Meditação
A vida tumultuada do mundo moderno, o excesso de preocupação no trabalho, na relação afetiva, na família, nos tarefas domésticas, criam um ritmo mental acelerado e uma constante tensão emocional e física. Dessa forma, os resultados serão sempre os mesmos: depressão, ansiedade, insônia, enxaqueca, dores musculares, discussões por bobagens, negativismo, falta de fé, do prazer, da esperança. Esses desequilíbrios não escolhem sexo nem cultura, podendo acometer todos, desde crianças até idosos.
A meditação é prática simples da terapia holística ou medicina complementar para equilibrar quase que imediatamente os altos níveis de estresse causados pela rotina da vida ou dos problemas. Ela faz com que certas áreas do cérebro desempenham um papel na regulação da emoção e processamento auto-referencial.
Muitos estudos têm mostrado os mais diversos efeitos positivos de uma prática regular de meditação. Em 2011, Sara Lazar e sua equipe na Universidade de Harvard descobriram que a meditação pode realmente mudar a estrutura do cérebro.
O que é meditação?
Esvaziar a mente e focar no momento presente, sem deixar que os pensamentos sobre o passado ou futuro interfiram na sua concentração. Esse é o primeiro passo da meditação, também conhecida como mindfulness, que tem raízes no budismo de mais de 2.500 anos.
Os mestres orientais têm como ensinamento fundamental o ficar em silêncio, manter a mente vazia e buscar a sabedoria interior. A meditação é uma atividade da consciência mental, está ligada aos processos intelectuais e mentais.
Meditar não é algo fácil e não acontece de repente. É um processo longo e exige bastante disposição. Limpar a mente e focalizar a atenção no mundo interior pode ser dificultoso e, inicialmente, dura somente alguns segundos.
Quando o estado de meditação é alcançado plenamente, os neurônios desligam os mecanismos das funções visuais e motoras. Porém, após desenvolver o estado meditativo, o processo se torna muito mais fácil e é possível meditar em qualquer lugar e a qualquer momento.
Benefícios da meditação
É possível encontrar diversos estudos e pesquisas que comprovam os benefícios da meditação. Confira os 10 principais benefícios da meditação:
1. Desenvolve a concentração
A meditação também é uma prática que desenvolve o foco e a concentração. Uma vez que aprendemos inicialmente a voltar a nossa atenção para aspectos simples, como a nossa respiração ou partes do nosso corpo. Tudo isso vai estimulando a nossa concentração e o nosso foco.
Com o tempo é possível aplicar ao dia a dia, evitando assim a procrastinação em algumas situações que nos deixam dispersos. Pois, estaremos concentrados e focados na realização de determinada tarefas.
2. Reduz o estresse
Através da prática da meditação é que conseguimos ter esse espaço, mesmo sob pressão. Ela proporciona a sensação de paz e equilíbrio necessária, que são fatores importantes para a nossa saúde. Aliviando toda a tensão da rotina e controlando a pressão sanguínea, fatores que ajudam na redução do estresse.
3. Controla a ansiedade
A ansiedade pode ocorrer por conta de algum evento importante ou em alguns casos por conta da preocupação excessiva a todo momento. A meditação ajuda a reduzir esses momentos de ansiedade uma vez que você estará mais concentrado no momento presente, aproveitando o seu.
4. Reduz os sintomas do ataque de pânico
Com técnicas de respiração que ajudam a controlar as reações do corpo e o estímulo para nutrir bons pensamentos, a meditação pode ser uma ferramenta complementar no tratamento de síndrome do pânico.
De acordo com a pesquisa publicada pelo American Journal of Psychiatry, a meditação pode diminuir os sintomas referentes aos ataques quando praticada regularmente, assim como a ansiedade.
5. Combate a insônia
A prática pode ser extremamente relaxante, tanto para o nosso corpo físico quanto para a nossa mente. Em muitos casos a insônia está ligada a agitação da mente, que impede o relaxamento e o descanso adequado. Através da prática é possível acalmar os pensamentos, relaxar e desfrutar de uma noite de sono profundo e restaurador.
6. Função cerebral
A meditação melhora todas as funções cerebrais, através da sincronização dos hemisférios esquerdo e direito, e do aumento do equilíbrio entre os padrões de ondas alfa, theta e delta.
7. Equilibra o organismo
A prática meditativa diminui a tensão e relaxa mais o nosso corpo, consequentemente controla a respiração, como regula mais nossos impulsos nervosos e faz com que todo o corpo se equilibre.
8. Aumenta o humor
Aumenta os níveis de dopamina e serotonina estimulando regiões do cérebro que estão associadas à alegria e positividade.
9. Intensifica a cognição
Intensifica a função cognitiva e a habilidade de manter o foco através do aumento da massa cinzenta, volume e irrigação sanguínea no cérebro.
10. Meditação ajuda no controle do peso.
Segundo o relatório da Office of Alternative Medicine do Health Nation Institute, meditar ajuda no controle do peso, porque ajuda a produzir DHEA, um esteróide produzido pelas supra renais e ajuda no controle do peso.
Como Meditar?
Para começar, é necessário que você:
- Encontre um local calmo e que não seja interrompido durante a prática.
- Sente-se em uma posição confortável, com a postura alinhada. Você pode ficar deitado se preferir, mas no começo é interessante ficar sentado para não acabar dormindo.
- Feche os olhos e concentre-se na sua respiração.
- Não se preocupe com as mãos.
- Programas de alarmes.
- Mantenha a boca fechada ao respirar.
- Concentre-se na respiração.
- Observe a respiração, mas não a análise
No começo é normal que você tenha certa dificuldade em lidar com os seus pensamentos ou não consiga prestar total atenção a sua respiração, mas tudo bem. A meditação é uma prática que evolui a cada dia e deve ser realizada todos os dias.
Você sentirá os benefícios da meditação ao praticar regularmente. Por isso, escolha o melhor horário para praticar durante 5 a 20 minutos diariamente. o Importante é tentar criar o hábito, para isso tente fazer 21 dias consecutivos.
Leia também:
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Diabetes: Doenças e suas complicações
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos no nosso novo instagram:
Blog de uma leitora
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.