The Brain
Você tem cuidado do seu cérebro? Atualmente, a preocupação com a saúde mental se torna maior a cada dia no mundo. As pessoas estão percebendo que um cérebro saudável é tão importante quanto um corpo em forma.
Mediante o fato, que o cérebro é um órgão extremamente poderoso, porém, também é muito sensível à agressões. Apesar de possuir uma boa capacidade de adaptar-se às novas condições a ele impostas, é necessário manter atenção, já que muitos desses agravos podem resultar em prejuízos permanentes.
Dessa forma, aprender a dominar a sua mente é um dos pilares mais importantes para atingir seus objetivos. A maioria dos seus problemas podem ser resolvidos com pequenas mudanças de hábitos.
Há muitas coisas que você pode fazer para deixar o seu cérebro mais saudável e com maior capacidade de raciocínio, memória e aprendizado. São hábitos simples que você pode incorporar com facilidade no seu dia a dia.
Pensando nisso resolvemos listar os 8 maiores inimigos para o bom funcionamento do seu cérebro.
1- Privação do sono
O hábito de dormir pouco pode atrapalhar o processo cerebral, uma vez que é durante o sono que o cérebro consolida as memórias do dia que passou, organiza o pensamento, descartar coisas supérfluas e exercita a criatividade. Além disso, prepara o cérebro para as atividades do dia seguinte. Por isso, quando dormimos mal o rendimento cai logo no dia seguinte, ocorrendo o declínio franco da concentração, da memória e alterações intensas do humor.
Dessa forma, privar-se de uma boa noite de sono pode impedir o cérebro de uma ótima oportunidade para desenvolver da melhor forma possível suas funções mentais.
2- Vida sedentária
O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Já, a falta de atividade física aumenta o risco de obesidade, pressão alta, colesterol elevado, problemas cardíacos, doenças que podem ainda aumentar o risco de doenças isquêmicas, o conhecido AVC (Acidente Vascular Cerebral).
3- Ansiedade
A ansiedade é uma das questões que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas nos tempos atuais. É um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. A causa da ansiedade nada mais é que uma reação normal do corpo diante de eventos futuros. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar o funcionamento eficiente do nosso cérebro.
Geralmente, os ansiosos vivem “no mundo da lua”, são frequentemente desatentos.
4- Estresse
O estresse é um dos piores inimigos do cérebro. Uma das estruturas acionadas pelo nosso cérebro é o hipotálamo, que ativa a liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina, e são eles que preparam o nosso organismo para se defender. Uma vez que esses hormônios são liberados, eles começam a provocar reações fisiológicas, como o aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do ritmo da respiração. Do mesmo modo, elas causam uma reação orgânica no hipocampo, área do cérebro associada à memória, e, por isso, muitas vezes a atenção e a capacidade de raciocínio ficam prejudicadas. A meditação é um meio de gerenciar o estresse.
5- Rotina Monótona
Uma rotina monótona é uma rotina de normalidade que limita seu crescimento pessoal, dessa maneira, realizamos diversas atividades sem perceber e deixamos de pensar, perdendo uma chance de exercitar os neurônios. Enfim, em 80% do nosso tempo fazemos as mesmas coisas, da mesma maneira, pelos mesmos motivos.
A falta de projetos, planos, metas, tudo isso leva a uma preguiça cognitiva. Por essa razão buscar coisas novas, objetivos, desafios é uma maneira de ativar o cérebro e otimizar a rotina.
6- Alimentação inadequada
A má alimentação é de longe o principal fator de risco responsável por óbitos ao redor do mundo. A falta de cuidados com a alimentação pode interferir no desempenho mental, aumentando os riscos de déficit de memória e até de doenças degenerativas.
Uma alimentação balanceada e um bom trato digestivo que consiga digerir e absorver adequadamente o máximo de nutrientes são essenciais para a manter a saúde cerebral em dia. O cérebro precisa desses elementos para produzir neurotransmissores, substâncias que fazem a comunicação entre os neurônios, otimizando a memória.
7- Desorganização
Viver em meio à desorganização gera estresse e perda de tempo, o que interfere diretamente no bem-estar e na qualidade de vida. Quando está tudo desorganizado e alguém procura algo, o cérebro gasta tempo e performance para achar o que se quer. Com isso, ele fica cansado e há queda de rendimento em atividades que exigem mais energia, como tomada de decisões.
8- Viver sob pressão
Prazos apertados, cobrança dos superiores, necessidade de entrega, metas a cumprir, grandes apresentações e reuniões com os clientes. Uma das razões pelas quais os profissionais costumam perder o foco e a atenção quando trabalham sob pressão.
A verdade é que, cada vez mais, vivemos como máquinas, trabalhando sob pressão e com prazos apertados. Isso afeta o nosso sistema imunológico, nosso cérebro e pode, a longo prazo, causar distúrbios neuropsiquiátricos – como ansiedade, depressão e síndrome de Burnout.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
O vício alimentar é uma condição que transcende a simples vontade de comer. Trata-se de…
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
This website uses cookies.