Comportamento, Curiosidades

Arquétipo: o que é, e quais são os principais

Você já ouviu falar em arquétipo? Arquétipo é um conjunto de protótipos responsáveis por criar traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças. No entanto, é uma ideia da psicologia utilizada para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social.

Arquétipos, nada mais é, que impressões que as pessoas, inconscientemente, possuem a respeito de algo ou alguém e que influenciam sonhos, fantasias e até seu comportamento. Dessa forma, as imagens dos arquétipos são encontradas em mitos, lendas, na literatura, nos filmes e até mesmo nos nossos sonhos. Também são utilizados na publicidade.

O que são os arquétipos?

O termo arquétipo é de origem grega, onde “archein” quer dizer original e “typos” corresponde a padrão ou tipo. Desta forma, o arquétipo corresponde a um padrão para moldar as pessoas a partir de alguns conceitos, características e valores.

Esse conceito foi desenvolvido por Carl G. Jung, psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica. Esses comportamentos estão no inconsciente coletivo e, por isso, são percebidos de maneira similar por todos.

Jung entendia que os arquétipos representavam as principais motivações básicas do ser humano como: valores, premissas, traços de personalidade e crenças gerais seriam divididas em aproximadamente 12 tipos que, por sua vez, eram difundidos ao redor do mundo.

Cada indivíduo tem suas vivências e, a partir delas, forma imagens em sua mente, ou seja, percepções sobre o que vê. O psiquiatra percebeu, através de estudos e observação, que existe uma estrutura semelhante em relação a essas imagens, como, por exemplo, a figura materna, que é vista como amorosa e cuidadosa, assim como pessoas mais velhas, que são consideradas sábias.

Para entender o que são arquétipos vamos dar o exemplo da visão dos animais. Quando pensamos no leão, logo imaginamos uma figura forte, destemida, o rei da selva. 

Dessa maneira, cada animal é um símbolo de um tipo de comportamento, o que é tão forte em nossa mente que muitas vezes os usamos para nos referir a outras pessoas, como quando dizemos que alguém tem visão de águia ou que é uma cobra venenosa por ter uma atitude negativa, por exemplo. São aspectos que simplesmente pensamos, sem nos dar conta de como surgiram, o que acontece porque vêm do nosso inconsciente.

Os 12 arquétipos e seus significados

A partir do conceito de Jung, desenvolveu-se uma classificação com 12 arquétipos que simbolizam algumas motivações básicas dos seres humanos. Uma pessoa pode manifestar diversos arquétipos em sua personalidade, no entanto, um deles é predominante. Os psicólogos costumam usar esses padrões para estudar as personalidades e desenvolver as potencialidades dos indivíduos.

Há inúmeros tipos de arquétipos, usados para fins diferentes. Os 12 arquétipos de Jung como são conhecidos, são uma versão mais contemporânea dos arquétipos que habitam nossas mentes. Conheça agora:

1-Sábio

O Arquétipo Sábio deseja entender o mundo através do estudo e da autorreflexão, é metódico e detalhista e acredita que a verdade é libertadora.  Características são:  sabedoria e inteligência.

2- Explorador

O Arquétipo explorador é aquele tipo de pessoa que sonha acordado, está sempre em busca de conhecer novas culturas, de viajar e apreciar coisas novas. Portanto, se sua marca está sempre em busca do novo, adora desafios, quer estar sempre em movimento, e gosta de uma boa aventura.

Características são: liberdade, aventura, independência e ambição.

3- Mago

O Arquétipo Mago coloca a mente humana frente a todas suas potencialidades, e faz com que tudo saia do plano das ideias e se concretize. 

Características são: a capacidade de comunicação, a habilidade de transformar o meio e o poder pessoal.

4- Herói

O Arquétipo Herói simboliza a pessoa que percebe um problema no mundo e sente um chamado interior para resolver esse problema. Ele está presente em filmes e lendas, o herói é o guerreiro e destemido. Luta para proteger os seus e não teme os perigos.

Características são: desejo de vitória, realização e sucesso.

5- Criador

O Arquétipo Criador é a típica pessoa que põe a mão na massa e cria utilizando a imaginação, com o intuito de mudar o mundo. Essa pessoa dá vida à imaginação e às coisas que ainda não existem.

Características são: imaginativo e engenhoso, com um forte ímpeto para inovar e desenvolver novos projetos.

6- Amante

O Arquétipo Amante rege a paixão, a união e as escolhas. Nos impulsiona a fazer aquilo que amamos, a encontrar e viver uma paixão, seja uma pessoa, ideia, projeto ou profissão. É sensível e se sente feliz ao amar e ser amado.

Características são:  naturalmente carinhoso, amoroso, carismático e sociável.

7- Rebelde

O Arquétipo Rebelde é aquele modelo de personalidade que se sente incomodado quando se fala em sociedade, burocracia e processos enraizados, o que faz com que ele mude tudo o que está ao seu alcance. 

Características são: possuem o dom de esperar, demonstrando tranquilidade e respeito. 

8- Tolo

O Arquétipo Tolo tem por impulso fazer os outros felizes. Eles podem usar seu humor para mudar a percepção das pessoas, mas também podem usá-lo para mascarar sua própria dor.

Características são:  o malandro, o palhaço, o brincalhão, o comediante.

9- Cuidador

O Arquétipo Cuidador é aquele modelo de pessoa que está sempre se preocupando com o outro e procurando resolver seus problemas. Costuma ser muito prestativo e ajudar quem precisa.

Características são:  proteger, cuidar do próximo e ajudar.

10- Homem comum

O homem comum está feliz em simplesmente pertencer. Eles tendem a misturar-se na sociedade como “todos” e não gostam de destacar-se na multidão. É bom para quem o rodeia, mas pode perder sua individualidade.

Características são: gentileza, altruísmo, respeito, justiça, responsabilidade.

11- Inocente

O Arquétipo Inocente é a típica pessoa que quer se sentir como uma criança, a qual deseja a felicidade acima de tudo e acredita na melhor versão de todos e do mundo. É espontâneo, mas pode ser ingênuo às vezes.

Características são: pureza, simplicidade,  positividade,  felicidade, autenticidade, espontaneidade, transparência.

12- Governante

O Governante está no comando e no controle sempre, ou seja, é o líder. É típico dele ser mostrado como indivíduo extremamente responsável, que joga com muitas responsabilidades importantes. Tem autoridade e sabe se impor, mas pode se tornar autoritário para fazer valer a sua vontade.

Características são: poder, estabilidade, status.

Leia também:

Lei da atração: como usar para obter o que deseja

Lei da atração: afirmações para atrair prosperidade

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso  canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta