Saúde

Resfriado: Sintomas e tratamento

Resfriado comum

Os resfriados comuns estão entre as doenças mais frequentes. Muitos vírus diferentes (rinovírus, adenovírus, coronavírus e metapneumovírus humano) causam resfriados, mas os rinovírus (dos quais há mais de cem subtipos) estão mais frequentemente implicados do que outros. Os resfriados comuns provocados por rinovírus são mais comuns na primavera e no outono. Outros vírus causam doenças assemelhadas ao resfriado comum em outras épocas do ano.

O que é Resfriado?

O resfriado comum é uma infecção viral do trato respiratório superior, que afeta principalmente o nariz e a garganta.

Apesar dos sintomas incômodos, o resfriado não é considerado uma doença grave, e raramente gera complicações. A maior parte dos pacientes sequer precisa de medicamentos para se recuperar.

Leia também:

Gripe: sintomas e tratamento

Sintomas de Resfriado

Geralmente, os sintomas do resfriado ocorrem dois ou três dias após o contato com o vírus, embora esse período possa demorar até uma semana. Os sintomas afetam o nariz e a garganta, e costumam durar em torno de 3 ou 4 dias, a não ser em fumantes, que podem ter um resfriado por entre 7 a 10 dias.

Os sinais mais comuns do resfriado são:

  • Congestão nasal
  • Corrimento nasal claro como água
  • Garganta irritada e com dor
  • Espirros
  • Febre, que pode ocorrer em crianças pequenas, geralmente baixa
  • Adultos e as crianças maiores não tem febre

Combater os primeiro sintomas

Assim que sentir que o resfriado se aproxima, aumente a ingestão de líquidos , água ou sucos, pois o corpo hidratado ameniza sintomas como garganta dolorida ou nariz entupido.

Leia também:

Gripe e resfriado: Entenda qual é a diferença

Vacina contra a gripe: Saiba quem pode tomar

Diagnóstico

Geralmente, o médico é capaz de diagnosticar um resfriado comum com base nos sintomas típicos. Febre alta, dor de cabeça intensa, erupção cutânea, dificuldade respiratória ou dor no peito sugerem que a infecção não é um simples resfriado.

Os exames de laboratório não são, geralmente, necessários no diagnóstico de um resfriado. Quando surgem complicações, o médico pode solicitar exames de sangue e radiografias.

Tratamento de Resfriado

Não há medicação para os vírus do resfriado, nem há necessidade, por causa de ser um quadro bastante benigno.

Os medicamentos geralmente tratam os sintomas que podem causar desconforto, como o nariz entupido, a tosse seca, o corrimento nasal ou a dor de garganta.

  • Para pessoas com febre ou sintomas graves, repouso em domicílio
  • Bastante líquido e inalação de vapor
  • Se necessário, medicamentos sem receita para aliviar os sintomas

Uma pessoa resfriada deve permanecer aquecida e confortável e tentar evitar transmitir a infecção às outras. Aquelas que apresentam febre ou sintomas mais graves devem ficar de repouso em casa. Beber líquidos e inalar vapor ou umidade de um vaporizador são medidas sugeridas há muito tempo como forma de ajudar a fluidificar as secreções e facilitar sua expulsão, mas elas provavelmente ajudam somente um pouco.

Os medicamentos antivirais atualmente disponíveis não são eficazes contra os resfriados. Os antibióticos não ajudam no combate ao resfriado, inclusive quando se verifica produção de muco espesso ou com cor pelo nariz ou pela tosse.

Vários remédios populares vendidos sem prescrição médica (de venda livre) ajudam a aliviar os sintomas de resfriado. Como não curam a infecção, que normalmente se resolve em uma semana independente do tratamento tentado, os médicos consideram seu uso opcional, dependendo do mal-estar que a pessoa sinta. São usados vários tipos de medicamentos diferentes:

  • Descongestionantes, que ajudam a abrir as passagens nasais obstruídas
  • Anti-histamínicos, que ajudam a secar o escorrimento de nariz
  • Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou acetaminofeno, os quais podem ajudar a aliviar dores e reduzir a febre.
  • Xaropes, que facilitam a tosse ao deixar as secreções mais fluidas ou que podem suprimir a tosse

Esses medicamentos são muitas vezes vendidos em combinação, mas podem também ser obtidos individualmente.

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Leia também:

Febre: Como abaixar

Transmissão

Os vírus responsáveis pelo resfriado entram no corpo através de três canais: olhos, nariz e boca.

A transmissão de resfriado acontece através de contato direto com os vírus que causam a doença. Esse processo pode ocorrer de algumas formas:

  • Transmissão de pessoa para pessoa

Você estará exposto ao vírus sempre que tiver um contato que envolva gotículas de saliva com uma pessoa resfriada.

Isso significa que existe a possibilidade de transmissão do vírus sempre que a pessoa resfriada tossir, espirrar, te beijar ou falar perto de você.

  • Transmissão através de objetos

Vírus relacionados ao resfriado podem sobreviver por minutos, horas ou até mesmo alguns poucos dias fora do corpo humano, dependendo da superfície em que estiverem.

Sempre que uma pessoa resfriada tosse ou espirra em algum objeto, ou coloca as mãos em determinado lugar depois de ter entrado em contato com a própria saliva, deixa material viral por ali.

Então, quando uma outra pessoa pega o objeto e em seguida leva as mãos aos olhos, nariz ou boca, sem lavá-las, pode ser contaminada pelo vírus.

  • Transmissão pelo ar

Os vírus que causam os resfriados também circulam pelo ar. Por isso é importante manter as janelas abertas, principalmente se houver alguém gripado em sua casa ou local de trabalho: se o vírus estiver circulando em um ambiente fechado, é maior a probabilidade de achar novos hospedeiros.

Alerta

Não culpe o frio pela incidência maior de resfriados no inverno. Isso ocorre  porque o frio interfere em alguns mecanismos de defesa das vias aéreas e porque as pessoas tendem a permanecer aglomeradas em lugares fechados e com menos ventilação nessa época do ano;

Pense bem antes de ir à farmácia para tomar injeções contra resfriado, que são tidas como milagrosas. Elas não só são inúteis, como podem provocar efeitos colaterais indesejáveis.

IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Leia também:

Gripe: sintomas e tratamento

Gripe e resfriado: Entenda qual é a diferença

Vacina contra a gripe: Saiba quem pode tomar

Câncer de próstata

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Diabetes: Doenças e suas complicações

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Fontes:

Ministério da Saúde

Produtos importantes

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta