Resenha: O menino do pijama listrado
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. “Um livro maravilhoso.” – The Guardian “Intenso e perturbador […] pode-se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época.” – USA Today “Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição.” – The Irish Independent
Resenha
O cenário do livro é a Segunda Guerra, Bruno, um garoto de 9 anos, vivia uma vida feliz e alegre em Berlim, em que brincava com seus amigos e morava em uma casa grande. Até que seu pai, oficial nazista, anunciou que por conta do trabalho sua família teria que se mudar para o interior.
Foi um momento difícil da vida de Bruno, visto que ao chegar no local da sua nova casa, o garoto fica isolado, triste e incrédulo com aparência do lugar, pois era cercada e vivia cheia de soldados. Da janela de seu quarto dava para ver uma “fazenda” cheia de pessoas com pijamas listrados.
Levado pelo tédio e pela curiosidade, Bruno resolve explorar a área da sua casa, para ver se encontra algo interessante. Em uma dessas explorações, o garoto encontra um menino que morava do outro lado da cerca cujo nome era Shmuel, prisioneiro do campo com família.
A amizade dos garotos se torna forte e todos dos dias eles se encontravam no mesmo lugar, e Bruno trazia comida para o novo amigo, no qual contava como era horrível e difícil de viver naquele ambiente.
Separados por uma cerca que se perde no horizonte, dividindo dois mundos e dois povos, os meninos nutriram uma relação de grande amizade secreta que vai levá-los ao encontro de uma dura realidade.
A obra traz a história do período do holocausto sob perspectivas diferentes da realidade. A história do nazismo contada pelo menino Bruno, com toda a inocência e curiosidade inerentes à infância, nos constrange em amor. No romance, sofremos com essa pesada história de amizade, de reencontro com nossa essência de buscar o bem, sem as complexas relações humanas que levam a separar os dois meninos por uma cerca, onde um tem uma vida de príncipe, enquanto o outro destina-se à morte quase certa, após sofrimentos tão já explorados e jogados em nossa cara.
“O menino do pijama listrado” é um livro impressionante, com uma leitura clara e delicada. Bem escrito, que nos envolvente em um enredo que causou um dos maiores genocídios da história da humanidade. É impossível ler essa grande obra sem chorar, dado que não se espera o desfecho, o que torna este leve livro ainda mais impactante.
Esse livro virou filme. E ambos, livro e filme, tornam impossível sair intacto desta emocionante história.
Ficha Técnica
Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 192 páginas
Ano de Publicação: Edição: 1ª (11 de outubro de 2007)
Categoria: História e Ficção Histórica Infantil
Assista o vídeo no nosso novo canal do Youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada
Beijocas e Boa leitura!!
Eu amo esse livro e o filme então ♥ Um história muito triste mas que nos abrem os olhos sobre esse período triste na história mundial, amei o post.
Hey Ray! Tudo bem?
Esse livro é muito bem falado, mas nunca o li.
Adorei a sua resenha sobre ele.
Um grande abraço,
Thamiris
| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |
Que resenha linda! Eu li esse livro e assisti ao filme para um trabalho na época do ensino médio. Gostei muito do post!
É um livro que tenho muita vontade de ler, confesso, mas ainda não consegui oportunidade, infelizmente! Sua resenha está muito bacana! Amei ler os detalhes que coloca, bem como a sutileza na forma como nos apresenta a trama!
Beijos!
Eu já assisti o filme e toda vez que assisto novamente eu me acabo em lágrimas. É uma história muito chocante e impossível de não se comover com o que acontece…
Não tenho nem palavras pra descrever o que esse livro/filme e história significam pra mim, viu? eu amei, chorei e choro sempre que vejo, rs.
Essa história é impactante, não dá pra não chorar lendo o livro ou vendo o filme.
Beijos