Uncategorized

A menina que roubava livros

E aí, Galera!! Tudo bem?   

Livro: A menina que roubava livros

7a1593ff-cd73-41a7-9b9d-f47f0c5af579   

  Sinopse: Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos.  Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. 

 Resenha 

A Menina que Roubava Livros é uma brilhante obra que relata a vida de uma garota na segunda guerra mundial diante de inúmeros fatos terríveis daquela época. Liesel Meminger é a personagem narradora, que em companhia do seu irmão são entregues pela mãe aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um casal que vivia nos arredores de Molching. Porém, seu irmão morre repentinamente durante a viagem de trem, e enquanto seu irmão é enterrado, algo chama a atenção de Liesel. Sim, um livro. Há um livro caído na neve que dispersa curiosidade na menina, e sem que ninguém veja ela o rouba.  

Ao chegar à sua nova casa na Rua Himmel, ela se depara com seus novos pais. Ele, um pintor que quase não encontrava trabalho. Ela, uma dona de casa que lavava roupas para famílias mais abastadas. A menina Liesel faz importantes amizades, e encontra nos pais adotivos o amor de uma família e passa a aprender a ler num porão, tudo isso enquanto lá fora há ameaça bate à sua porta.  

Em seu novo lar, a menina começa a frequentar a escola e faz amigos. Conhece um garoto em especial Rudy Steiner, com o qual ela passa a maior parte do seu dia. Mais tarde durante as comemorações do aniversário de Hitler, Liesel rouba o segundo livro de uma fogueira (livros considerados contra o sistema foram queimados em uma fogueira em praça pública) e se torna uma roubadora de livros. Nestas ocasiões em que crianças e adultos estão tomados pelo medo Liesel encontra nos livros, uma forma de aliviar um pouco do sofrimento vivenciado por todos. 

A menina que roubava livros, aborda o tema de uma maneira delicada, desperta amor, raiva, tristeza, e não decepciona, a jornada comove a própria Morte. É algo tão singelo, mas ao mesmo tempo tão profundo que faz com que o leitor se apaixone logo no primeiro capítulo. E uma história de amor, amizade, tolerância, bondade e fé. 

Chorei, ri, encantei-me e amei, tornou-se um dos meus livros favoritos, sempre vou recomendá-lo a toda e qualquer pessoa! 

 41-x8itRwwL

Filme 

 Um filme com doses certas de emoção, humor, aventura e suspense. Para os fãs do livro, a surpresa maior é perceber quão lindamente ele foi ajustado para o cinema. A história de Liesel Meminger, na obra escrita, tem a característica peculiar de ser narrada pela própria Morte.  Assim, o diretor Brian Percival usou de um artifício simples para manter essa mesma aura misteriosa, com uma narração onde você reconhece e se arrepia com as mesmas passagens do livro, combinadas com cenas que casam perfeitamente. 

 

O livro custa em torno de R$ 25,4 até R$ 31,90   

Ficha técnica   

  • Título:  A menina que roubava livros 
  • autor: Markus Zusak 
  • Capa comum: 480 páginas   
  • Editora: Intrínseca; Edição: 1ª (14 de fevereiro de 2007) 
  • Idioma: Português   
  • Categoria: Romance 

⠀⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⠀ 

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais   

Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada   

Beijocas e Boa leitura!!   

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta