Curiosidades

O tênis é cinza com verde ou rosa? A ciência desvenda

O tênis é cinza com verde ou rosa? A ciência desvenda

Agora a pergunta é: Que cor você está vendo? Rosa e branco ou verde e cinza? Eis a questão? A foto do tênis de coloração misteriosa voltou a ser uns dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

A explicação para que o seu colega do lado não veja o mesmo que você é o fato de que os olhos de cada pessoa podem perceber as mesmas coisas ou objetos de formas diferentes. Mas, se você pensou que a visão tinha apenas a ver com seus olhos, você está enganado! Isso porque as informações sobre a luz que entram no olho viajam através do nervo óptico, sendo depois interpretadas pelo cérebro.

Todas essas situações são chamadas de ilusões de ótica, que enganam o nosso cérebro e fazem com que vejamos algo que não existe em uma imagem ou muito mais do que outras pessoas estão vendo.

O cérebro é responsável por tirar dados brutos sobre os comprimentos de onda da luz e desvendar os padrões, usando a memória para dar sentido às imagens que o cérebro finalmente “vê”. Nossos olhos transmitem uma enorme quantidade de informações ao cérebro, e requer muito poder cerebral para processar tudo.

Para facilitar o trabalho, o cérebro criou atalhos para entender o que está vendo, fazendo suposições sobre algo em vez de realmente ver como essa coisa é. Isso faz com que vejamos as coisas incorretamente. As sombras, a perspectiva e a cor são algumas das pistas que o cérebro usa para tomar decisões sobre o que está olhando.

Leia também:

10 maneiras de treinar a capacidade do seu cérebro

O que são ilusões de ótica?

As ilusões de ótica nada mais são do que interpretações erradas ou enganosas que o nosso cérebro dá para as coisas, objetos ou imagens que os olhos veem. Apesar de ainda ser um mistério para a ciência, a explicação mais razoável para o fato de elas existirem é a de que o nosso sistema visual é muito limitado para processar com precisão todas as informações que nossos olhos absorvem e, por isso, ele funciona baseado na interpretação mais provável do que estamos vendo.
No entanto, em algumas dessas vezes, o nosso cérebro pode fazer uma interpretação errada, fazendo com que percebamos certas coisas de maneira enganosa, daí o nome das ilusões de ótica. Falando de forma mais científica ainda, o que acontece é que quando a luz atinge a retina, o cérebro demora apenas um décimo de segundo para interpretar esse sinal em forma de percepção visual.

Veja 7 exemplos incríveis de ilusão de óptica;

1.Estas linhas horizontais parecem ser inclinadas, mas olhe por um tempo e você verá que elas são paralelas.

2.Essa imagem foi criada por Alice Proverbio, uma neurocientista da Universidade de Milano Bicocca, que compartilhou a figura em seu Twitter. Na verdade, a imagem não possui muitos truques. Ela só foi desenvolvida por alguém que sabe exatamente como a aquela composição de cores e formas vai ser processada pelo nosso cérebro.

3.Olhe fixamente para o nariz da moça por 10 segundos. Em seguida, pisque rapidamente enquanto olha para uma superfície clara. O rosto dela aparecerá colorido.

4.Não parecem, mas os círculos são perfeitos.

 

 

 

5.Qual círculo laranja é maior?

Tem certeza?

A ilusão de Ebbinghaus explora a nossa percepção de tamanho relativo. Quando um objeto é cercado por objetos maiores, este parece ser bem menor do que realmente é.

 

6.Fixe os olhos na imagem e você verá um rosto familiar.

 

7.Todas as bolinhas dessa imagem são brancas. Mas não importa o que você faça, você sempre verá algumas em preto.

 

8.Esta é uma ilusão simples, porém causa um pouco de confusão nos neurônios.

9.Estes quadrados são da mesma cor. Cubra com o dedo a parte que separa os dois e certifique-se!

A ilusão Cornsweet explora a inibição lateral do cérebro, que cria mais contraste entre os dois objetos quando eles têm diferentes bordas coloridas.

10.Fixe um ponto, tudo o resto vai se mover

 

 

Leia também:

10 maneiras de treinar a capacidade do seu cérebro

Gripe: Sintomas e tratamento

Câncer de próstata

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Diabetes: Doenças e suas complicações

Dengue: causas, tratamento e prevenção

 

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta