Saúde, Saúde e bem-estar, saúde mental

Cérebro:1O hábitos para aumentar as habilidades cognitivas

Você sabia que existem hábitos que podem estimular o seu cérebro? Há diversos hábitos que podem aumentar as habilidades cognitivas e fazer com que as pessoas se tornem mais eficazes em suas atividades profissionais e pessoais.

Com a correria do dia a dia e o uso excessivo da tecnologia, é cada vez mais comum encontrar pessoas com problemas de memória, concentração e raciocínio. Assim como acontece com o corpo físico, é possível fortalecer o cérebro e ampliar sua capacidade através de métodos que irão estimular a sua mente a ficar mais produtiva e saudável.

Confira 10 hábitos para fazer todos os dias que irão expandir o seu cérebro. 

1- Priorize a saúde

Para se ter um corpo funcionando bem é essencial que se tenha, no mínimo, três hábitos: dormir bem, uma alimentação adequada e atividades físicas diárias.  

Uma boa noite de sono traz diversos benefícios, uma vez que aumenta o desempenho no cérebro, deixa a mente alerta e criativa. 

A alimentação é fundamental, pois é a partir dela que tiramos a energia para nosso organismo trabalhar. Além do que, tudo o que ingerimos exerce um grande impacto na capacidade cognitiva e, inclusive, no humor.

Já os exercícios físicos aumentam a circulação sanguínea, regulam as taxas hormonais e promovem a neurogênese em principais áreas do cérebro.

 2- Respire corretamente 

O ritmo da respiração tem impacto nas oscilações elétricas cerebrais. Isso quer dizer que a respiração é capaz de sincronizar a frequência cerebral, auxiliando na concentração.

3- Leia mais 

Ler é um dos melhores exercícios para o cérebro, visto que expande suas habilidades de comunicação, amplia seu vocabulário, aumenta o seu repertório cultural, expõe você a novas ideias, desenvolve habilidades analíticas e melhora sua mente.

4- Treine sua memória

Há vários jogos e mecanismos para melhorar a sua memória. As atividades que exigem raciocínio e associações, como o xadrez, palavras-cruzadas, quebra-cabeças, jogos de memória, até videogame, são capazes de ativar diversas áreas do cérebro e estabelecer conexões essenciais para o seu fortalecimento.

Treinar o cérebro também pode ser uma tarefa divertida, já que algumas brincadeiras têm o poder de estimular o desenvolvimento cognitivo e até aumentar a capacidade intelectual.

5- Seja curioso 

A curiosidade é a busca por criar conexões novas, nos tira da zona de conforto e nos motiva a tentar enxergar o mundo de maneiras diferentes. Pessoas curiosas costumam ter iniciativa para descobrir e aprender assuntos novos, expandindo a mente para outras habilidades.

A curiosidade traz desafios para você mesmo, pois te faz desejar estar sempre procurando as respostas para as coisas que mais te instigam. Essa busca por conhecimento pode ser extremamente emocionante, além de contribuir para o crescimento, transformação pessoal e alcance de mais maturidade.

6- Anote tudo que puder 

Tenha um diário e escreva com sua mão. Adotar o hábito de  escrever coisas ou ideias efetivamente cria uma extensão para sua mente. Assim como a leitura, a escrita incentiva o crescimento do seu vocabulário e melhora a sua capacidade gramatical.

A escrita desencadeia o sistema e permite que seu cérebro saiba que é hora de prestar atenção. Isso também vai ajudar o seu cérebro a armazenar informações de maneira mais eficaz e promover melhores habilidades de memória.

7- Crie listas

As famosas listas nos ajudam a ter uma visão mais clara de todas nossas obrigações e a organizar melhor nosso tempo, para podermos cumprir tarefas e objetivos estipulados. Com isso, diminuímos momentos de procrastinação. 

8- Mude a sua rotina

Alterar uma rotina é sempre um desafio. Ela exige que nós sejamos capazes de abandonar velhos hábitos, muitas vezes profundamente enraizados em nosso ser, para abraçar novas maneiras de fazer as coisas. Por isso, comece com tarefas simples do seu dia a dia.

Mude o caminho que você passa para ir ao trabalho já é algo que pode ativar o seu cérebro. Assim como, escove os dentes com a mão não dominante. 

Tome banho de olhos fechados. Este exercício serve para potencializar a área do cérebro responsável pelas sensações táteis. 

Adotar uma nova rotina fica mais fácil se você mudar também o seu ambiente: faça algumas mudanças em seu quarto, sua cozinha, sua mesa de trabalho ou até na área de trabalho de seu computador. Uma nova configuração para esses espaços reforçará a ideia de que você está em uma nova fase.

9- Medite 

Saber controlar e acalmar seu cérebro é tão importante quanto melhorar sua atividade lendo e aprendendo coisas. A medicina estuda os efeitos que a meditação tem no cérebro há vários anos e os resultados são impressionantes.

Estudos mostram que a meditação ativa funções cerebrais ligadas diretamente com a consciência, atenção, aprendizado e memória.

10- Ouça mais música

A música pode melhorar a memória, aliviar o estresse, aumentar a disposição e até despertar a criatividade. Assim como, pode melhorar a cognição geral, e a memória musical é muitas vezes a última a desaparecer, quando somos afetados por certas condições, como a demência.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta