Você já está se preparando para o projeto verão 2021? Para quem está de olho no verão e quer eliminar as celulites e ter uma qualidade de vida, vale apostar em alimentos anti-inflamatórios.
A melhor forma de reduzir a inflamação do corpo é a mudança dos hábitos alimentares. Uma dieta pobre em açúcar, carboidratos simples, frituras, alimentos processados e industrializados faz bem à saúde do corpo como um todo.
Indisposição, intestino desregulado, dores nas articulações, imunidade baixa. Todos esses sintomas, que atrapalham e muito o nosso bem-estar, são causados quando há alguma inflamação no corpo. Por isso, dentre os principais tratamentos para manter um corpo ativo e livre de problemas, uma alimentação feita à base de ingredientes anti-inflamatórios pode fazer toda a diferença em sua vida.
Dessa maneira, manter um cardápio equilibrado com frutas, vegetais, certos legumes, temperos, cereais e suplementos específicos ajuda a reduzir o processo inflamatório. Além disso, contribui para o controle de peso e prevenção do surgimento de diversas doenças.
Confira agora quais são os alimentos anti-inflamatórios e como eles agem no organismo.
12 alimentos anti-inflamatórios para acrescentar na sua alimentação.
1- Azeite de oliva extra virgem
O azeite de oliva extra virgem é uma das gorduras mais saudáveis para o corpo com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer, principalmente devido à presença de polifenóis na sua composição, como o oleocantal, que age como um antioxidante protegendo e reduzindo os danos que causam inflamação nas células.
A raiz, com um sabor extremamente marcante, tem ação antioxidante no nosso organismo, ajudando na prevenção de doenças e auxiliando no combate ao envelhecimento precoce.
3- Tomate
O tomate é rico em vitamina C, potássio e licopeno, que são antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias que agem reduzindo a produção de citocinas e prostaglandinas que causam inflamação e estão relacionadas a vários tipos de câncer como do fígado, pulmão, próstata, mama e cólon, por exemplo.
Leia também: Desinchar: 10 alimentos diuréticos
Essa especiaria também é um agente antisséptico, antibacteriano natural e um desintoxicante para o fígado. Ela é eficaz na redução da inflamação relacionada à artrite, diabetes e outras doenças.
O chamado “super alimento”, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina B6, C e selênio, que inibem a proliferação das células cancerígenas. Além disso, o alho pode ajudar a aumentar os antioxidantes no corpo, enquanto regula os marcadores promotores da inflamação.
Fonte de vitamina C para o organismo, a fruta é responsável por fortalecer a imunidade. Para seu melhor uso, utilize a casca, que é a parte com maior quantidade de terpenos, as substâncias mais importantes e funcionais do alimento.
Assim como as frutas vermelhas, a uva contém antocianinas, que reduzem a inflamação. Além disso, ela pode diminuir o risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade, doença de Alzheimer e distúrbios oculares
8- Abacate
Rico em potássio, magnésio e fibras, o abacate é um alimento com alto poder anti-inflamatório. A fruta ainda possui ação antioxidante e ajuda a reduzir a inflamação nas células jovens da pele. Pacientes que sofrem com artrite podem reduzir o desconforto das dores com o consumo regular de abacate.
9- Mel
O doce alimento é uma boa fonte de minerais para o nosso organismo, tais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo, beneficiando a saúde do corpo de uma forma geral. É recomendado o consumo diário de 1 colher de chá ou acrescentá-lo em alguma fruta a seu gosto.
Os vegetais de folhas verde-escuro são ricos em alcalinizantes, que ajudam a equilibrar o pH do corpo e diminuir a acidez do organismo. Consequentemente, o risco de inflamação passa a ser muito menor. Boas opções de folhas verdes são a couve, brócolis e espinafre.
11- Chocolate amargo
O chocolate amargo e o cacau são ricos em antioxidantes que reduzem a inflamação. O chocolate amargo é rico em flavonóides, catequinas e epicatequinas que têm efeito anti-inflamatório, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis e reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto ou derrame cerebral.
12- Óleo de peixe
O óleo é uma das principais fontes de ômega-3, ácido graxo que ajuda a reduzir a inflamação. Por isso, é um produto que deve ser consumido por quem sofre com doenças inflamatórias como artrite, artrite reumatoide e dores nas articulações em geral.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
O déjà vu intriga cientistas e fascina curiosos. Você está em um café, conversando com um…
O vício alimentar é uma condição que transcende a simples vontade de comer. Trata-se de…
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
This website uses cookies.