As doenças autoimunes (DAI) estão se tornando cada vez mais comuns, atingindo milhares de pessoas. As doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.
Portanto, uma doença autoimune é uma doença causada pelo nosso sistema imunológico, que passa a funcionar de forma inapropriada.Existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes. Enquanto algumas delas ataquem apenas uma área ou órgão do corpo, outras afetam um sistema de órgãos ou até mesmo todo o corpo.
No artigo de hoje será possível entender melhor sobre elas, bem como conhecer as suas principais causas, sintomas e formas de tratamento.
Sistema imunológico
O sistema imunológico é o responsável por produzir anticorpos que protegem o nosso organismo de possíveis agentes externos danosos, como é no caso de bactérias, por exemplo.
Quando um desses agentes invade o nosso corpo, automaticamente o sistema imunológico reconhece a invasão e produz anticorpos que os destruirão, protegendo assim o nosso organismo.
A doença imunológica trata-se de um problema existente no sistema de imunidade de um indivíduo, que ao invés de exercer a sua função primordial de proteger o seu organismo, faz justamente o contrário: ataca ele. Por isso dizemos que a DAI costuma atacar mutuamente dois ou mais órgãos ou sistemas de uma pessoa ou simplesmente focar-se em um único alvo.
Causas
Não sabemos exatamente por que as doenças autoimunes surgem. A teoria mais aceita atualmente é de que o sistema imunológico, após ser exposto a um antígeno, escolhe como alvo para a produção de anticorpos uma proteína semelhante a outra já existente em nosso organismo.
De acordo com alguns estudos realizados na área, um dos fatores que podem ser responsáveis para o surgimento da DAI está relacionado aos fatores externos, que no caso seria às condições do ambiente em que costumamos estar expostos.
E os fatores internos (estão dentro do nosso próprio organismo), que somados aos externos podem sim virar o grande gerador desse problema. Existem alguns problemas ligados ao próprio sistema imunológico do indivíduo, problemas ligados às alterações hormonais ou até mesmo uma própria herança genética, que podem sim ser os principais fatores causadores da DAI.
Conheça as 10 principais doenças autoimune
Atualmente são conhecidos pela medicina vários tipos de doenças autoimunes, sendo que cada uma possui sintomas e tratamentos diferenciados e específicos. Abaixo listamos dez dessas principais doenças.
1.Lúpus
Esse distúrbio ocorre quando o organismo se vira contra seus próprios tecidos e órgãos. Pode afetar diferentes partes do corpo, incluindo articulações, pele, rins e cérebro.
2.Esclerose Múltipla
Defesa imunológica ataca a camada que reveste os neurônios, causando problemas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.Dormência de um ou mais membros, fala arrastada e comprometimento da visão estão entre os possíveis sintomas.
3.Psoríase
Se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo). Afeta a pele causando lesões avermelhadas e descamativas. Pode agredir o coro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos e unhas
4.Tiroidite de Hashimoto
Afeta diretamente a glândula da tireóide, comprometendo a produção dos hormônios fabricados por ela.
5.Vitiligo
Causa a perda gradativa da pigmentação da pele, causando manchas em todo corpo.
6.Diabetes tipo 1
A doença é uma consequência da destruição autoimune de células do pâncreas que produzem insulina, hormônio essencial no controle do açúcar, devido a isso o nível de glicose no sangue fica elevado.
7.Doença Celíaca
Leva à intolerância ao glúten, substância encontrada no trigo, cevada, centeio e seus derivados como massas, pães, pizzas e etc.
8.Artrite Reumatóide
Essa doença também é consequência de uma reação do organismo contra si mesmo – particularmente, contra os tecidos que revestem as articulações. Pode causar dor, inchaço e deformidade nas articulações.
9.Doenças de Graves
Leva à superatividade da tireóide, causando o que chamamos de hipertiroidismo.
10.Anemia Hemolítica
Causa a baixa concentração de glóbulos vermelhos no sangue, com número menor do que o necessário.
Leia também:
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Sintomas
Apesar dos pacientes com doenças autoimunes podem apresentar alguns sinais e sintomas inespecíficos, como cansaço, febre baixa, desânimo, emagrecimento e mal estar geral, a verdade é que o quadro clínico de cada doença autoimune é muito diferente.
Doenças como, por exemplo, lúpus, diabetes tipo 1 e psoríase atacam órgãos diferentes, de formas distintas, e, por isso, apresentam sinais e sintomas próprios. Além disso, elas são doenças tão diferentes que são tratadas por especialistas distintos, como endocrinologista, reumatologista e dermatologista, respectivamente. A única semelhança entre elas é o fato de terem origem autoimune.
Não existe, portanto, um sintoma que seja específico das doenças autoimunes. Cada doença tem seu próprio quadro clínico.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de exame físico e de perguntas que apontaram o quadro clínico que o paciente acometido está apresentando. Dessa forma, é necessário realizar exames clínicos, como exames de sangue, onde os autoanticorpos serão pesquisados.
O diagnóstico das patologias autoimunes é habitualmente feito com pesquisa de auto-anticorpos no sangue. O auto-anticorpo mais comum é o FAN (ANA), que pode estar positivo em várias, mas não todas, doenças autoimunes.
Tratamento
O objetivo dos tratamentos geralmente se baseia em controlar o processo autoimune, reduzir os sintomas e trazer de volta o funcionamento normal do sistema imunológico, equilibrando a capacidade natural do organismo de combater invasores.
O tratamento da maioria das doenças autoimunes consiste na inibição do sistema imunológico através de drogas imunossupressoras, como corticoides, ciclofosfamida, ciclosporina, micofenolato mofetil, rituximab, azatioprina, etc.
Geralmente cada doença autoimune tem seu esquema próprio de tratamento. Algumas delas, inclusive, como diabetes tipo 1 e tireoidite de Hashimoto, não são nem tratadas com drogas imunossupressoras. Não existe um tratamento único que sirva para qualquer doença autoimune.
Importante
Quando o assunto é doença autoimune não há como dar precisão sobre os sintomas que de fato refletem a existência ela no organismo de algum indivíduo. Uma mesma doença pode apresentar sintomas diferentes em duas pessoas, por isso, tal imprecisão torna mais difícil receber o diagnóstico do problema, levando em média cerca de cinco anos aproximadamente para alguém conseguir ser diagnosticado com uma DAI.
Fonte:
Leia também:
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Diabetes: Doenças e suas complicações
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos no nosso novo instagram: