Você já ouviu falar nas 7 leis herméticas? As 7 Leis Herméticas são leis que buscam explicar o funcionamento do Universo. Foram criadas por Hermes Trismesgisto – um grande sábio egípcio. Suas ideias foram disseminadas pelo mundo antigo, tendo influenciado filósofos gregos, como Platão e Sócrates, que formaram a base da filosofia atual.
As leis baseiam-se nos princípios incluídos no livro Caibalion que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na língua hebraica, significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima ou superior.
Essa obra é um presente para a humanidade, pois traz consigo leis milenares perceptíveis em nossa vida diária, em nosso cotidiano. Essas leis, quando compreendidas, tornam a nossa vida repleta de significado e cheia de sentido.
O que são as 7 leis herméticas?
As leis universais são os pilares da criação e regulam os movimentos e atividades tanto da vida humana quanto de todo o cosmos. Elas indicam o caminho a seguir, visando o nosso aperfeiçoamento e evolução.
1 – O Princípio do MENTALISMO
“O todo é Mente; o universo é mental.”
A primeira e mais importante lei hermética fala basicamente sobre o poder da mente. Sendo assim, tudo é mental, tudo é uma projeção que opera na mesma frequência da mente humana. E isso é o que chamamos de realidade. O universo em que vivemos e tudo o que cremos ser realidade é de natureza mental: a natureza, nossas ações, nossos corpos e todo o resto. Nós somos o que pensamos. Se pensamos coisas boas, coisas boas virão; se pensamos coisas ruins, elas ficarão mais próximas de nós em uma estrutura de forma-pensamento. O universo é um campo de energia mental em dimensões particulares.
2 – O Princípio da CORRESPONDÊNCIA
“O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora.”
Na Lei da Correspondência, absolutamente tudo no universo tem alguma correspondência cósmica. Isso significa que, para entender algo de fato, é preciso analisar sua correspondência. Nada tem um significado absoluto por si só. Sendo assim, para compreendermos tudo aquilo que nos cerca, temos que olhar para a sua correspondência e seu padrão em outros lugares.
Para entender melhor a Lei da Correspondência, é por meio da famosa afirmação “O que está em cima é como o que está embaixo”, pois é justamente assim que ela se materializa. A ideia é a de que o mundo funciona como um espelho, em que tudo que existe, possui um reflexo correspondente.
3 – O Princípio da VIBRAÇÃO
“Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.”
A terceira lei hermética é amplamente aceita pela ciência moderna e trata do movimento inerente ao universo. Tudo se move, pois tudo vibra. Tudo é composto de átomos em constante vibração. O movimento é o que leva a mudanças e as vibrações ocorrem em diferentes graus. Ou seja, tudo é vibração, tudo é energia, e, se nada é estático, tudo está em movimento.
Por meio das vibrações, podemos estar mais próximos do caos ou da harmonia, e isso pode ser controlado. Nas frequências mais altas estão aquilo que não é visto; nas frequências mais baixas estão as vibrações da matéria.
4 – O Princípio da POLARIDADE
“Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis.”
A Lei da Polaridade determina que tudo no universo tem dois polos, ou seja, que vivemos em um mundo polarizado. Tudo tem uma dualidade: o quente e o frio, o claro e o escuro, esquerda e direita, bem e mal… Quando associamos o princípio da polaridade com o da vibração, porém, compreendemos que as dualidades são duas faces da mesma moeda – em graus diferentes. O escuro não é nada além da luz ausente; a saúde é ausência de doença. A dualidade é, também, a unidade.
Os opostos são a representação da chave de poder do sistema hermético. Além disso, nesta lei vemos que tudo é dual. Opostos são somente extremos de uma mesma coisa.
5 – O Princípio do RITMO
“Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação.”
No princípio do ritmo, entendemos que vivemos em uma dinâmica de ciclos. Tudo o que vai, volta, e vivemos em uma vibração eterna de atração e repulsão, de inspiração e expiração. Dessa forma, todo movimento obedece a uma lei de retorno, segundo a qual se uma força é exercida em um sentido, em um momento seguinte essa mesma força, na exata dimensão, será exercida em sentido contrário.
Assim como podemos estar por cima, certamente voltaremos para baixo, e isso vale tanto para movimentos físicos como o dos astros, frequências mentais e padrões de relacionamento. Por meio da Neutralização, é possível conquistar maior estabilidade dos ritmos.
6 – O Princípio de CAUSA E EFEITO
“Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.”
Segundo esta lei, compreendemos que as coincidências nada mais são do que acontecimentos nos quais as causas ainda não foram esclarecidas. Toda ação tem uma reação e nada é por acaso. É possível relacionar essa lei ao ditado popular “você colhe aquilo que planta”, pois de fato, ela diz que o que é vivenciado por uma pessoa nada mais é do que o resultado de algo, pois tudo tem uma causa e um efeito.
Ao dominar os princípios desta lei, é possível ser o agente causador e não apenas sentir os efeitos, de modo que possamos propagar o bem. Quando tal mecanismo é dominado, nos tornamos mestres de nós mesmos.
7 – O Princípio de GÊNERO
“O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação.”
Na última lei hermética, entendemos que o gênero não está apenas naquilo que se reproduz fisicamente, mas também está em planos mentais, naturais e espirituais. Sendo assim, tudo que deriva da criação tem uma força masculina ou feminina, ou recebe a influência de ambos, em maior ou menor escala. Ambas as forças precisam atuar no sentido da evolução consciente. Assim, tudo tem seu princípio masculino e princípio feminino, inclusive o ser humano. Um homem precisa desenvolver seu poder feminino para o cuidado, e a mulher, seu poder masculino para a ação. É no equilíbrio que se encontra a perfeição.
Leia também:
Lei da atração: como usar para obter o que deseja
Lei da atração: afirmações para atrair prosperidade
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso canal do youtube:
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.