Saúde

Febre de chikungunya 

Febre de chikungunya 

O que é? 

É uma infecção viral causada pelo chikungunya vírus e que pode se apresentar sob a forma aguda (com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular, podendo ocorrer erupções cutâneas) e evoluir para as fases: subaguda (com persistência de dor articular) e crônica (com persistência de dor articular por meses ou anos). O nome da doença deriva de uma expressão usada na Tanzânia que significa “aquele que se curva”. 

Como se transmite? 

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada pelo vírus. A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos. 

Sintomas de Chikungunya 

O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são: 

  • Febre 
  • Dor nas articulações 
  • Dor nas costas 
  • Dor de cabeça. 

Outros sintomas incluem: 

  • Erupções cutâneas 
  • Fadiga 
  • Náuseas 
  • Vômitos 
  • Mialgias. 

Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas. 

Diagnóstico 

Se você suspeita de febre chikungunya, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. O diagnóstico é realizado por exames laboratoriais ou pela avaliação dos sinais e sintomas apresentados e pela presença da pessoa em áreas com detecção do mosquito transmissor ou com casos de dengue nos 14 dias anteriores ao início do quadro. 

Para diferenciar febre chikungunya da dengue, outros exames podem ser feitos: 

  • Testes de coagulação 
  • Eletrólitos 
  • Hematócrito 
  • Enzimas do fígado 
  • Contagem de plaquetas 
  • Teste do torniquete: amarra-se uma borrachinha no braço para prender a circulação. Se aparecerem pontos vermelhos sobre a pele, é um sinal da manifestação hemorrágica da dengue 
  • Raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais. 

Tratamento 

Atualmente, não existe medicamento específico contra a chikungunya, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado. 

Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) e anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de hemorragias. 

Entenda a diferença entre dengue, zika e chikungunya 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2015, os brasileiros enfrentaram a maior epidemia de dengue já registrada no país. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram mais de 1.566.510 casos prováveis em todo território nacional. 

O ano também foi responsável por apresentar aos brasileiros duas novas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti: o zika vírus e a febre chikungunya. 

Além do transmissor, as doenças também possuem sintomas semelhantes. Veja as principais diferenças entre eles:  

Dengue é caracterizada por febre alta que começa de forma repentina associada a dores no corpo e nas articulaçõesdor de cabeçador no fundo dos olhos, dor abdominal intensa com náusea, vômito, diarreia. Além disso, a pessoa apresenta manchas avermelhadas na pele que podem coçar. 

A Chikungunya é caracterizado também por febre alta e abrupta acompanhada de dores intensasinchaço nas articulações e dificuldade em realizar atividades cotidianas como escovar os dentes e tomar banho. As manchas vermelhas no corpo são presentes com uma coceira intensa. 

Já na Zika,febre pode ser bem leve ou mesmo inexistente. As dores no corpo não são tão expressivas, mas podem manifestar nas extremidades. Uma diferença é a conjuntivite causada pelo vírus fazendo com que a pessoa fique com os olhos avermelhados e tenha uma sensibilidade à luz. As manchas avermelhadas podem aparecer logo no início dos sintomas e coçam bastante. Outros comprometimentos mais graves podem estar presentes como alterações neurológicas, dormência nas extremidades, debilidade muscular e reações auto-imunes. Quando adquirida durante a gestação, o Zika vírus pode causar uma síndrome congênita, afetando a saúde do bebê. 

A pessoa com algum desses sintomas deve ser devidamente avaliada pelo/a médico/a para que o diagnóstico seja feito e as orientações seguidas. 

Observe o ambiente em que você vive. 

Eliminar os criadouros do mosquito é a melhor estratégia para evitar essas doenças. 

Links:

Combate o Aedes 

Ministério da saúde  

DISQUE SAÚDE : 136 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta