Você já ouviu falar na Síndrome de Savant? Provavelmente, sim, pois essa síndrome ficou muito conhecida depois da série “The Good Doctor”, criada por David Shore, na qual conta a história de um residente de cirurgia, Shaun Murphy, que é autista e apresenta Síndrome de Savant. O savantismo ajuda ele em diversos momentos de sua profissão.
A síndrome de savant ou síndrome do sábio, também chamado de Savantismo, é um distúrbio psíquico. A condição é um mistério que fascina e intriga a ciência. Seus portadores geralmente possuem altas habilidades, incríveis mesmo, como memória extraordinária, e ao mesmo tempo sérios problemas de desenvolvimento, como dificuldade para falar e se relacionar socialmente.
Embora a Síndrome de Savant seja pouco conhecida, há registros de literatura científica desde meados do século 18, quando o psiquiatra Benjamim Rush descreveu a incrível habilidade de Thomas Fuller para lidar com números.
No entanto, em 1887, o médico John Langdon Down (conhecido até então por ter identificado a síndrome de Down) descobriu 10 pessoas com a Síndrome de Savant.
Esta Síndrome é mais comum desde o nascimento, aparecendo frequentemente em crianças com autismo, porém também pode se desenvolver na idade adulta quando se sofre traumatismo cerebral, ou alguma virose com encefalite.
O que é Síndrome de Savant?
A Síndrome de Savant é um distúrbio psíquico raro que faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais extraordinárias, em áreas específicas, em particular concretas e peculiares, conhecidas também como “ilhas de genialidade” e “prodígios” mas, ao mesmo tempo, mostram limitações associadas a um déficit cognitivo/intelectual.
Além do que, apresentam habilidades excepcionais em áreas como cálculos, artes, memória, música, associadas a limitações que afetam, muitas vezes, o poder de comunicação. Esses talentos estão sempre ligados a uma capacidade extraordinária de memória acima da média (podem, por exemplo, ler um livro inteiro e decorar cada palavra lida), porém nem sempre com boa compreensão.
Uma pessoa com Síndrome de Savant pode, por exemplo, não consegui fazer o cálculo de uma compra no mercado sozinho, mas consegue responder cálculos complexos de cabeça rapidamente; pode ser capaz de executar peças musicais em um instrumento ou com a voz sem conhecimento prévio, entre outros. Embora raro, é descrito na literatura médica desde 1789 e está intimamente ligado ao autismo.
No entanto, uma em cada dez pessoas dentro do espectro autista têm tais habilidades notáveis em graus variados, embora a Síndrome de Savant possa ocorrer em outras síndromes do desenvolvimento ou outras situações.
Diferenças e semelhanças entre Síndrome de Savant e o Autismo
O autismo geralmente está associado a deficiências de comunicação social, e por sua vez a capacidade cognitiva. O indivíduo portador de Savant possui determinadas áreas cognitivas além da capacidade humana, como memorizar livros inteiros por toda vida, fazer cálculos mentais de multiplicação acima de 7 dígitos, entre outros fatores. Embora compartilhe de características em comum com qualquer outro autista, possui sua habilidade de aprendizagem preservada, sendo capaz de desenvolver parcialmente relações pessoais.
O caráter comum entre autismo e síndrome de Savant, é fato de possuírem dificuldades arbitrárias em relacionar-se, demonstrar emoções, enfrentar mudanças de rotina, interesse focado em partes de objetos e anormais, estereotipia, ecolalia, maneirismos, entre outros sintomas.
Os Savants possuem uma habilidade inata, ou seja, não precisam estudar para dominar certo tema. Já, um músico autista pode, por exemplo, ter grande interesse em Mozart e saber tocar todas as peças, explicando como foram criadas, como devem ser tocadas etc. Enquanto um músico Savant, mesmo sem ter estudado, consegue tocar uma sinfonia após escutá-la uma única vez, por exemplo.
Principais características da Síndrome
Como abordado anteriormente, a principal característica da Síndrome de Savant é a capacidade extraordinária em determinadas áreas, algumas frequentes e ou outras habilidades não tão frequentes como:
Essas capacidades podem estar relacionadas com:
Diagnóstico de Síndrome de Savant
O diagnóstico da Síndrome de Savant é clínico, ou seja, o médico avalia o histórico clínico do paciente, com auxílio de avaliação neuropsicológica.
O objetivo é identificar e valorizar as áreas de destreza e utilizar as facilidades para minimizar a falta de habilidades em outras áreas.
Depois disso, o especialista irá entender se será necessário algum diagnóstico diferencial que tenha indicação de tratamento específico. Uma lesão por AVC ou tumor, por exemplo, exige terapias rápidas e bem direcionadas para cada caso.
Há casos em que a criança é diagnosticada com autismo e só mais tarde se observam habilidades extraordinárias e há outros em que o autismo só é observado mais tarde.
Tratamento de Síndrome de Savant
A Síndrome de Savant não possui cura.
Não existe nenhum tratamento específico para a Síndrome de Savant, porém, é feito com terapia ocupacional para ajudar no desenvolvimento da capacidade extraordinária do paciente. Como essa condição está associada a outros déficits relacionados à socialização e solução de problemas, por exemplo, se pode adotar a terapia para minimizar essas dificuldades e aumentar outras habilidades.
Casos famosos de Síndrome de Savant
Os casos mais conhecidos de savantismo são:
Além disso, a série “The Good Doctor”, conta a história de Shaun Murphy, que é autista e apresenta Síndrome de Savant. Ele é um médico capaz de fazer diagnósticos difíceis porém apresenta grande dificuldade em se comunicar e lidar com os diferentes tipos de demandas sociais.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.