Saúde, Uncategorized

Pipoca: Saiba sobre seus benefícios

Pipoca: Saiba sobre seus benefícios

 

Pipoca! Uma explosão de benefícios tanto para saúde, quanto para manter a boa forma!!

É difícil pensar em pipoca e não se lembrar automaticamente do seu sabor amanteigado e de uma boa sessão de cinema. Ou então da pipoca sabor queijo quentinha feita no micro-ondas e devorada na frente da televisão ou do computador vendo sua série favorita.

Um estudo recente da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos reforça a versão dos benefícios da pipoca. Segundo o time de cientistas, a pipoca reúne mais certos antioxidantes que uma porção de frutas e verduras. O que faz com que ela possa ser uma aliada ardilosa na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer.

Propriedades da pipoca

Em 2013, o químico Joe Vinson e membros da sua equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, realizaram estudos acerca das propriedades da pipoca e fizeram algumas descobertas interessantes:

Vantagens como aperitivo

Por estar associada a diversão, cinema e entretenimento, a pipoca ficou estigmatizada como um alimento que engorda. A verdade é que um dos maiores benefícios da pipoca é o fato de ser menos calórica e ter mais elementos saudáveis que grande parte dos aperitivos. A pipoca apresenta uma grande vantagem em relação aos salgadinhos consumidos porque ela contém mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gorduras.

Rica em antioxidantes

Uma única porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis. Ao consumir pipoca você ingere de 200 a 300 miligramas de antioxidantes de um total de dois gramas de polifenóis que devem ser ingeridos por dia. Cerca de treze por cento do total ideal.A quantidade de polifenóis encontrada na pipoca é de 300 miligramas por porção. O milho comum possui 114 miligramas e as frutas em geral tem cerca de 160 miligramas por porção.

Pipoca contém mais antioxidante porque não possui água. Frutas e legumes também são ricos em antioxidantes, mas por causa de seu alto teor de água, eles acabam diluídos.

Calorias da pipoca

As calorias da pipoca variam de acordo com a receita que é preparada:

  • 1 xícara de pipoca pronta simples: 31 calorias;
  • 1 xícara de pipoca feita com óleo: 55 calorias;
  • 1 xícara de pipoca feita com manteiga: 78 calorias;
  • 1 embalagem de pipoca de micro-ondas: em média 400 calorias;
  • 1 pipoca grande de cinema: cerca de 500 calorias.

É importante lembrar que fazer a pipoca na panela, no micro-ondas ou com água não altera a sua composição nem as suas calorias, pois aumento calórico é devido à adição de manteiga, óleos ou doces na preparação.

Vejamos agora os maiores benefícios da pipoca para a saúde e porque ela não é o vilão que a maioria das pessoas imagina:

Benefícios da pipoca

Digestão

A pipoca é um grão inteiro e natural, que contém todas as fibras de farelo, minerais, vitaminas do complexo B e vitamina E. O teor das fibras mantém o seu corpo “regular”, estimula o movimento peristáltico, e induz a secreção de sucos digestivos. Ambos ajudam a manter o seu sistema digestivo saudável.

Redução de colesterol

As fibras são extremamente importantes para nosso corpo. Os cereais contêm fibras que ajudam a retirar o excesso de colesterol das paredes e vasos sanguíneos.

Controle da diabetes

Outro impacto da fibra sobre o organismo é o impacto sobre o açúcar no sangue. A farta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluíssem pipoca na sua dieta como uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.

Prevenção do câncer

Polifenóis podem combater doenças sérias como câncer e doenças do coração, mas para isso é preciso consumir um pouco da casquinha que envolve o grão.O grão da pipoca possui quantidades de polifenóicos, que é um dos tipos de antioxidantes mais poderosos. Estudos realizados nos últimos anos têm apontado que há uma grande quantidade de antioxidantes presentes na pipoca.  

Contra o envelhecimento precoce

Os radicais livres causam muito mais danos que o câncer. Estão ligados com rugas, manchas senis, doença de Alzheimer, fraqueza, perda de cabelo e degeneração celular, dentre outros. Os antioxidantes presentes na pipoca ajudam a combater esses efeitos dos radicais livres.

Perda de peso  

A pipoca contém cerca de 5 vezes menos calorias que a mesma quantidade em batatas fritas gordurosas. Comer pipoca faz você se sentir cheio e inibe a liberação do hormônio da fome. Tem um teor baixo em gorduras saturadas e seus óleos naturais são saudáveis e essenciais ao organismo.

Coração

Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos radicais livres produzidos nas reações químicas do organismo impedindo que eles danifiquem células vitais. Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causa oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis de órgãos vitais do corpo humano como o coração, cérebro, pele, pulmões, etc.

Fonte de vitaminas do complexo B

Uma quantidade de pipoca não é o suficiente para suprir a quantidade de vitamina B que seu corpo necessita, mas certamente contribui. A Tiamina ou Vitamina B1 ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico. A Niacina ou Vitamina B3 aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue. A vitamina B6 tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas: Ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, tem papel importante na produção de serotonina – responsável pelo sono, e ajuda a prevenir artrite.

Perigos

Mas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. Essas são justamente as que merecem estar no banco dos réus.

Como fazer pipoca de panela

O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica

  1. Coloque o óleo cobrindo todo o fundo da panela.
  2. Coloque 2 a 3 grãos de milho e espere.
  3. Quando estes grãos estourarem, adicione o restante do milho.
  4. Retire do fogo e mexa por 30 segundos.
  5. Volte com a panela para o fogo e aguarde o restante do milho estourar.
  6. Tempere a pipoca ao seu gosto.

Pipoca de Micro-ondas sem Óleo

Em um recipiente alto que possa ir ao micro-ondas, coloque 5 colheres (sopa) de milho para pipoca, 5 colheres (sopa) de água e sal (1 colherinha de café).  Misture bem, tampe com filme plástico e faça 4 furinhos para sair o vapor (use a pontinha de uma faca ou tesoura para isso). Leve ao micro-ondas em potência máxima por 4 minutos. O ideal é que o recipiente seja de vidro porque o filme não vai aderir ao plástico e vai voar pipoca por todo o micro-ondas

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

Imagens: Google

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta