Leonardo da Vinci
Sinopse: A biografia definitiva do mestre Leonardo da Vinci, assinada pelo autor dos best-sellers Steve Jobs: A biografia e Einstein: sua vida, seu universo. Com base em milhares de páginas dos impressionantes cadernos que Leonardo manteve ao longo de boa parte da vida e nas mais recentes descobertas sobre sua obra e sua trajetória, Walter Isaacson, biógrafo de Einstein e Steve Jobs, tece uma narrativa que conecta arte e ciência, revelando faces inéditas da história de Leonardo. Desfazendo-se da aura de super-humano muitas vezes atribuída ao artista, Isaacson mostra que a genialidade de Leonardo estava fundamentada em características bastante palpáveis, como a curiosidade, uma enorme capacidade de observação e uma imaginação tão fértil que flertava com a fantasia. Leonardo criou duas das mais famosas obras de arte de todos os tempos, A Última Ceia e Mona Lisa,mas se considerava apenas um homem da ciência e da tecnologia — curiosamente, uma de suas maiores ambições era ser reconhecido como engenheiro militar. Com uma paixão que às vezes se tornava obsessiva, ele elaborou estudos inovadores de anatomia, fósseis, o voo dos pássaros, o coração, máquinas voadoras, botânica, geologia, hidráulica, armamentos e fortificações. A habilidade para entrelaçar humanidades e ciência, tornada icônica com o desenho do Homem vitruviano, fez dele o gênio mais criativo da história.
Resenha
A biografia de Leonardo da Vinci, escrito por Walter Isaacson – um dos mais proeminentes biógrafos de nosso tempo, traz uma verdadeira história de um homem surpreendente que já existiu. Nesta obra, podemos conhecer não só os grandes feitos de um gênio humano, mas toda a sua vida e personalidade. O autor faz com que cada capítulo ganhe características tão instigantes, que é quase impossível controlar o interesse de saber cada vez mais.
A história de Leonardo da Vinci, é extraordinária, na minha opinião ele é um dos homens mais inteligente que já existiu. Criador de duas das mais famosas obras de arte da humanidade, A Última Ceia e Mona lisa. Com uma curiosidade quase que obsessiva por estudos inovadores, principalmente sobre anatomia, fósseis, máquinas voadoras, botânica, geologia, hidráulica, armamentos e tantos outros estudos. Está biografia é rica em detalhes, com base em milhares de páginas dos impressionantes cadernos de da Vinci, no qual manteve ao longo da vida.
Leonardo, dissecou minuciosamente os músculos da face humana e os estudou com profundidade para pintar o sorriso de Monalisa, explorou a botânica para criar o fundo dos seus quadros com todos os detalhes de cada planta em cada estação. Ele foi o primeiro a desenhar certos tipos de ossos e explicar o funcionamento de alguns órgãos. Na matemática, ele não sabia fazer divisões, mas isso não o impediu de ser um verdadeiro geômetra, criando fórmulas e proporções perfeitas para suas principais obras.
O livro é focado em entender a visão de Leonardo, através de suas anotações, que funcionam como um diário de todos os seus pensamentos, das suas curiosidades, bem como das suas pesquisas e dos seus vários desenhos incríveis.
Além do mais há uma ótima seção de notas e uma linha temporal bastante completa e ilustrada que dão uma boa pincelada nos fatos históricos e servem como futuras referências caso o leitor fique perdido em meio a tantas referências e nomes. As ilustrações são maravilhosas, assim como os esquemas e reproduções de suas pinturas, tornam esse livro ainda mais belo.
Uma das leituras mais incríveis que já fiz na vida. Vale muito entender cada detalhe dos estudos desse grande pensador. Esse livro é um verdadeiro manual de inteligência de um dos maiores prodígios da história. ⠀
Ficha técnica
- Título: Leonardo da Vinci
- Autor: Walter Isaacson
- Páginas: 640
- Editora: Intrínseca; Edição: 1 (20 de outubro de 2017)
- Idioma: Português
- Categoria: Biografia e história real
O livro custa em torno de R$ 37,00
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada
Beijocas e Boa leitura!!