Saúde

Foliculite: o que é, sintomas e tratamento

Você já ouviu falar em foliculite? Foliculite é o nome que se dá à inflamação aguda ou crônica dos folículos pilosos, cavidades na pele onde nascem os pelos. Eles estão espalhados por todo o corpo humano, menos na palma das mãos, plantas dos pés e nas áreas de transição entre a pele e as mucosas, como os lábios, por exemplo.

A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos de foliculite é superficial, pode coçar, e doer. Em geral, para quem costuma utilizar métodos de depilação, como giletes ou ceras, esse tipo de inflamação é muito comum.

O que é foliculite 

A foliculite é uma doença que se manifesta na pele devido a quadros infecciosos ou inflamatórios. Normalmente, a foliculite é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica (causado pela presença de bactérias, parasitas, fungos), mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.

Classificação e tipos de foliculite

A foliculite pode ser classificada como superficial (envolve apenas a parte superior do folículo piloso) ou profunda (envolve todo o folículo piloso), dependendo da gravidade da situação. Dentro destas duas classificações, existem vários tipos de foliculite que veremos a seguir.

Foliculite superficial

1- Foliculite estafilocócica

Tipo superficial e comum da doença, a foliculite estafilocócica é quando os folículos pilosos são infectados com bactérias Staphylococcus aureus (estafilococos). causando coceira e inflamação com pus em qualquer região do corpo que possua pelos.Ela costuma causar coceira, vermelhidão local e pus, podendo acometer qualquer região do corpo com pelos.

2- Foliculite por pseudomonas

É causada por bactérias pseudômonas que se proliferam em ambientes aquáticos onde os níveis de cloro e o pH não são bem regulados, como banheiras de hidromassagem. As erupções vermelhas coçam e também podem gerar bolhas com pus.

3- Pseudofoliculite da barba

A pseudofoliculite da barba é uma inflamação que só costuma afetar homens, pois os folículos pilosos infectados são os localizados na área da barba. Como os pelos são, geralmente, raspados, eles se curvam e voltam para o interior da pele. Essa inflamação pode acometer o rosto e o pescoço, mas também ocorre na região da virilha. 

4-  Foliculite ptirospórica

A foliculite pitirospórica é causada por um fungo que causa inflamações avermelhadas, que coçam, nas costas e no peito. Pode afetar também o pescoço, os ombros, braços e a face. Além disso, pode acometer também o dorso, tórax anterior, pescoço, ombros, braços e o rosto, principalmente. Em casos mais graves, a foliculite pode evoluir para furúnculos. 

Foliculite profunda

A foliculite profunda, apesar de mais rara, é uma espécie de complicação da foliculite superficial.

1-Sycosis barba

É um tipo de foliculite profunda em que ocorre inflamação em todo o folículo piloso após o barbear. 

2-Foliculite gram-negativo

É uma espécie de foliculite profunda que costuma se desenvolver quando a pessoa usa antibióticos por longo tempo para tratar acne.

3-Furúnculos e carbúnculos

É uma inflamação inchada e bem avermelhada. Quando as lesões são muito grandes, pode haver o surgimento de uma cicatriz futuramente. O carbúnculo é um aglomerado de furúnculos, que muitas vezes ocorre na parte de trás do pescoço, ombros, costas e coxas. São infecções mais profundas e graves do que um único furúnculo e que quase sempre deixam pequenas cicatrizes.

4-Foliculite eosinofílica

É uma doença que acomete principalmente pessoas com HIV. É caracterizada por manchas inflamadas, feridas com pus, principalmente no rosto e, às vezes, nos braços, que podem coçar.

Causas 

A principal causa é uma dificuldade da saída do pelo ou do crescimento atrapalhado do folículo. Contudo, existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento dessa doença. Em geral, pessoas que usam lâminas, vestem roupas apertadas ou já enfrentam outras irritações na pele têm mais facilidade para desenvolver a foliculite. 

O pelo vai crescendo, rompendo a epiderme, até sair da pele. Se existe qualquer tipo de obstrução da saída do fio, ele fica retido e causa inflamação. Nenhuma área pilosa do corpo está livre de desenvolver a foliculite. Ela pode surgir na barba, pernas, coxas, virilha e até no couro cabeludo.

Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite. Porém, há outros fatores que tornam as pessoas mais suscetíveis, como doenças que diminuem a imunidade, como diabetes, leucemia crônica e AIDS

Sintomas 

Os sintomas de maneira geral são bolinhas com pus na região central, região ao redor com vermelhidão, coceira e dor. Mas cada tipo de foliculite tem uma causa, aparência e sintoma específico.

Principais sintomas são:

  • Coceira;
  • dor;
  • ardência e irritação;
  • Bolhas cheias de pus;
  • edema (inchaço) e tumefação local

Tratamento 

O tratamento da foliculite vai depender das causas. Em alguns casos, o paciente pode ter que fazer o uso de medicamentos antibióticos e/ou antifúngicos, enquanto em outros, apenas a aplicação de compressas quentes e a higiene do local já são suficientes para aliviar a inflamação.

Pomadas e cremes também podem ajudar no tratamento. 

Prevenção

Incorporar alguns hábitos simples na rotina diária pode ajudar a evitar:

  • Ao frequentar piscinas, banheiras de hidromassagem e praias, secar bem a pele após a imersão na água e não compartilhar toalhas e roupas de banho;
  • Preservar a hidratação da pele;
  • Limpar a pele com soluções antissépticas de forma muito frequente, pode ressecar a pele e eliminar as bactérias protetoras, portanto, esse tipo de higiene deve ser feito com parcimônia.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Ofertas do dia Amazon  

 

 

 

Anatomia

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Recent Posts

Autoestima: 7 Estratégias Simples e Eficazes

A autoestima é a base de uma vida equilibrada e satisfatória. Ela influencia nossas decisões,…

13 horas ago

Microbioma na Saúde Humana: Definições, Importância e Estratégias

O microbioma humano, conjunto de genomas dos microrganismos que habitam nosso corpo, desempenha um papel…

2 dias ago

Perfumes Femininos Árabes: Uma Jornada pelo Luxo e pela Tradição

Os perfumes femininos árabes são sinônimo de luxo, tradição e riqueza olfativa. Eles têm uma…

6 dias ago

Semente de Abóbora: Benefícios Nutricionais e para a Saúde

As sementes de abóbora são frequentemente vistas como um simples subproduto da abóbora, mas na…

1 semana ago

Estresse: 10 Técnicas para reduzir

O estresse é uma resposta do corpo a qualquer demanda ou ameaça. Por isso, a…

1 semana ago

Abacate: Propriedades, Benefícios e Como Incluir na Dieta

O abacate é um alimento versátil e nutritivo que vem ganhando popularidade mundialmente, não apenas…

2 semanas ago

This website uses cookies.