A síndrome da pessoa rígida, também denominada síndrome de Moersch-Woltmann, ou ainda síndrome do homem rígido, é uma doença autoimune que afeta a capacidade de relaxamento dos músculos, causando sintomas como rigidez, contrações musculares repentinas em todo o corpo e espasmos provocados pelo toque ou emoções fortes.
Essa condição é caracterizada por espasmos persistentes, abrangendo vários músculos diferentes, especialmente os dos membros inferiores e do tronco. Além disso, a principal causa é a produção de anticorpos anormais pelo corpo, que atacam o sistema nervoso.
Considerada uma doença rara do sistema nervoso, recentemente a cantora Céline Dion revelou que foi diagnosticada com a síndrome de stiff-person, ou síndrome da pessoa rígida (SPR).
O que é síndrome da pessoa rígida?
A síndrome da pessoa rígida (SPR) é uma condição rara que está associada à rigidez e espasmos musculares. Essa condição costuma surgir entre os 40 aos 60 anos de idade apresentando-se, inicialmente, como espasmos intermitentes que evoluem, tornando-se contínuos.
Acredita-se que este distúrbio resulte da presença de anticorpos circulantes contra a enzima descarboxilase do ácido glutâmico (DAG), uma enzima que limita a velocidade de síntese do neurotransmissor inibitório gama-amino-butírico (GABA).
A síndrome foi descrita pela primeira vez em 1956, por Moersch e Woltman, sendo definida como uma condição que se caracteriza por espasmos persistentes que abrangem vários músculos diferentes, em especial os dos membros inferiores e do tronco. Inicialmente a síndrome era conhecida como síndrome do homem rígido, entretanto, posteriormente, percebeu-se que essa não era a melhor definição, uma vez que mulheres também são afetadas. Assim, a síndrome passou a se chamar síndrome da pessoa rígida.
Sintomas
Os sintomas da síndrome da pessoa rígida são semelhantes em todos os tipos. Os principais são:
Diagnóstico
O diagnóstico da síndrome da pessoa rígida é realizado com base na análise de sintomas apresentados pelo paciente e também de exames complementares, assim como a dosagem de anticorpos específicos no sangue, e a resposta ao tratamento com medicamentos benzodiazepínicos.
Tratamento
O tratamento é individualizado, depende de cada paciente. Os medicamentos ajudam a controlar e melhorar os sintomas da síndrome da pessoa rígida, mas não tem cura.
Os medicamentos utilizados no tratamento atuam aumentando a ação do GABA e também são recomendados imunossupressores. São eles: diazepam, baclofeno, pregabalina ou levetiracetam, para aliviar sintomas como rigidez, espasmos musculares e dor.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.