Saúde, Saúde e bem-estar

10 poderosos benefícios do café para saúde

Você tomou o seu cafezinho hoje? O café, além de ser delicioso, tem um cheiro maravilhosos que melhoram qualquer humor, e ainda faz muito bem para a saúde. Esta bebida é consumida em todos os lugares do mundo, sendo a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para água.

Entre os motivos está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também o grão é repleto de polifenóis – antioxidantes que impedem, ou ao menos diminuem, a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular, com isso traz diversos benefícios e pode até mesmo prevenir doenças. 

Confira abaixo os 10 poderosos benefícios do café para saúde;

1- Aumenta a energia

O café realmente deixa o organismo mais ativo. As substâncias presentes no poderoso grão fazem com que o rendimento do corpo aumente e combatem o sono e o cansaço. Depois de beber o café, a cafeína é absorvida pela corrente sanguínea e depois ela percorre até chegar ao cérebro. Lá, a substância bloqueia um neurotransmissor chamado adenosina, levando a quantidade de outros neurotransmissores.

2- Faz bem para a memória

O consumo moderado de café ajuda a deixar a memória mais ativa, o cérebro trabalha melhor. De acordo com uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, a cafeína faz bem para a memória de longo prazo. Observou-se que os voluntários que tomaram cápsulas de cafeína tiveram um melhor desempenho nos experimentos de memória do que os que ingeriram placebo, levando os cientistas a concluírem que a cafeína tem um efeito positivo em nossa memória de longo prazo, tornando-a mais resistente ao esquecimento, mas não pode colaborar para recuperar a memória perdida, por exemplo.

3- Café faz bem ao coração

O café tem propriedades antioxidantes e a sua ingestão pode ajudar a reduzir os risco de desenvolver doenças de coração. Um estudo, da Universidade de Harvard, revela que os participantes que bebiam até cinco xícaras grandes de café por dia apresentaram menos risco de morrer de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Os resultados foram semelhantes para os adeptos da bebida descafeinada, o que sugere que os benefícios vão além da cafeína. 

4-Café tem poder rejuvenescedor

O poder antioxidante do café já faz parte da indústria da beleza. Essas propriedades retardam o processo de envelhecimento das células do corpo. Todo esse interesse se dá pela presença de muitos componentes do grupo dos polifenóis e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida). Além de ajudar na saúde, os extratos do grão verde são os mais utilizados na produção de cremes anti-rugas.

Leia também:

Como fazer uma esfoliação caseira com café

5-Diminui o risco de câncer

Câncer é uma doenças que mais causa morte. Ele pode proteger de 2 tipos, o câncer no fígado e câncer colorretal. Estudos mostraram que pessoas que bebem café possuem 40% menos chance de risco de câncer no fígado. Por ser rico em antioxidantes, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

6- Ajuda a emagrecer

O pretinho básico pode ajudar também na perda de peso. O café acelera o metabolismo e a queima de gordura. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gordura ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que dilui as células de gordura e as libera para o sangue. O efeito termogênico também é bastante apontado quando se fala em emagrecimento e café.

7- Ajuda na digestão

O café é estimulante e, por isso, ao ser ingerido aumenta os movimentos gastrointestinais e colabora com a digestão. O consumo da bebida aumenta as contrações do intestino, que empurram os resíduos para fora do organismo. Além disso, a cafeína provoca um aumento na produção de ácidos biliares no corpo.

8- Protege contra Alzheimer

O Alzheimer é a doença mais comum neurodegenerativa, normalmente afeta pessoas acima de 65 anos de idade. Infelizmente, ainda não há cura para essa doença, mas existem variados cuidados para prevenir essa doença. Um estudo publicado pela revista científica Journal of Neuroinflammation mostra que a substância reforça a barreira sanguínea do cérebro, responsável por proteger o sistema nervoso central contra substâncias químicas presentes no sangue.

9- Combate a depressão

A depressão é um sério distúrbio mental que pode impactar profundamente na qualidade da vida e afeta muito mais as mulheres. Um estudo de Harvard em 2011 mostrou que mulheres que tomam 4 ou mais copos por dia, tiveram uma redução de 20% de risco de ficarem depressivas.

10- Aumenta a expectativa de vida

Conforme um do Instituto Nacional do Câncer (EUA). De acordo com pesquisadores, homens que bebem de três a quatro xícaras de café por dia têm um ganho de 10% na expectativa de vida; já para as mulheres esse número sobe para 13%. Isso ocorre devido ao fato do café ser uma das maiores fontes de antioxidantes.

Atenção com o excesso

Os benefícios do café são evidentes. Mas, se consumido em excesso, o cafezinho pode, sim, fazer mal à saúde. Quem ama café tem que ficar atento nas doses diárias para não comprometer a saúde. É consenso entre os especialistas e pesquisadores de que a quantidade máxima recomendada por dia de café equivalentes a três ou quatro xícaras médias de café coado. Consumindo nessa quantidade, você potencializa os efeitos positivos do café.

Especialistas alertam que quando uma pessoa ingere cafeína demais pode sofrer com alguns efeitos colaterais, como a insônia, estresse e alteração dos batimentos cardíacos.

Gostou de saber sobre os benefícios do café para a sua saúde? Comente e compartilhe nas suas redes sociais.

15495592051246 - 10 atividades físicas para entrar em forma

 

Produtos para comprar

Leia também:

Como fazer uma esfoliação caseira com café

Como emagrecer rápido e saudável com caminhadas regulares

Dieta do Mediterrâneo: O que é e como fazer

Os benefícios da prática de esportes para saúde

Pular Corda é a Forma Mais Barata e Rápida Emagrecer

Ovo:10 benefícios para a sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Gripe: Sintomas e tratamento

Câncer de próstata

Saiba sobre o câncer de mama

Imagem: Pixabay

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta