Incluí-la em seu cardápio, seja no café, no lanche, na salada ou em sopas ajudará a manter pele saudável, além de prevenir contra alguns tipos de câncer e cuidar do aparelho digestivo. Ela é tão versátil que ela pode até substituir a batata comum para ser uma forma mais saudável da clássica batata frita.
A batata-doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis que não elevem em excesso o nível de açúcar no sangue. Com sabor adocicado e textura leve, a batata doce fornece as vitaminas A, E, C e K e do complexo B, além de conter betacaroteno, antioxidante, fósforo, sódio, potássio, magnésio, ômega 3, ácido graxos e fibras.
As fibras são essenciais para quem quer ganhar massa muscular e também auxiliam no emagrecimento. Isso a torna um alimento bastante nutritivo e comumente procurado por praticantes de atividades físicas, diabéticos, veganos, vegetarianos e por aqueles que buscam saúde através da alimentação equilibrada.
Hoje em dia a batata doce é cultivada e consumida em larga escala nos cinco continentes e estudos mostram cada vez mais benefícios da batata doce para saúde.
Confira a seguir os benefícios da batata doce.
10 benefícios da batata doce
Os benefícios da batata-doce são muitos, já que ela possui um poderoso efeito antioxidante, o que ajuda a manter pele saudável, além de prevenir contra diversas doenças. Ela também tem ação anti-inflamatória, que cura as inflamações internas e externas de forma mais rápida e eficaz.
1- Ajuda a controlar o colesterol
A batata doce é uma boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.
2 – Reforça a imunidade
Por ser rica em agentes antioxidantes, a batata doce ajuda a manter o organismo livre de gripes e resfriados comuns com a mudança do tempo, impedindo as ações de micro-organismo que agridem o sistema imunológico.
3- Melhora o funcionamento do sistema digestivo
As fibras alimentares encontradas na composição da batata doce também favorecem as funções do aparelho digestivo e, assim, garantem facilitam a digestão dos alimentos e ainda melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e a prisão de ventre.
4- Fornece energia
A batata doce, além de ser ótima para aumentar as performances de atletas, também pode ser usada para melhorar a disposição na rotina de trabalho, pois é rica em carboidratos saudáveis, aqueles que não alteram os níveis de açúcar no sangue.
5- Beneficia a saúde da pele
Os motivos pelos quais a batata doce ajuda a manter a pele mais jovem e saudável é por conta da vitamina A, que protege contra os danos provocados pela exposição ao sol. As vitaminas C e E aumentam a produção do colágeno, que melhoram a textura da pele e também evitam o envelhecimento precoce.
6- Facilita o aumento de massa muscular
Fornecer energia para o treino, auxiliar na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue de forma mais lenta. Isso ocorre porque o aumento da massa magra depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos. Por ter um índice glicêmico médio alimento fornece energia de forma gradual para as atividades físicas, evitando quedas bruscas dos níveis de glicose e fadiga muscular, o que melhora o desempenho durante os treinos.
7- Ajuda a controlar a diabetes
Ótima notícia para quem tem diabetes. O consumo de batata-doce controla a glicemia e a secreção de insulina por ser um alimento de médio índice glicêmico. Por isso, os carboidratos da batata-doce são digeridos mais lentamente, levando ao aumento gradual da glicose no sangue e evitando picos de glicemia e insulina. Já as antocianinas protegem as células responsáveis pela produção de insulina do estresse oxidativo induzido pela glicose, o que faz bem para quem tem diabetes.
8- Protege a saúde do coração
Um dos motivos pelo qual a batata doce contribui para o coração saudável é devido ao potássio, que ajuda na redução da pressão arterial, o que regula os batimentos cardíacos. O potássio da batata doce também reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluidos que também ajudam a regular os batimentos cardíacos.
Ela também possui vitamina B6, que contribui para a prevenção do infarto. Isso ocorre porque essa vitamina, entre outras funções, diminui a presença de um aminoácido chamado homocisteína, responsável por doenças degenerativas vasculares, como no caso do infarto.
9- Ajuda e emagrecer
As dúvidas se a batata doce engorda ou emagrece são muito comuns, devido ao carboidrato encontrado nela. A elevada quantidade de fibras alimentares presentes na batata doce reduz o apetite, pois faz com que seja absorvida pelo organismo de forma mais lenta. Por isso, é possível dizer que a batata doce ajuda no emagrecimento.
Isso faz com que a sensação de saciedade seja prolongada, o que contribui para a perda de peso. Além disso, a quantidade de calorias é baixa, já que uma porção de 100 g da batata doce contém apenas cerca de 90 calorias.
10- Previne contra o câncer
Estudos realizados com o betacaroteno, componente encontrado em abundância na batata doce, revelaram que pode ter relação com a prevenção de certos tipos de câncer. Entre eles estão o câncer de próstata, colo do útero e ovário. A presença de carotenoides, substâncias que também são encontradas na batata doce, mostra que são capazes de reduzir a chance de reincidência de câncer e mama.
Riscos e contraindicações
O consumo de batata-doce é considerado seguro para a maioria das pessoas. Mas, é preciso controlar a quantidade ingerida por ser um carboidrato, pois em excesso pode levar ao ganho de peso. Pessoas com histórico de pedras nos rins devem consumir com moderação, pois o vegetal contém oxalato, o que contribui para a formação de cálculos renais.
Leia também:
Ovo:10 benefícios para a sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção