Curiosidades

7 leis herméticas: saiba o que significa

Você já ouviu falar nas 7 leis herméticas? As 7 Leis Herméticas são leis que buscam explicar o funcionamento do Universo. Foram criadas por Hermes Trismesgisto – um grande sábio egípcio. Suas ideias foram disseminadas pelo mundo antigo, tendo influenciado filósofos gregos, como Platão e Sócrates, que formaram a base da filosofia atual.

As leis baseiam-se nos princípios incluídos no livro Caibalion que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na língua hebraica, significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima ou superior.

Essa obra é um presente para a humanidade, pois traz consigo leis milenares perceptíveis em nossa vida diária, em nosso cotidiano. Essas leis, quando compreendidas, tornam a nossa vida repleta de significado e cheia de sentido.

O que são as 7 leis herméticas?

As leis universais são os pilares da criação e regulam os movimentos e atividades tanto da vida humana quanto de todo o cosmos. Elas indicam o caminho a seguir, visando o nosso aperfeiçoamento e evolução.

1 – O Princípio do MENTALISMO

 “O todo é Mente; o universo é mental.”

A primeira e mais importante lei hermética fala basicamente sobre o poder da mente. Sendo assim, tudo é mental, tudo é uma projeção que opera na mesma frequência da mente humana. E isso é o que chamamos de realidade. O universo em que vivemos e tudo o que cremos ser realidade é de natureza mental: a natureza, nossas ações, nossos corpos e todo o resto. Nós somos o que pensamos. Se pensamos coisas boas, coisas boas virão; se pensamos coisas ruins, elas ficarão mais próximas de nós em uma estrutura de forma-pensamento. O universo é um campo de energia mental em dimensões particulares.

2 – O Princípio da CORRESPONDÊNCIA

 “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora.”

Na Lei da Correspondência, absolutamente tudo no universo tem alguma correspondência cósmica. Isso significa que, para entender algo de fato, é preciso analisar sua correspondência. Nada tem um significado absoluto por si só. Sendo assim, para compreendermos tudo aquilo que nos cerca, temos que olhar para a sua correspondência e seu padrão em outros lugares.

Para entender melhor a Lei da Correspondência, é por meio da famosa afirmação “O que está em cima é como o que está embaixo”, pois é justamente assim que ela se materializa. A ideia é a de que o mundo funciona como um espelho, em que tudo que existe, possui um reflexo correspondente.

3 – O Princípio da VIBRAÇÃO

 “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.”

A terceira lei hermética é amplamente aceita pela ciência moderna e trata do movimento inerente ao universo. Tudo se move, pois tudo vibra. Tudo é composto de átomos em constante vibração. O movimento é o que leva a mudanças e as vibrações ocorrem em diferentes graus. Ou seja, tudo é vibração, tudo é energia, e, se nada é estático, tudo está em movimento. 

Por meio das vibrações, podemos estar mais próximos do caos ou da harmonia, e isso pode ser controlado. Nas frequências mais altas estão aquilo que não é visto; nas frequências mais baixas estão as vibrações da matéria.

4 – O Princípio da POLARIDADE

 “Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis.”

A Lei da Polaridade determina que tudo no universo tem dois polos, ou seja,  que vivemos em um mundo polarizado. Tudo tem uma dualidade: o quente e o frio, o claro e o escuro, esquerda e direita, bem e mal… Quando associamos o princípio da polaridade com o da vibração, porém, compreendemos que as dualidades são duas faces da mesma moeda – em graus diferentes. O escuro não é nada além da luz ausente; a saúde é ausência de doença. A dualidade é, também, a unidade. 

Os opostos são a representação da chave de poder do sistema hermético. Além disso, nesta lei vemos que tudo é dual. Opostos são somente extremos de uma mesma coisa.

5 – O Princípio do RITMO

“Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação.”

No princípio do ritmo, entendemos que vivemos em uma dinâmica de ciclos. Tudo o que vai, volta, e vivemos em uma vibração eterna de atração e repulsão, de inspiração e expiração. Dessa forma,  todo movimento obedece a uma lei de retorno, segundo a qual se uma força é exercida em um sentido, em um momento seguinte essa mesma força, na exata dimensão, será exercida em sentido contrário.

Assim como podemos estar por cima, certamente voltaremos para baixo, e isso vale tanto para movimentos físicos como o dos astros, frequências mentais e padrões de relacionamento. Por meio da Neutralização, é possível conquistar maior estabilidade dos ritmos.

6 – O Princípio de CAUSA E EFEITO

“Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.”

Segundo esta lei, compreendemos que as coincidências nada mais são do que acontecimentos nos quais as causas ainda não foram esclarecidas. Toda ação tem uma reação e nada é por acaso. É possível relacionar essa lei ao ditado popular “você colhe aquilo que planta”, pois de fato, ela diz que o que é vivenciado por uma pessoa nada mais é do que o resultado de algo, pois tudo tem uma causa e um efeito.

 Ao dominar os princípios desta lei, é possível ser o agente causador e não apenas sentir os efeitos, de modo que possamos propagar o bem. Quando tal mecanismo é dominado, nos tornamos mestres de nós mesmos.

7 – O Princípio de GÊNERO

“O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação.”

Na última lei hermética, entendemos que o gênero não está apenas naquilo que se reproduz fisicamente, mas também está em planos mentais, naturais e espirituais. Sendo assim, tudo que deriva da criação tem uma força masculina ou feminina, ou recebe a influência de ambos, em maior ou menor escala. Ambas as forças precisam atuar no sentido da evolução consciente. Assim, tudo tem seu princípio masculino e princípio feminino, inclusive o ser humano. Um homem precisa desenvolver seu poder feminino para o cuidado, e a mulher, seu poder masculino para a ação. É no equilíbrio que se encontra a perfeição.

Leia também:

Lei da atração: como usar para obter o que deseja

Lei da atração: afirmações para atrair prosperidade

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso  canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

Anatomia

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Recent Posts

Perfumes Árabes: Por Que São um Sucesso?

Os perfumes árabes têm conquistado o mundo com suas fragrâncias ricas, complexas e exóticas. Essas…

7 horas ago

Jejum Dry Fast: Benefícios, Riscos e Considerações

O jejum é uma prática antiga, presente em diversas culturas e religiões ao redor do…

1 dia ago

Autoestima: 7 Estratégias Simples e Eficazes

A autoestima é a base de uma vida equilibrada e satisfatória. Ela influencia nossas decisões,…

2 dias ago

Microbioma na Saúde Humana: Definições, Importância e Estratégias

O microbioma humano, conjunto de genomas dos microrganismos que habitam nosso corpo, desempenha um papel…

3 dias ago

Perfumes Femininos Árabes: Uma Jornada pelo Luxo e pela Tradição

Os perfumes femininos árabes são sinônimo de luxo, tradição e riqueza olfativa. Eles têm uma…

1 semana ago

Semente de Abóbora: Benefícios Nutricionais e para a Saúde

As sementes de abóbora são frequentemente vistas como um simples subproduto da abóbora, mas na…

1 semana ago

This website uses cookies.