Você já ouviu falar do ácido hialurônico? Esse ativo tem uma função na pele de fazer sustentação, preenchimento e hidratação.
Naturalmente, a nossa pele é rica em ácido hialurônico. Contudo, com o passar dos anos, é normal que ela perca uma quantidade significativa dessa substância, o que resulta no ressecamento, diminuição da elasticidade, falta de volume e formação de rugas.
Além disso, diariamente a pele é atacada por elementos externos e internos como poluição, mudança de clima e estresse, que causam a desidratação, além de uma aparência cansada. Assim, a melhor forma de recuperar esses danos – ou até de prevenir que os mesmos aconteçam – é repor o ácido hialurônico na pele.
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar que é produzida pelo nosso corpo. Essa molécula está presente em diferentes regiões do nosso corpo como, articulações, olhos (córnea, esclera e humor vítreo), porém surge em maior quantidade na nossa pele, onde preenche o espaço entre as células, mantendo nossa epiderme, bem hidratada e elástica.
Uma das principais características do ácido hialurônico é a hidratação, pois o ativo possui alta capacidade de reter água, cerca de mil vezes o seu peso, conseguindo assim um enorme potencial hidratante para a pele.
Nas mulheres, a queda da produção de ácido hialurônico pelo corpo é mais perceptível a partir dos 25 anos, enquanto para os homens a partir dos 30. Comer alimentos ricos em vitamina C e aminoácidos aumentará o conteúdo de ácido hialurônico e colágeno. Alimentos como laranja, pimenta vermelha, couve, brócolis e kiwi são ricos em vitamina C.
Há outras maneiras de repor ou estimular a produção desse composto em nosso organismo. Uma forma bastante eficaz é justamente o uso tópico, através dos cosméticos e dermocosméticos. Eles podem surgir em forma de cremes, séruns, loção, gel, associados ou não com outros ativos, como a vitamina C.
Como usar?
O ácido hialurônico é usado para o rosto topicamente, por meio de dermocosméticos, ou por preenchimento, processo estético feito com profissionais do ramo, como dermatologistas ou cirurgiões plásticos.
O creme com ácido hialurônico deve ser aplicado diretamente na pele, 3 a 4 vezes por semana, devendo-se passar uma pequena quantidade por todo o rosto, após fazer uma limpeza da pele.
Importante: Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.