Uncategorized

Adeus, China – O Último Bailarino de Mao

E aí, Galera!! Tudo bem?

Livro: Adeus, China – O Último Bailarino de Mao

5c7e0ea1-3b0d-46b2-8d33-e336ca08e0ab

 

Sinopse: Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola – os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães da grande visão de Mao para a China. O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, afinal, no último momento, toca no ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. “Que tal aquele?”, ela pergunta. Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela: o último bailarino de Mao, o queridinho do ocidente. Esta é a história de Li Cunxin – uma narrativa que poderia ter desaparecido, como as vidas de outros milhões de camponeses, em meio à revolução e ao caos. É uma história de coragem, de amor de mãe e do anseio por liberdade de um jovem. O relato belo e precioso de uma vida inspiradora contado com honestidade.

 

 RESENHA

 

Sabe aquele livro encantador, que você amou e quer que todos leiam?? Pois é, Adeus, China é um desses livros incríveis!!

É uma autobiografia, ele descreve a miséria triste e cruel – nessa parte do livro eu descobri o real significado da miséria – da China sob o regime ditatorial de Mao e como um jovem conseguiu superar todas as barreiras e mudar completamente sua vida.

Um menino de 11 anos que saiu de um vilarejo espantosamente pobre do nordeste da China, para estudar balé.

No início, ele nem sabia direito o que era dançar balé. Estava assustado e solitário e odiava a rigorosa rotina de treinamentos, mas entendia que ali teria trabalho e comida garantidos, ao mesmo tempo que servia ao chefe Mao, a quem idolatrava, e era motivo de orgulho para a família. Assim, se empenhou em aprender e com extraordinária força de vontade e autodisciplina se revelou um dos maiores bailarinos daquela Companhia.

A ditadura de Mao manipulou a infância do bailarino e toda população chinesa, os fez acreditar que a China era privilegiada, que nenhum outro país vivia tão bem quanto eles, manteve toda a população cega, calada e reprimida. E foi este mesmo governo que permitiu que Li Cunxin conhecesse o mundo e se deparasse com o Capitalismo, que retirou as vendas de seus olhos e o fez enxergar as mentiras manipuladas da política de Mao, que o levou, juntamente com outros amigos, aos Estados Unidos para estudar balé por três meses. Esses poucos meses foram suficientes para encantar o jovem bailarino de Mao e fazer com que seu destino tivesse uma reviravolta.

Ele conheceu sua esposa, a bailarina australiana Mary McKendry, enquanto dançava em Londres. Eles se mudaram para a Austrália em 1995, onde Li se juntou ao Australian Ballet como dançarino principal. Após a aposentadoria, ele trabalhou no mundo das finanças como corretor de ações, mas o balé estava sempre em seu coração e, em 2012, assumiu a direção artística da Queensland Ballet Academy, cargo que ocupa até hoje.

É uma história de superação, de garra, de determinação e de muita luta. É um relato sobre família e os valores que realmente importam. A narrativa de Li é linda e real história de amor, que me levou às lágrimas por diversas vezes.

Um dos livros mais lindos que já li, ninguém sai dele do mesmo jeito que entrou!

Recomendadíssimo!!

511H7Bm-H3L

O livro custa em torno de  R32,50 até R$ 38,90

Ficha técnica

  • Título: Adeus, China – O Último bailarino de Mao
  • Autor:  Li Cunxin
  • Capa comum: 408 páginas
  • Editora: Fundamento; Edição: 1ª (26 de junho de 2015)
  • Idioma: Português
  • Categoria: autobiografia

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

 

 

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais

Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada

Beijocas e Boa leitura!!

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta