Saúde

Insulina inalatória é aprovada no Brasil

Anvisa aprova primeira insulina inalável do país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização da primeira insulina inalável do País. Uma novidade que pode revolucionar o tratamento da diabetes, pois uma das grandes queixas dos pacientes diabéticos que necessitam de insulinização é o fato de ter que furar o dedo várias vezes ao dia. A comercialização é prevista para o segundo semestre deste ano.

Afrezza é a primeira insulina inalatória de ação rápida a ser registrada no Brasil  e é fabricada por duas empresas – Biomm e MannKind Corporation -, ela tem ação rápida. Esse tipo de insulina é geralmente usada antes da refeições para equilibrar a quantidade de insulina na corrente sanguínea após a ingestão de alimentos. Além de ter a vantagem clara de evitar o uso de agulhas, o medicamento também contribui com a mobilidade do paciente, pois não necessita de refrigeração.

Como funciona

A nova insulina é comercializada em pó, em cartuchos com três tipos de dosagem. Para utilização, o paciente com diabete deve encaixar o cartucho no inalador e aspirar o pó. A substância chega ao pulmão e é absorvida pela corrente sanguínea, onde cumpre a função de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Hoje, as insulinas disponíveis no mercado brasileiro são todas injetáveis.

A insulina inalável é uma alternativa àquela injetável, única disponível no Brasil. Assim como a injetável, o Afrezza deve ser administrado durante as refeições. Serve para os tratamentos de diabetes de tipo 1 e de tipo 2.

Segundo especialistas, embora represente uma alternativa no tratamento do diabete e um ganho na qualidade de vida por reduzir o número de injeções, a Afrezza tem limitações. Ela não é capaz de substituir todas as aplicações diárias de insulina, tem pouca variedade de dosagens.

A insulina inalável pode substituir somente as aplicações de insulina de ação rápida ou ultrarrápida, também chamadas de bolus. Esse tipo de insulina é utilizada geralmente antes de cada refeição, quando o organismo precisa de um volume maior do hormônio para compensar o açúcar ingerido.

Leia também:
Diabetes: Doenças e suas complicações

Contraindicação

Como qualquer medicamento, o produto precisa ser indicado por um médico.

O Afrezza é contraindicado para menores de 18 anos.

Tampouco pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite podem usar o inalador. O produto também não serve para fumantes ou para aqueles que pararam de fumar há menos de seis meses. Além disso, não pode ser usado por pessoas alérgicas à insulina.

Outra limitação da insulina inalável é a baixa variedade de dosagens disponíveis. A Afrezza chega ao mercado em apenas três apresentações: 4, 8 ou 12 unidades, enquanto as insulinas injetáveis são oferecidas em doses de 1 unidade, o que permite maior combinação e personalização.

Preço do produto

O preço no Brasil também não foi revelado. Nos Estados Unidos, a menor dose (com 4 unidades) custa U$ 3,80, o equivalente a R$ 14,80. Considerando um esquema com 3 doses por dia, o tratamento mensal seria em torno de 1. 330 reais.

Não esqueça de consultar um médico com uma abordagem integral para uma compreensão ampla e direcionamento específico, de acordo com sua própria individualidade.

Leia também:

Diabetes: Doenças e suas complicações

Gripe: Sintomas e tratamento

Câncer de próstata

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta